Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Paraty terá iluminação de época com cabeamento subterrâneo

O acervo histórico e urbanístico/ arquitetônico de Paraty, datado do século XVIII, terá sua importância turística e beleza realçadas ainda mais. Este foi o comentário do secretário de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer, a respeito da inauguração do primeiro trecho das obras de Implantação da Rede Elétrica Subterrânea e de Instalação de Iluminação Pública de Época no Centro Histórico de Paraty. O evento acontece no próximo sábado (09/12), às 19h:30, na Rua do Comérciono - Centro Histórico de Paraty. O projeto, uma parceria entre o governo do estado do Rio de Janeiro, Furnas Centrais Elétricas e Ampla, contribuirá para a candidatura da cidade fluminense ao título de Patrimônio da Humanidade, conferido pela UNESCO. Participam do evento, além do secretário Wagner Victer, o presidente da AMPLA, Marcelo Llevenes, e o prefeito de Paraty, José Carlos Porto Neto, entre outros convidados.

“O projeto envolve a retirada de toda a rede de distribuição área de energia elétrica, suprimindo os postes e substituindo tudo por um sistema subterrâneo, com iluminação pública de época similar a utilizada no período de fundação da cidade, feita por lampiões projetados especialmente. Isto valoriza não só o turismo, acaba com a poluição visual causada pela rede aérea e permitindo uma maior segurança contra incêndios a este patrimônio da humanidade”, explica Wagner Victer, acrescentando que o projeto integra-se ao esforço de resgatar o ambiente cultural do Centro Histórico de Paraty.

O projeto prevê a instalação de 110 mil metros de cabos e fios subterrâneos isolados, com sistemas variados de alimentação (média tensão e baixa tensão); 13 transformadores de distribuição, com carga instalada de 1072,5 kVA; nove transformadores particulares e uma carga instalada total de 750 kVA e 165 luminárias de época. “Existe também uma grande preocupação nossa na realização dessa obra, que constará de um trabalho quase artesanal na retirada e colocação das pedras do calçamento centenário, que serão numeradas e retornarão ao mesmo lugar e posição anteriores, além da instalação de equipamentos preparados para resistir a intempéries e inundações”, ressalta Wagner Victer.

A cidade de Paraty foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1948 e convertida em Monumento Histórico Nacional em 1966. A partir de 1980, com a construção da BR 101, ligando o Rio a São Paulo pela costa sul fluminense, o município como um todo transformou-se em pólo turístico conhecido no mundo inteiro, não pelo conjunto arquitetônico histórico, mas também por suas belezas naturais: serras cobertas pela Mata Atlântica, praias e ilhas paradisíacas.

Segundo Victer o projeto é um compromisso de campanha da governadora que ajudará no reforço do desenvolvimento auto-sustentável empreendido pelo turismo naquela região. O empreendimento conta com o apoio da prefeitura de Paraty, do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e do Conselho Estadual de Cultura. Nele estão sendo investidos cerca de R$ 10 milhões.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira