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26/07/2012 - 11:38

Cabral diz a investidores que segurança se tornou ‘ativo’ do Rio de Janeiro


Governador agradece ao prefeito Paes por reajuste da gratificação a PMs em UPPs.

O governador Sérgio Cabral afirmou para cerca de 60 empresários britânicos e brasileiros que a política de Segurança Pública do Rio de Janeiro é um dos principais ativos do estado, inclusive no que diz respeito à atração de novos investimentos. A declaração foi feita no dia 25 de julho (quarta-feira), na Rio Conferences in London, evento organizado pela Rio Negócios durante o período dos Jogos Olímpicos na capital londrina.

– A Segurança Pública hoje é um ativo positivo e muito importante do Rio de Janeiro. Em 2007 e 2008, quando eu fazia a divulgação do estado para investidores estrangeiros, era muito complicado falar de segurança diante dafalta de credibilidade das políticas anteriores nessa área. Hoje, as pessoas demonstram entusiasmo por essa mudança que o Rio está vivendo. Em 2007, nós tomamos a decisão política de combater essa chaga da insegurança. E tivemos grandes resultados. Todos os índices criminais se reduziram drasticamente. Temos os melhores indicadores em 30 anos – disse Cabral, que na próxima sexta-feira assiste à abertura dos Jogos de Londres ao lado da presidenta Dilma Rousseff e do prefeito do Rio, Eduardo Paes.

O governador agradeceu ao prefeito Eduardo Paes pelo aumento na gratificação paga aos policiais militares que atuam em áreas com UPPs.

– Quero agradecer ao prefeito Eduardo Paes, que nesta manhã foi ao Complexo do Alemão e anunciou o aumento da gratificação dos policiais das UPPs, de R$ 500 para R$ 750, além do salário que nós pagamos. Com essa medida, ele dá mais uma demonstração vigorosa de apoio e solidariedade à nossa política de segurança e, em última análise, à população do Rio. Não se trata apenas das UPPs, nós temos política de metas semestrais que levam o policial a ter uma remuneração extraordinária; temos uma política de novos policiais entrando a cada 40 dias, número que antes entrava na corporação por ano. Mas, sem dúvida, a UPP é a grande referência da garantia do ir e vir, da tranquilidade dos moradores das comunidades e dos bairros vizinhos – disse Cabral.

Após a palestra, na qual destacou as principais oportunidades de investimento no Rio e ressaltou que até 2014 o estado receberá R$ 211,5 bilhões em investimentos em diversos setores – como infraestrutura, petróleo e gás e tecnologia –, o governador destacou que o lado mais importante dos Jogos de 2016 para o Rio de Janeiro será o “legado permanente” que ficará para a população.

– Para nós, não se trata apenas de uma edição dos Jogos Olímpicos. Nesse sentido, Londres é um exemplo porque aproveitou essa oportunidade para deixar aos londrinos um legado maravilhoso no East End (região da cidade que estava deteriorada antes das intervenções urbanísticas para os Jogos de 2012). No Rio, nós temos muitos “East Ends”. Nós temos muitos lugares que precisam ser transformados para deixar um grande legado para a cidade e a população, em termos de mobilidade, saneamento, habitação, meio ambiente, educação. Vamos aproveitar esse grande calendário – que tem ainda Copa das Confederações e Copa do Mundo de Futebol – para dar à nossa população esse legado importante e permanente – afirmou.

No primeiro dia da missão governamental, Cabral acompanhou ainda a presidenta DilmaRousseff no lançamento da nova campanha publicitária da Embratur para promoção turística do Brasil no exterior, em cerimônia para 300 convidados realizada no London Film Museum. Próxima cidade a receber os Jogos Olímpicos, o Rio de Janeiro aparece como um dos destaques da campanha, que é focada, principalmente, na cultura acolhedora dos brasileiros.

Em seu discurso, a presidenta disse ao governador ter certeza de que, assim como acontece com Londres agora, o Rio estará pronto para 2016:

- Quero dizer ao governador Sérgio Cabral que nós temos certeza de que, quando chegar a vez do Rio de Janeiro, nós faremos a nossa parte e o mundo todo vai se encontrar no Rio – declarou Dilma, fazendo uma referência à nova campanha da Embratur, cujo lema é “Todos se encontram no Brasil”.

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