Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/07/2012 - 12:27

Agricultor: mão de obra em sintonia com as máquinas

Desde o século XVIII, após a Revolução Industrial, ouvimos dizer que as máquinas estão substituindo o trabalho humano. Não podemos negar que a tecnologia se faz cada vez mais presente em muitos setores, porém a mão de obra humana ainda é valorizada e preciosa para muitas atividades. Um exemplo dessa valorização é o setor agrícola. Para se ter uma ideia, as exportações do agronegócio brasileiro cresceram 3,9% em relação ao primeiro semestre de 2011, e esse cenário positivo faz com que os produtores apostem cada vez mais na agricultura, visando a conquista do mercado externo.

No entanto, o cenário atual revela duas situações distintas neste mercado. Por um lado temos a escassez de mão de obra, provocada pelos profissionais que estão migrando para as cidades ou que estão optando pelas atividades industriais no próprio interior. Por outro, aqueles que permanecem no meio rural estão se profissionalizando e obtendo cada vez mais conhecimentos para garantir crescimento com qualidade. O maior acesso à informação hoje possibilita que trabalhadores rurais saibam mais e melhor sobre as tecnologias existentes nos processos produtivos. Dessa forma, estão mais preparados para lidar com a evolução das máquinas e ao mesmo tempo mais exigentes quanto aos diferenciais disponíveis no mercado.

Embora ainda seja possível equilibrar a falta de pessoas com o uso de maquinários, o agricultor continua sendo a figura mais importante para a atividade rural no país. O cultivo de safras como soja, cana de açúcar, milho e café é, em grande parte, competência do trabalhador do campo. E, mesmo com auxilio de equipamentos, ele costuma ficar exposto a atividades repetitivas principalmente em época de plantio e colheita.

Pensando nesse profissional, é que buscamos desenvolver constantemente produtos com tecnologias a favor do trabalho humano. Tarefas como a manutenção do gramado no sítio ou a construção de uma cerca na fazenda podem se tornar muito mais fáceis e produtivas com a utilização de roçadeiras e motosserras que possuem, por exemplo, tecnologias como a LowVib®, que diminui a vibração do equipamento proporcionando conforto ao operador, e a X-TORQ® que reduz em até 20% o consumo de combustível e em até 60% a emissão de poluentes. Mais que saldar, no Dia do Agricultor queremos lembrar sobre a importância do desenvolvimento de soluções inovadoras, que além de produtividade e economia, garantam, sobretudo, a qualidade de trabalho, segurança e bem-estar dessa categoria de profissionais tão representativa para a economia brasileira.

.Por: Eloi Fernandes, Vice Presidente da Husqvarna para América Latina.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira