Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/07/2012 - 07:43

Natureza, tecido urbano e aeroporto inspiram o inverno 2013

A natureza, seres humanos e imagens das cidades serviram de inspirações para tirar o inverno de 2013 da incógnita e dar corpo a materiais que devem estar nos sapatos e acessórios que serão mostrados na Couromoda, feira que acontece no mês de janeiro em São Paulo, e serão usados por consumidores de Norte a Sul do Brasil e também do exterior. A confirmação do que vai inspirar a montagem das coleções foi feita no Fórum de Inspirações, realizado no dia 24 de julho (terça-feira), primeiro dia do Inspiramais, evento realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Calçados e Artefatos (Assintecal).

De acordo com o coordenador do Núcleo de Design da entidade, Walter Rodrigues, a pesquisa do inverno 2013 reflete três conceitos: Únicos e Incomuns, Os Urbanos e Os Migrantes. "Buscamos uma definição do inverno e concluímos que, independente da região, o inverno é traduzido em aconchego, que pode ser um abraço, um chá, uma casa quentinha. É isso que reproduz a imagem de inverno de Norte a Sul", afirmou o estilista, lembrando que o tema dessa edição é justamente o Aconchego.

De acordo com Walter, no conceito 3 a natureza serviu de modelo. A neblina, por exemplo, que causa impactos na luz e na paisagem, é proposta para as estamparias e outros materiais com aspectos acetinados.

Até o arrepio do frio pode ser textualizado nos materiais, assim como a pele de uma pessoa fustigada pelo tempo (rugas) e que, como Walter diz, "é como se fosse um maracujá de gaveta". Tanto o arrepio como as rugas induzem a aplicação mais acentuada de relevos em couros. Fungos também inspiram e propiciam possibilidades em veludos e laminados. "A natureza ingressa com tudo no processo da moda", sustentou ele. Até mesmo as teias levam às tramas e novas texturas.

O tecido urbano (formato das cidades, como ruas, as imagens do dia a dia, enfim o retrato das megalópoles), também se incorpora à moda, o que é visto no Conceito 2. "É na paisagem urbana que se descobre retângulos, quadrados, que podem ser usados nas estamparias", observou.

Neste conceito, a cartela de cores é mais densa, com a combinação clássica do vermelho-azul. É quase uma forma saudosista, um olhar para os anos 40.

No Conceito 1 há uma brincadeira com simetrias, uma mistura de cores, como verdes com vermelhos. "A ideia mais interessante foi o aeroporto, onde há uma grande confusão. Pessoas que vão para o Norte, para o Sul, para o exterior. Dentro das malas, uma mistura de tons e texturas, numa confusão que permite a diversão, a cor, fugindo do óbvio." Em resumo, o inverno 2013, além de muita mistura de cor, vai trabalhar muito amarelo, verde, bege, marrom, vinho, vermelho e azul.

Os conceitos: Conceito 3 - Um olhar para aqueles que são Únicos e Incomuns - Para aqueles que se protegem e usam roupas sem uma preocupação estética, simplesmente se envolvem em camadas, buscando vedar o frio na pele e o desconforto, criando combinações, misturas e soluções. Olhamos para os boias-frias, para alguém menos desprovido que vive ao relento, para um colono e para as pessoas que se vestem para si mesmas e circulam nas baladas das noites dos grandes centros.

Conceito 2: Nas cidades, onde vivem Os Urbanos, estamos sempre à procura de soluções que nos ajudem a caminhar na chuva, já que a água teima em entrar nos sapatos e na necessidade da busca de inovações para proteção, seja nos calçados, nas roupas e nos acessórios. Diante das dificuldades de viver em cidades grandes, moda e inovação se unem para facilitar a vida das pessoas.

Conceito 1: Aconchego, conchego, chegar, e por que não partir, ir e voltar. Um aeroporto. Onde mais levamos e trazemos memórias, experiências, lembranças de um lugar ao outro. Assim, como o vaivém de Os Migrantes, no aeroporto podemos brincar: uns com casacos, bermudas e chinelos; outros com incríveis misturas de tons, texturas, malas e roupas, todos numa confusão que liberta e possibilita que sejamos divertidos, coloridos e nunca óbvios. [www.inspiramais.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira