Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/10/2007 - 12:21

Guia Web 2.0 com investimento de R$ 500 mil é lançado em outubro

O site VCVAI.com integra guia de entretenimento noturno e gastronomia com ferramenta de envio de convites por e-mail e inicia operação com estabelecimentos de São Paulo e Campinas, já planeja expansão para outras cidades brasileiras.

Brasil – Foi lançado dia 4 de outubro, no mercado brasileiro o projeto VCVAI.com (www.vcvai.com), site que recebeu um investimento de R$ 500 mil em seu desenvolvimento. O VCVAI.com é um guia de estabelecimentos como bares, restaurantes e casas noturnas, além de ferramenta para envio de convites por e-mail. Inicialmente, o site será focado nas cidades de São Paulo e Campinas, mas já estuda expandir a operação para Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba.

A oportunidade para o desenvolvimento do VCVAI.com foi identificada a partir da ausência na Web de um guia flexível de entretenimento e gastronomia, que contemplasse a interação com usuários. Segundo o fundador do empreendimento, o empresário da Web brasileira Juliano Prado, “é contraditório construir um guia, que é essencialmente uma ferramenta de ajuda aos usuários, que fosse formatado de cima para baixo, sem a participação da comunidade. A receita do VCVAI.com é permitir que os geradores do conteúdo sejam aqueles que utilizarão a ferramenta”.

Prado, fundador do portal de cartões virtuais Emotioncard (www.emotioncard.com.br), aponta que a experiência com o site foi vital para o desenvolvimento do VCVAI.com. O Emotioncard é um dos sites de cartões virtuais mais utilizados pelos usuários brasileiros, sendo pioneiro no segmento e uma das primeiras experiências virais da Web no país. Ele permitiu o entendimento de Prado sobre o comportamento e as principais demandas dos usuários, bem como sobre a dinâmica das experiências virais, que fizeram parte do sucesso do site de cartões virtuais.

A experiência VCVAI.com - Como “Guia Web 2.0”, o site funciona da seguinte forma: mesclando um guia de estabelecimentos com o aplicativo Google-Maps, o usuário pode explorar a cidade através do da ferramenta de mapa, visualizando casas noturnas e restaurantes de diferentes bairros e categorias. Ao selecionar os estabelecimentos, o usuário vê informações do local e pode atribuir notas e comentários a eles.

Já a ferramenta de convites faz parte da área pessoal de cada usuário e é integrada ao guia Web 2.0. Pela ferramenta, é possível enviar convites para e-mails de seus contatos, além de verificar quantos contatos aceitaram seu convite. Em breve, espera-se permitir o envio de convites aos celulares por meio de SMS.

Em estágio beta desde maio, o site já possui um catálogo de mais de dois mil estabelecimentos (entre bares, restaurantes, boates, entre outros) de Campinas e São Paulo. A expectativa é reunir uma comunidade de 300 mil usuários dentro de um ano e expandir o número de estabelecimentos cadastrados, contando, inclusive, com as indicações dos usuários.

Incluindo Juliano Prado e o investidor “angel”, o VCVAI.com conta com dez funcionários divididos entre as equipes de desenvolvimento, administrativo e comercial. Seus fundadores esperam que, até o final de 2008, o site conquiste mil clientes mensalistas e fature R$ 1 milhão, entre mensalidades e patrocinadores.

Modelo de Negócio - O VCVAI.com recebeu um aporte de R$ 500 mil de um “angel” brasileiro, que prefere não se identificar. Ao contrário da fase inicial da Web, Juliano Prado acredita que não haverá uma nova “bolha”. “Estou na Web desde 1997 com o Emotioncard. Naquela época ninguém sabia o que poderia acontecer na internet, então as expectativas foram exageradas. Hoje, nós conhecemos melhor o comportamento do usuário e os modelos de negócios na Web. Pela própria maturidade dos usuários e dos empreendedores, os investimentos estão muito mais adequados e as chances de ganhos, maiores”, aponta Prado.

Prado estima que, dentro de um ano, o investimento já tenha sido recuperado. Para isso, o site conta com um modelo de negócio Business-to-Business (B2B), que prevê três planos diferentes de mensalidades para estabelecimentos que querem ter acesso a sua página, colocar elementos como fotos e vídeos em suas seções e ter acesso a ferramentas de divulgação e a comunidades criadas em torno de assuntos relacionados. O VCVAI.com também contempla ferramentas para coleta de dados sobre preferências e hábitos dos usuários, que ficam à disposição dos estabelecimentos que se tornarem clientes.

Além do modelo baseado em mensalidades, o Vcvai.com oferecerá resultados de buscas patrocinados, degraus de publicidade baseados em buscas por regiões geográficas e espaços para publicidade destinados a grandes eventos e marcas relacionadas a gastronomia e entretenimento noturno. “O VCVAI.com tem um padrão de publicidade discreto, funcional e de bom gosto. Não fazemos banners, pop-ups, nem somos invasivos. Oferecemos aos nossos patrocinadores espaços diferenciados e uma publicidade mais funcional, que traz benefícios aos usuários”, aponta Prado.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira