Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/07/2012 - 12:11

Mercado de apoio marítimo terá evento internacional inédito

A conferência internacional WorkBoat South America 2012 acontecerá no Rio de Janeiro, em paralelo à Navalshore e reunirá experts brasileiros e estrangeiros para discutir o cenário atual e os desafios para o desenvolvimento da atividade de apoio marítimo no Brasil.

O futuro da atividade de apoio no Brasil, que tem o quarto mercado do mundo em frota e o terceiro em produção, será debatida no próximo dia 03 de agosto no Rio de Janeiro (RJ) durante uma conferência internacional, a WorkBoat South America 2012. Evento inédito e gratuito será realizado, em paralelo à Navalshore 2012 -Feira e Conferência da Indústria Naval e Offshore, no Centro de Convenções SulAmérica. O objetivo é fomentar a discussão em torno das soluções práticas para o crescimento sustentável e ganho de competitividade da atividade. Especialistas brasileiros e estrangeiros participarão de uma série de palestras que abordarão o cenário atual e ações necessárias para o desenvolvimento da atividade de apoio no País.

Atualmente, a frota brasileira é de 397 embarcações e dados da ANTAQ (Agencia Nacional de Transportes Aquaviários) revelam que tem havido aumento da necessidade de embarcações de apoio nos últimos anos. Segundo fontes oficiais, a demanda do mercado marítimo no Brasil é de cerca de mil embarcações até 2020, considerando a intensificação da atividade de exploração de petróleo e gás, entre outras atividades relacionadas direta ou indiretamente com modal marítimo. Tamanha demanda exige investimentos proporcionais: R$ 55 bilhões serão injetados para os próximos cinco anos no setor marítimo brasileiro, segundo relatório do Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES).

Um dos destaques da WorkBoat South America 2012 será a palestra ministrada pelo gerente de Contas Marítimas da Wärtsilä do Brasil, Rodrigo Brito, que apresentará o Conceito de Perda Mínima para Navios ou The Low Lost Concept, com é conhecido internacionalmente - e que foi desenvolvido pela empresa -fazendo uma comparação com sistemas regulares utilizado nas embarcações brasileiras. "O conceito está ligado à parte elétrica das embarcações. Nas instalações de transformadores padrões, a energia gerada é em média tensão e precisa passar por algumas etapas antes de chegar ao driver final. Com o The Low Lost Concept a energia já é gerada em baixa tensão e segue direto para o driver final. O sistema garante mais agilidade no processo e um menor consumo de energia, pois a perda, entre um processo e outro, não existe, resultando em melhorias até para o meio ambiente", afirma Brito.

Já a Wilson Sons, empresa com mais de 175 anos de existência e com quase duas décadas de atuação no setor portuário e marítimo no Brasil, fará uma apresentação sobre os desafios do crescimento da indústria naval e offshore, aproveitando sua experiência no estaleiro Wilson, Sons, no Guarujá (SP), que no ano passado entregou seis embarcações, entre rebocadores e PSV?s (Platorm Support Vessel) e que está dedicado à construção de um ROVSV (Remotely Operated Vehicle Support Vessel). Para a construção desta embarcação e de outras unidades de grande porte, o estaleiro recebeu investimentos de R$ 95 milhões para aumentar sua capacitar estrutural. As obras contemplam a construção de um dique seco com 135 metros de comprimento por 26 de largura.

Programação - A primeira palestra da Conferência, que começa às 14 horas, sobre Mercado de Apoio Marítimo no Brasil e Seus Desafios, será ministrada pelo presidente da ABEAM - Associação das Empresas de Apoio Marítimo, Ronaldo Lima, que falará sobre o mercado de apoio no Brasil.

Na sequência, às 14h30, a Transpetro, uma das patrocinadoras da Navalshore, abordará questões relevantes para o momento atual da maior armadora da América Latina, com a palestra Academia Marítima da Transpetro, com o gerente Executivo de Transporte Marítimo, Eduardo da Cunha Bastos.

Às 15h, os desafios e perspectivas da formação de oficiais da Marinha do Brasil serão explicitados pelo Contra-Almirante (RM1) da Marinha Brasileira, Sergio A. C. Freitas. Já as 15h30, Fernando Cruz, gerente geral da Seabrokers Group, elencará as tendências do mercado de apoio offshore.

Fechando a programação acontece a palestra de Rodrigo Brito, da Wärtsilä, às 16h15 e, por último, o diretor da Wilson Sons Estaleiros, Adalberto Luiz Renaux Souza, com caso prático "Os desafios do crescimento".

As inscrições para o WorkBoat South America 2012 são gratuitas para visitantes do evento com um limite de 80 participantes. As inscrições devem ser feitas diretamente no site www.navalshore.com.br

Navalshore 2012 - Feira e Conferência da Indústria naval e Offshore -Este ano, a Navalshore terá 11 mil m² de área de exposição reunindo as últimas novidades em produtos e serviços para construção e reparo naval, equipamentos e suprimentos para estaleiros, além de soluções para o setor de petróleo e gás.

Ao todo serão 350 expositores nacionais e internacionais, sendo que 50 estão participando pela primeira vez, de 17 delegações estrangeiras oferecendo oportunidades de negócios e networking para profissionais vindos de mais de 40 países. A expectativa é que, ao longo dos três dias, mais de 15 mil pessoas passem pelos pavilhões. Na edição de 2011, de acordo com o levantamento realizado pela organização, 80% dos estaleiros do Brasil, oriundos de 10 estados diferentes, participaram da feira.

O evento, organizado pela UBM Brazil, conta com os Patrocínios Diamante da Transpetro e da Caixa Econômica Federal, e com o Patrocínio Ouro da Aveva. Também tem o apoio da Abeam (Associação Brasileira das Empresas de Apoio Marítimo), Sinaval (Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore), Abenav (Associação Brasileira das Empresas de Construção Naval e Offshore), Syndarma (Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima), e da ABS (Associação Brasileira de Soldagem).

.[ De 1 a 3 de agosto, das 13h às 20h,no Centro de Convenções SulAmérica - Rio de Janeiro] Eventos paralelos: Conferência Navalshore - Inscrições gratuitas: http://www.ubmnavalshore.com.br/conferencias|Conferência WorkBoat South America - Inscrições: http://www.ubmnavalshore.com.br/670|Série de Workshops Técnicos - Inscrições: http://www.ubmnavalshore.com.br/workshops-tecnicos.

UBM e UBM Brazil -No Brasil desde 1994, sendo a primeira multinacional a entrar no mercado brasileiro de feiras, a UBM Brazil é uma das 50 subsidiárias da UBM Internacional, empresa líder global em mídia de negócios. Com escritório na cidade de Barueri, em São Paulo, a UBM Brazil conta com a colaboração de mais de 60 funcionários e realiza atualmente mais de 15 feiras no Brasil, promovendo diversos segmentos da indústria, tais como Construção civil, Transporte de Carga, Logística e Comércio Internacional, Produção Agrícola, Design e Fabricação de Equipamentos Médicos, Sistemas Embarcados, Indústria Naval e Offshore, Ingredientes Farmacêuticos, Ingredientes Alimentícios, Produtos e ingredientes nutracêuticos e Responsabilidade Social.

Baseada em um modelo de negócios abrangente e global, a UBM busca a compreensão dos mercados onde atua e faz da diversidade geográfica e das diferenças culturais o segredo de seu sucesso. Nos mais de 30 países onde realiza seus eventos, a UBM constrói relacionamentos duradouros com especialistas e players do mercado e gera oportunidades que alavancam e fomentam o desenvolvimento da indústria local em âmbito global. Sediada em Londres, a UBM atualmente conta com 6,5 mil funcionários e está presente em mais de 60 mercados distintos, aproximando compradores e fornecedores em todo o mundo por meio de eventos especializados e de mídias impressas e eletrônicas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira