Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/07/2012 - 09:39

8° Sarau Chatô homenageia Rio de Janeiro como patrimônio cultural da humanidade


O encontro reúne a Orquestra Senhoritas, o due Célia Rabelo e Leonel Laterza, Reco do Bandolim e Choro livre, o mímico Miquéias Paz e escritores em noite de autógrafos.

Brasília – Na próxima quinta-feira [26/07], a partir das 19h, a oitava edição do Sarau Chatô, representando Brasília, cidade Patrimônio Cultural da Humanidade irá homenagear a cidade do Rio de Janeiro, a primeira cidade do mundo a receber o título da Unesco como Patrimônio Mundial como Paisagem Natural Urbana. Realizado pela Fundação Assis Chateaubriand, com patrocínio da Petrobras, o evento acontecerá no Espaço Chatô. Na programação, estão atrações que prestigiam a cultura do Rio de Janeiro com apresentações de música, dança e lançamentos de livros. Além disso, haverá degustação de comida típica.

Um dos destaques do 8º Sarau Chatô será a Orquestra Senhoritas, regida pela maestrina Dora Galesso, um grupo musical instrumental de câmera com violinos, violoncelo, clarineta, flauta transversal, oboé e piano. Estes instrumentos são tocados por mulheres e caracterizam o que se vê em uma orquestra sinfônica. Conta com arranjos exclusivos para a música popular brasileira e estrangeira, misturando os estilos popular e erudito. Durante essa apresentação contarão também com a percussionista Luciana de Oliveira.

Segundo Eliana Costa, clarinetista e sócia administradora do grupo, estão sendo produzidos arranjos especiais para essa apresentação. “Tocaremos músicas de compositores do Rio de Janeiro e de Brasília tais como, Valdir Azevedo, Ernesto Nazaréth, Renato Russo, Chico Buarque, Tom Jobim, Vinicius de Moraes e Oswaldo Montenegro.

Célia Rabelo e Leonel Laterza e trio, Rafael dos Anjos no violão, Hamilton Pinheiro no contrabaixo e Leander Motta na bateria, irão fazer um show com músicas muito conhecidas e que remetem à cidade maravilhosa. No vasto repertório o público poderá apreciar Aquele Abraço, Valsa de uma cidade, Deusa da minha rua entre outras. “Para nós é sempre um prazer poder tocar e homenagear uma cidade, sobretudo o Rio de Janeiro que tem tanta história para contar”. Afirma Célia.

O Reco do Bandolim e Choro Livre serão também parte da programação cultural do 8° Sarau Chatô. O presidente do Clube do Choro de Brasília, Henrique Lima Santos Filho, o Reco do Bandolim irá tocar juntamente com a banda “Rio de Janeiro”. “Fiz uma pesquisa e ao me deparar com essa música do Ari, que homenageia o Rio, fiquei impressionado com sua beleza e imediatamente a escolhi para tocar no evento”. Afirma Reco. Obviamente que o prato principal das bandas será um repertório de choro que é especialidade deles.

Miquéias Paz enriquecerá ainda mais as apresentações do evento. Mímico há 24 anos ele irá retratar a cena do cotidiano do brasileiro e promete muita diversão para os que tiverem presentes.

Literatura -Durante o evento haverá também o lançamento de dois livros. Márcio Cotrim diretor-executivo da Fundação Assis Chateaubriand, irá lançar a obra O pulo do gato 4. Esse é o quarto volume de uma coleção de verbetes publicado por ele em sua coluna Berço da palavra no jornal Correio Braziliense. “O livro explica a origem das palavras e é caracterizado por uma redação leve e uma pitada de humor, que ao mesmo tempo, ensina e diverte o leitor, afirma Cotrim.

Na oportunidade, haverá também à Avant-Première do escritor e heraldista José Luiz de Moura Pereira que estará apresentando o livro O Brasil Simbólico – Um Atlas da Heráldica Oficial Brasileiro, sobre a rica simbólica oficial ora em uso no Brasil e nos demais Estados que compõem a Federação Brasileira. Totalmente ilustrado pelo autor e contando com a efetiva colaboração de seus familiares, este livro, fruto de exaustivas pesquisas históricas e cuidadosa elaboração, é resultado de 21 anos de esforço pessoal gigantesco e sem precedentes.

A gastronomia do Rio de Janeiro também será lembrada com pratos típicos para degustação, caldo verde, de mandioquinha e de feijão, empada de frango com palmito, batata frita, bolinho de bacalhau e ovo de codorna ao molho rosé serão oferecidos ao público presente.

O projeto -Iniciado em dezembro de 2011, o projeto Sarau Chatô foi criado pela Fundação Assis Chateaubriand, com patrocínio da Petrobras, para homenagear a memória de uma das principais personalidades da história da imprensa e da TV brasileira: Assis Chateaubriand, o Chatô, que durante décadas destacou-se em múltiplas atividades, sempre apoiando a cultura.

Os eventos são multiculturais e ocorrem em Brasília (DF). Ao todo, serão 12 edições ao longo de um ano, reunindo no mesmo espaço as mais variadas manifestações artísticas: música, teatro, literatura, cinema, dança e artes plásticas. A cada edição do sarau, há destaque para as tradições culturais de um país e de uma unidade da Federação.

.[8º Sarau Chatô, dia 26 de julho (quinta-feira), às 19h, no Espaço Chatô – Fundação Assis Chateaubriand, SIG Qd.2 nº 340, Brasília/DF.Entrada: Gratuita.Classificação indicativa: Livre. Informações: (61) 3214-1350, www.facbrasil.org.br e [email protected]]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira