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25/07/2012 - 08:05

SENAI Moda confirma tendências do Alto Verão 2013

E apresenta a publicação Dossiê Digital ,Giro SENAI Moda também será realizado em Nova Friburgo, Itaperuna, Petrópolis, Campos e Barra Mansa

O Sistema Firjan, através do SENAI Moda e Design, apresentou no dia 24 de julho (terça-feira), o Giro SENAI Moda Design, com palestras que antecipam o que será moda no verão 2013. O encontro teve como objetivo colaborar com as empresas na identificação dos diversos perfis de consumidores de moda.

“A informação de moda se torna fundamental porque não teremos mais tempo de confirmar vitrines. Em 2013, vamos apresentar o verão junto com a semana de moda internacional, então o SENAI Moda está se preparando para essa mudança e terá que trabalhar antecipadamente com as tendências”, disse a coordenadora de Moda do Sistema FIRJAN, Valéria Delgado.

Para Victor Misquey, presidente do Sindiroupas, em 10 anos o trabalho do Sistema FIRJAN levou informação a todo estado e colaborou no desenvolvimento de produtos de alto valor agregado, com design diferenciado e competitivo. “O Rio de Janeiro rompeu a barreira no setor de exportação a 100 dólares por quilo de peças de vestuário, o resultado é um marco para a indústria”.

Na palestra realizada pela estilista de moda do SENAI, Milena Cariello, as cores confirmadas do Alto Verão foram verde, laranja como a grande cor da estação, arara, rosa, entre outras. Nos perfis destacam-se o contemporâneo, com estamparias em gráficos, mas em proporções menores. O novo listrado, que pode ser em diagonal e ondulado.

Outra confirmação de tendência é o plissado que pode aparecer listrado, nas estamparias, que dá um efeito muito sofisticado a peça. O tricô mais leve e com transparências, o couro liso usado na parte de baixo. No perfil esportivo o toque ácido, flúor, cores intensas predominam. Já a lingerie precisa ser diferente para aparecer nas ruas.

Na palestra sobre macrotendência de consumo e feminino, a especialista de moda do SENAI, Carol Fernandes destacou o objeto como celebridade, o culto ao objeto. “Os objetos são as novas celebridades. A pessoa que está usando não é mais importante e sim a peça ou objeto. Os acessórios hoje tem personalidade e muitas vezes é a peça principal do look”, comentou.

Ela apresentou, também, a renovação das marcas que hoje estão juntando sua imagem de antigamente com o futuro. Uma mistura de história com novas tecnologias. Para Carol, hoje a marca corre muito atrás do consumidor, quer saber seus desejos. “Há um maior investimento na comunicação da marca do que essencialmente em quantidade de produto dentro dos estandes”.

No encontro foi lançado a publicação Dossiê Digital “Perfil Moda Inverno 2013” com as macro tendências de comportamento, que orientam sobre o desenvolvimento de novos produtos e os pontos fortes detectados nas mais importantes feiras internacionais.

Foram debatidos ainda os temas masculino, jeans, calçados e acessórios, jeans e lingerie. O Giro SENAI Moda Design será apresentado também em Nova Friburgo, Itaperuna, Petrópolis, Campos e Barra Mansa. [www.firjan.org.br].

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