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27/07/2012 - 08:28

“Temos excelentes técnicos, mas péssimos comunicadores”, afirma Mirieli Colombo


Na CIC, fonoaudióloga e especialista em voz explica que o papel do líder é se fazer entender, mas para isto precisa ter uma comunicação eficaz

Uma pesquisa feita pela Universidade de Harvard nos Estados Unidos identificou que 70 a 90% do trabalho de um líder americano envolve comunicação. Essa realidade não é diferente no Brasil, porém a maioria dos líderes das organizações nacionais não dá importância ao assunto. “Muitas vezes temos excelente técnicos, mas péssimos comunicadores”, declarou a fonoaudióloga, especialista em voz, professora universitária e diretora da ClearCom Treinamento e Desenvolvimento, Mirieli Colombo. Ela foi a palestrante convidada do Café com Informação de julho, promovido pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), por meio do Conselho da Empresária da entidade, que ocorreu na manhã do dia 26 de julho (quinta-feira).

Mirieli defendeu que a comunicação não é um dom que nasce com a pessoa, ela pode ser desenvolvida e aperfeiçoada. Segundo a fonoaudióloga, a ferramenta usada de forma eficaz é indispensável para a liderança no mundo corporativo, tendo em vista que o líder depende de seus liderados, mas para isso ele precisa se fazer entender. “Será que o problema está em quem aprende ou em quem ensina? Quando o liderado não entende o que eu digo, eu devo me perguntar: estou sendo efetivo nessa comunicação?”, questionou.

A fonoaudióloga salientou que é fundamental que o líder goste de pessoas e saiba que tipo de abordagem utilizar com cada indivíduo. Ela informou que as pessoas podem ser auditivas (compreendem pela audição), visuais (compreendem enxergando, são detalhistas e planejadoras) e sinestésicas (aprendem praticando). Conforme ela, apenas 10% da população é auditiva, portanto, não basta ao líder apenas falar.

Mais do que treinar a habilidade de comunicação, que envolve a fala, a expressão e o gestual, Mirieli disse que é preciso desenvolver questões comportamentais nas lideranças, que vão influenciar o relacionamento com as pessoas. Ela apresentou algumas dicas chaves para melhorar o desempenho de comunicação do líder: autoconhecimento; entendimento do ser humano; fortalecimento da autoestima; compreensão da diversidade; escuta empática (sintonizar com o outro); rapport (3 posições perceptivas – 1ª estar na sua posição, 2ª estar na posição do outro e 3º enxergar a situação como um terceiro espectador); e habilidade de congruência (a prática alinhada ao discurso).

A fonoaudióloga finalizou resumindo que as palavras têm poder e é indispensável cuidar do que se diz e como se diz. “Palavra dita, jamais retirada. Na comunicação não há fracassos, apenas resultados”, pontuou. [www.cic-caxias.com.br]

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