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25/07/2012 - 08:45

Selo Negro lança livro sobre a história do Centro de Cultura e Arte Negra - Cecan


Noite de autógrafos acontece no dia 26 de julho (quinta-feira), das 19h às 21h30, na Livraria Martins Fontes - Paulista.

A Selo Negro Edições e a Livraria Martins Fontes - Paulista (São Paulo) promovem no dia 26 de julho, quinta-feira, das 19h às 21h30, a noite de autógrafos do livro Cecan - Centro de Cultura e Arte Negra, nono volume da Coleção Retratos do Brasil Negro. A obra, de Joana Maria Ferreira da Silva, mestre em ciências sociais, analisa a trajetória da organização que atuou na capital paulista e foi uma das primeiras entidades negras a trabalhar a ideia da negritude, reforçando a importância da consciência étnica. A livraria fica na Av. Paulista, 509 (próxima à estação Brigadeiro do metrô).

Analisando as duas principais fases (1971-1974 e 1976-1981), a autora mostra a origem da entidade, a proposta de ação, a maneira pela qual o teatro foi utilizado como instrumento de conscientização e de denúncia, a criação do Jornegro - veículo importantíssimo para o movimento negro - e as atividades educacionais e culturais empreendidas por seus membros. Ela aponta, ainda, alguns motivos para o encerramento do Cecan, entre eles o fato de a entidade ter ficado restrita exclusivamente à comunidade negra. "Se de um lado ela foi de extrema importância, por possibilitar a libertação do negro do seu sentimento de inferioridade, conscientizando-o e permitindo-lhe romper com a ideologia racial dominante, de outro ela só conseguiu atrair o segmento de negros informados, da classe média, em detrimento dos negros mais pobres", afirma.

A análise da autora está centrada em sua proposta de ação, baseada no tema negritude e identidade - ideia fundamental da organização ao longo de sua história. O livro parte da hipótese de que o Cecan esteve vinculado, originalmente, ao Teatro Experimental do Negro (TEN), tendo sofrido transformações, no decorrer de sua existência, tanto em seus instrumentos de atuação quanto em sua proposta de ação. Com base em pesquisas feitas em documentos da própria organização e de depoimentos dos fundadores e de alguns participantes, Joana reflete sobre os limites e as possibilidades da proposta do Cecan, supondo que organizações como essa fazem avançar o movimento negro.

No primeiro capítulo, a autora destaca a primeira fase do Cecan, profundamente ligada à atividade teatral. Em seguida, enfatiza a fase na qual ampliou sua ação e incorporou atividades educacionais (cursos de inglês, madureza, alfabetização etc.) e eventos diversos. Além disso, participou da fundação do Jornegro, assumindo posteriormente a direção desse veículo e da Federação de Entidades Afro-brasileiras do Estado de São Paulo (Feabesp). Nesse momento, segundo Joana, o Cecan se volta inteiramente para a comunidade negra. O segundo capítulo aponta as divergências e cisões no interior da organização.

A suposta vinculação do Cecan ao Teatro Experimental do Negro (TEN) e posterior transformação é analisada no terceiro capítulo. BaseAda nessa dinâmica, a autora reflete sobre o significado do movimento para a comunidade negra e sobre as razões do seu encerramento. Na conclusão, ela aponta os limites das organizações com propostas restritas ao aspecto etnorracial. "A luta do negro pela cidadania plena passa necessariamente pelo resgate e pela definição de uma identidade étnica, e organizações como o Cecan podem cumprir plenamente este papel", diz.

Retratos do Brasil Negro -A Coleção Retratos do Brasil Negro tem como objetivo abordar a vida e a obra de figuras fundamentais da cultura, da política e da militância negra. Outros volumes: Abdias Nascimento, Cruz e Sousa, João Cândido, Lélia Gonzalez, Lima Barreto, Luiz Gama, Nei Lopes e Sueli Carneiro.

A autora -Joana Maria Ferreira da Silva nasceu em Santo André (SP). É bacharel em Serviço Social e mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Trabalhou como assistente social na prefeitura de São Paulo e como professora universitária na Faculdade Paulista de Serviço Social e na Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Mudou-se para Paris em 1996 e realizou estudos de doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) e na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Trabalhou como assistente social em diversas ONGs francesas e hoje é funcionária da prefeitura de Paris, atuando como assistente socioeducativa no Departamento de Ação Social, da Infância e da Saúde (Dases, em francês).

Centro de Cultura e Arte Negra – Cecan | Coleção Retratos do Brasil Negro | Editora: Selo Negro Edições | Preço: R$ 24,00; R$ 16,80|Páginas: 112 (12,5 x 17,5)|ISBN: 978-85-87478-49-8|Atendimento ao consumidor: 11-3865-9890 | Site: www.selonegro.com.br

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