Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/07/2012 - 07:34

MSD firma acordo para pesquisar antirretroviral contra HIV resistente

Investimentos do laboratório no tratamento da Aids também incluem estudos sobre dois medicamentos novos.

São Paulo– A MSD anunciou três importantes iniciativas para o desenvolvimento de novas opções terapêuticas para a Aids. A empresa assinou acordos de licenciamento para desenvolver dois fármacos, sendo um eficaz contra mutações resistentes do HIV. Além disso, dará continuidade aos estudos de um antirretroviral de nova geração. O inibidor da transcriptase reversa EFdA, que tem demonstrado atividade antirretroviral contra mutações altamente resistentes do HIV em estudos pré-clínicos, será desenvolvido através de acordo com uma empresa japonesa. O novo agente foi descoberto em parceria com grupo liderado pelo cientista Hiroaki Mitsuya, referência mundial em pesquisas focadas no desenvolvimento de medicamentos para o tratamento da Aids. A MSD firmou ainda contrato c om laboratório americano para investigação do inibidor da transcriptase reversa CMX157, de administração oral.

Pioneira em soluções para a terapia contra o HIV, a MSD também está dando continuidade a estudos sobre um candidato a antirretroviral de nova geração, o inibidor não nucleosídeo da transcriptase reversa MK-1439, desenvolvido pela própria empresa. Um ensaio clínico de fase II irá avaliar a segurança, a tolerabilidade e a eficácia desse agente em comparação com o esquema de tratamento contendo efavirenz. Será avaliada a resposta de soropositivos, não submetidos a tratamento anterior, que receberão a medicação em regime de combinação com tenofovir/emtricitabina. A expectativa é que as investigações sejam iniciadas em setembro.

"Apesar dos avanços dos últimos 20 anos, ainda existem lacunas a serem preenchidas para o combate da infecção pelo HIV", disse o vice-presidente de pesquisa clínica em doenças infecciosas da MSD, Robin D. Isaacs. "A MSD continua empenhada em melhorar o padrão de tratamento contra a Aids."

Inovação e acesso: compromissos da MSD no combate à Aids -A MSD está empenhada na luta contra a Aids, há mais de duas décadas. Em 1988, pesquisadores do laboratório foram pioneiros ao demonstrar que a inibição da enzima protease impedia a replicação do HIV, vírus causador da doença. No ano seguinte, cientistas da MSD reproduziram, pela primeira vez, a estrutura dessa proteína. Especialistas ligados à companhia também foram os primeiros a demonstrar, in vitro e in vivo, a inibição da integrase, outra enzima atuante no processo de reprodução do vírus HIV.

Atualmente, a MSD busca ativamente soluções focadas em cinco alvos distintos e possui diversos medicamentos em desenvolvimento. Desde a disponibilização do primeiro antirretroviral para o tratamento da Aids, a MSD vem investindo na ampliação do acesso a seus medicamentos, inclusive viabilizando parcerias para garantir que os benefícios cheguem aos pacientes.

Classes de medicamentos antirretrovirais -Inibidores da transcriptase reversa – atuam na enzima transcriptase reversa, responsável pela transcrição do RNA do vírus em DNA, possibilitando sua inserção no material genético da célula do hospedeiro. Tornam a cadeia defeituosa, impedindo que o vírus se reproduza. São eles: abacavir, didanosina, estavudina, lamivudina, tenofovir, zidovudina e a combinação lamivudina/zidovudina.

Inibidores não nucleosídeos da transcriptase reversa – bloqueiam diretamente a ação da enzima e a multiplicação do vírus. São eles: efavirenz, nevirapina e etravirina.

Inibidores de protease – atuam na enzima protease, bloqueando sua ação e impedindo a produção de novas cópias de células infectadas com HIV. São eles: atazanavir, darunavir, fosamprenavir, indinavir, lopinavir/r, nelfinavir, ritonavir, saquinavir e tipranavir.

Inibidores de fusão – impedem a entrada do vírus na célula e, por isso, ele não pode se reproduzir. É a enfuvirtida.

Inibidores da integrase – bloqueiam a atividade da enzima integrase, responsável pela inserção do DNA do HIV ao DNA humano (código genético da célula). Assim, inibe a replicação do vírus e sua capacidade de infectar novas células. É o raltegravir. Fonte: Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.

Perfil - A MSD é líder mundial em cuidados com a saúde e trabalha para ajudar as pessoas de todo o mundo a ficar bem. Por meio de nossos medicamentos, vacinas, terapias biológicas, produtos de consumo e de saúde animal, trabalhamos em parceria com nossos clientes em mais de 140 países para oferecer soluções inovadoras na área da saúde. Também faz parte do nosso compromisso buscar alternativas para aumentar o acesso da população a nossos medicamentos e fazemos isso por meio de programas e parcerias em todo o mundo.

MSD no Brasil-Presente no Brasil desde 1952, a MSD conta com cerca de 2.300 funcionários no país, que respondem por todas as divisões globais da companhia: Saúde Humana, Saúde Animal, Produtos de Consumo e Pesquisa Clínica. Sua sede fica em São Paulo, e conta atualmente com seis unidades fabris, nas cidades de São Paulo, Barueri, Sousas, Cruzeiro, Cotia e Fortaleza. [ www.msdonline.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira