Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/07/2012 - 12:07

Giacometti Rio assina a campanha institucional “360º” do BNDES


Um banco que não tem agência, cheque, nem caixa eletrônico, mas que há 60 anos está no dia a dia dos brasileiros – esse é o conceito da nova campanha institucional do BNDES, assinada pela equipe da Giacometti Comunicação / Rio de Janeiro. As principais peças da campanha “360º” são dois filmes de um minuto e trinta segundos que estreiam neste domingo, 22 de julho, no intervalo do Fantástico, na TV Globo. Filmados com uma câmera especial que congela as cenas e se detém nelas, os filmes convidam os espectadores a olhar ao seu redor e a perceber o quanto o BNDES está próximo deles.

São Paulo – O BNDES volta à mídia com uma nova campanha institucional assinada pela equipe da Giacometti Comunicação / Rio de Janeiro. Com direção de criação de João Santos – criação dos filmes de João Santos e Marco Ferreira; peças gráficas criadas por Rodrigo Rosman, Alexei Potemkin, Mariana Moreira e Daniel Parreira –, a campanha institucional conta com anúncios para jornais e revistas; peças especiais para a internet; e dois filmes, alinhados ao conceito 360 graus. Os filmes, principais peças da campanha, têm o objetivo de mostrar o quanto é tangível a presença do BNDES no cotidiano dos brasileiros. Embora seja um banco sem agências ou caixas eletrônicos, o BNDES está há 60 anos financiando projetos nacionais. Para a estreia, a Giacometti Rio reservou o intervalo do Fantástico, no domingo, 22 de julho.

Para gravar os filmes, a equipe da Volcano Hotmind contou com uma câmera especial que congela cenas. No primeiro comercial, “Pai e filha”, ambos aparecem andando em um calçadão de uma grande cidade. A câmera se aproxima e começa a girar em torno da dupla; por vezes, se detém em alguma cena que mostra uma iniciativa apoiada pelo BNDES – as luzes da cidade se acendem porque o banco financia a energia elétrica que movimenta o país, por exemplo. No filme “Pracinha”, a cena em destaque acontece em uma cidade do interior na qual uma família composta por pai, mãe e filho pequeno passeia feliz em uma praça. A câmera começa o giro de 360º e destaca, como no filme anterior, iniciativas financiadas pelos BNDES. Imagens em movimento se destacam sobre as congeladas e mostram que o Banco investe na infraestrutura de grandes eventos; contribui para o setor audiovisual brasileiro; investe na energia que ilumina e movimenta o país; e financia a exportação de produtos e serviços brasileiros.

Segundo João Santos, no cerne do conceito da campanha está a parceria e o envolvimento do cliente, que trouxe para as reuniões de briefing e planejamento o desafio de mostrar que o BNDES está muito presente na vida dos brasileiros – embora não tenha agências e caixas eletrônicos. “A principal sacada da criação foi transformar a essência da atuação do Banco, detectada e apresentada pelo cliente, em uma solução criativa; o valor da campanha está nessa criação a quatro mãos, com o envolvimento direto do cliente”, afirma Santos, acrescentando que os filmes expressam muito bem o conceito que permeia a campanha.

BNDES -O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), empresa pública federal, é o principal instrumento de financiamento de longo prazo para a realização de investimentos em todos os segmentos da economia, em uma política que inclui as dimensões social, regional e ambiental. O BNDES se destaca no apoio à indústria, infraestrutura e exportação de bens e serviços brasileiros.

O Banco também apoia micro, pequenas e médias empresas e tem linhas de investimentos sociais direcionadas para educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano. O apoio do BNDES se dá por meio de financiamentos a projetos de investimentos, aquisição de equipamentos e exportação de bens e serviços. Além disso, o Banco atua no fortalecimento da estrutura de capital das empresas privadas e destina financiamentos não reembolsáveis a projetos que contribuam para o desenvolvimento social, cultural e tecnológico.

Em seu Planejamento Corporativo 2009/2014, o BNDES elegeu a inovação, o desenvolvimento local e regional e o desenvolvimento socioambiental como os aspectos mais importantes do fomento econômico no contexto atual, e que devem ser promovidos e enfatizados em todos os empreendimentos apoiados pelo Banco. Assim, o BNDES reforça o compromisso histórico com o desenvolvimento de toda a sociedade brasileira, em alinhamento com os desafios mais urgentes da dinâmica social e econômica contemporânea.

Giacometti Comunicação / Rio de Janeiro |Diretor de criação: João Santos | Criação: João Santos, Marco Ferreira, Rodrigo Rosman, Alexei Potemkin | Mariana Moreira e Daniel Parreira | Planejamento: Flávio Martino | Atendimento: Kátia Viola e Renata Romero | Mídia: David Martins e Regina Chagas | RTVC: Simone Santopietro | Produtora: Volcano Hotmind.

Giacometti Comunicação - Com atuação nacional e internacional, a Giacometti Comunicação adota um modelo de negócios que tem como visão de trabalho um único pensamento estratégico, a partir de diretorias nacionais, e uma capilaridade baseada em unidades completas e independentes operando em diversos pontos do Brasil. É uma agência full service nos vários estados em que atua, capaz de oferecer ao mercado soluções customizadas em comunicação. Agilidade e autonomia levam o que existe de melhor aos clientes, seja em mídia, atendimento, produção ou criação. Com uma forma de agir muito própria, a Giacometti só trabalha com evidências. Busca constantemente informações profundas e confiáveis sobre o mercado e os consumidores. Essa opção de trabalho dá à agência a certeza de que chega a um pensamento estratégico de comunicação único, próprio ao DNA de cada marca. O diagnóstico oferecido é preciso, para que a comunicação realmente faça a diferença, dê resultados e contribua de forma efetiva para a valorização e a construção da imagem da marca. A Giacometti foi criada em São Paulo em 1996 e possui hoje unidades completas em Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC), Goiânia (GO) e Londrina (PR). [www.giacometti.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira