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09/10/2007 - 09:25

Barcos com preços entre R$ 25 mil e R$ 50 mil registram recorde de vendas no São Paulo Boat Show


A 10ª edição do evento já marca vários recordes nos primeiros dias de evento,que vão do público às embarcações e negócios gerados.

Nada de barcos de luxo e gigantescos. Nesta décima edição do São Paulo Boat Show, que vai até amanhã, dia 9, o salão náutico bateu o recorde de público e barcos expostos e as embarcações que custam em torno de R$ 25 mil a R$ 50 mil já superaram as vendas em cerca de 30% (logo nos três primeiros dias de evento) em relação a 2006. A expectativa do setor é ainda mais otimista para os dois últimos dias do maior salão náutico indoor da América Latina. O crescimento confirma a tendência de famílias brasileiras ao segmento náutico, que substituem a compra do segundo carro ou de uma casa de praia por uma embarcação e essa nova categoria de compradores se divide entre os que fazem pagamentos à vista e os que adotam o financiamento de até 60 vezes, oferecido pelo ABN AMRO Aymoré Financiamentos. As atrações variam de lanchas de 16 pés, que comportam cinco pessoas, a lanchas de 30 pés, com cabine e capacidade para 15 pessoas. Entre os expositores que mais venderam estão os estaleiros Fibrafort e Ventura. Na lista dos compradores, estão profissionais liberais, advogados, analistas de sistemas, médicos e até microempresários.

A expectativa dos expositores se baseia no surpreendente aumento de público do evento, que registrou já no primeiro dia, um número de visitantes 15% maior que o primeiro dia dos últimos cinco anos. O São Paulo Boat Show começou na última quinta, 4 de outubro, no Transamérica Expo Center. A estimativa de negócios gerados nos seis dias da feira é de R$ 150 milhões.

São Paulo Boat Show chega à 10ª edição com novidades do mundo náutico - Maior salão náutico indoor da América Latina, evento apresenta lançamentos internacionais e previsão de volume de negócios na casa dos R$ 150 milhões.

A capital paulista virou palco do São Paulo Boat Show 2007, o maior salão náutico indoor da América Latina, que chega à 10ª edição com lançamentos internacionais, tendências e as últimas novidades do mundo náutico. O evento acontece entre os dias 04 e 09 de outubro, no Transamérica Expo Center, e reune os principais estaleiros do país, grandes importadores e lojas especializadas em produtos para náutica, mergulho e pesca. Mais de 40 mil pessoas são aguardadas para o evento e a previsão é de que sejam gerados R$ 150 milhões em negócios durante os seis dias de feira – o salão apresenta opções de embarcações para os mais diferentes tipos de consumidores, com preços que variam de R$ 300 a R$ 2 milhões.

Serão expostos lanchas, iates, velas e outros tipos de embarcação, além de equipamentos, acessórios e itens que são verdadeiros sonhos de consumo dos aficcionados pelo mundo náutico. Confira as atrações e os lançamentos abaixo.

E tem mais. Quem quiser tirar a carteira de Arrais Amador, a habilitação para dirigir barcos, poderá fazer no auditório do São Paulo Boat Show 2007, que terá curso preparatório gratuito com vagas limitadas aos primeiros inscritos. Depois é só fazer a prova eletrônica, no estande da Marinha, na própria feira. A carteira fica pronta na hora.

Segundo a Associação Brasileira dos Construtores de Barco (Acobar), as exportações brasileiras em 2006 cresceram e um dos motivos é a qualidade do barco nacional que conquistou o consumidor estrangeiro, principalmente o europeu. O tamanho dos barcos vendidos também aumentou já que os compradores internacionais estão preferindo embarcações com mais de 30 pés. O valor das exportações no ano passado foi de US$ 16.151.000, valor que represente um crescimento de 44% em relação a 2005.

Dois fatores têm se mostrado bastante positivos: a abertura de novos mercados, já que o leque de países interessados nos produtos brasileiros está se abrindo; e a possibilidade de exportar no verão europeu, compensando a queda das vendas durante o inverno brasileiro. Atualmente 30 empresas brasileiras têm representatividade na exportação. Elas estão concentradas em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Ceará, exportando desde barcos esportivos de fibra de vidro, passando por botes infláveis e chegando aos barcos de aço e alumínio de até 100 pés de tamanho (30,5 m).

A tecnologia e os projetos são de diversas origens, inclusive do próprio Brasil. Entre os estaleiros que mais exportam destacam-se o Fibrafort (para a Itália, Franca, África, Canadá e América do Sul); o Real Power Boats (para Portugal, Angola e Noruega); o Schaefer Yachts (para a Suécia e Noruega); o Pro-Boat (para Estados Unidos e Itália); o Hobbie Cat (para os Estados Unidos); o Colunna (para os Estados Unidos, Japão e Austrália); o Flexboat e o INACE.

Para este ano de 2007, há previsão é de que o volume de exportações seja mantido e que a qualidade do produto brasileiro continue sendo reconhecida no exterior. O potencial náutico do Brasil é um dos maiores do mundo. O país tem costa longa e diversificada, imensas bacias hidrográficas que somam mais de 24 mil quilômetros de águas navegáveis e temperatura médica anual de 24 graus.

Atrações, lançamentos e novidades do São Paulo Boat Show 2007 - Intermarine 68S – É a maior lancha exposta no salão náutico. Fabricada pela Intermarine, líder do mercado brasileiro de lanchas de alta performance, possui quase 21m e 68 pés. Tem como grande diferencial o teto solar elétrico conversível e apresenta grande luminosidade natural nos ambientes. Com design sofisticado, acabamento refinado e dois motores de 1.550 HP, navega a 38 milhas por hora e atinge velocidade máxima de 46 mph. Acomoda de quatro a seis pessoas para pernoite e até 20 em passeios. O deck principal possui solário na proa e o deck inferior tem suíte para duas pessoas na proa, sala com home theater reversível em camarote, cozinha e ampla suíte de casal.

- Spirit 460 Platinum - um luxo de lancha da Ferretti que vem pela primeira vez a São Paulo. Com 15m, duas suítes e uma cabine, é uma versão cabinada de 46 pés, bem diferente das demais do gênero no mercado: tem sofá que gira 180 graus, divã no flybrigde, janelas enormes, plataforma de popa que sobe e desce até o mar, além do visual moderno e clean com decoração sofisticada, conforto e elegância. Desenvolvida e fabricada no Brasil pelo estaleiro Spirit, é um produto 100% nacional, com potência de dois motores de 575 HP, que também visa o mercado de exportação.

- G 1.600 Kevlar – Considerada a “Ferrari das águas”. Grande novidade do estaleiro paulista F1 Force One, é a primeira lancha nacional a beirar a barreira dos 100 mph, ou seja, atinge uma velocidade de 160 km/h. É a lancha mais veloz do Brasil já que é lancha mais rápida já produzida em território brasileiro. Possui 12 m e 40 pés.

- Phantom 500 HT – Estrela principal do estaleiro catarinense Schaefer Yachts é uma lancha elegante, famosa pelo seu gigantesco teto solar, que pode transformar todo o convés principal numa espécie de terraço.

- Flash 205 - Fabricado pelo estaleiro que leva o mesmo nome, tem como destaque uma cabine para até três pessoas dormirem a bordo, embora o comprimento da embarcação seja apenas de 6,20 m.

- Pershing 55 – Nova lancha offshore que fará sua estréia em terras paulistas e vai encher os olhos dos amantes de velocidade.

- Praia 30 – O estaleiro Maramar, de São Luis, no Maranhão, apresenta seu novo catamarã que tem como principal característica a simplicidade: pode ser transportados por terra, para qualquer lugar. Será montado no Boat Show.

- Netuno 38 – Lançamento do estaleiro paulista Barracuda Náutica no segmento dos catamarãs a vela. Possui 11 m de comprimento com quatro bons camarotes e dois banheiros.

- Waicat 270cc – Novo catamarã a motor do estaleiro Aquaterra que apresenta console central, espaço para nove pessoas a bordo e uma interessante mesa na proa, que se transforma em um solário.

- Pantanal 25 – Veleiro do novo estaleiro paulista Intaschi que terá, entre seus pontos fortes, um pé-direito de 1,60 m na cabine e espaço para até seis pessoas dormirem a bordo. Pesa 1000 kg e tem quilha retrátil. Pode ser guardado na garagem de casa e rebocado por um simples carro médio.

- Yamaha F350 - O maior e mais potente do mundo lançado pela Yamaha. De 350 cavalos, oito cilindros (V8), com 4 tempos, 60°, DOHC, 32 válvulas e injeção eletrônica multiponto seqüencial, o produto já esteve em salões náuticos internacionais como Miami mas estréia no Brasil este ano.

- Suzuki DF 300 - O mais potente motor de popa quatro tempos do mundo que chega ao Brasil com a linha completa de motores de popa Suzuki.

- SR 550 L – Inédita versão para motores de centro-rabeta da Flexboat .

- Delta Yachts 32 e 36 – o estaleiro gaúcho Delta Yachts exibirá os novos modelos de 32 e 36 pés, barcos que poderão, inclusive, ser alugados através da recém-criada Delta Yacht Charter, em Angra dos Reis (RJ).

- Tecnoflex – Com 8 m, é o novo membro da família Tecnoboats.

- Thop Cat Fishing 3.0 – A versão definitiva da lancha catamarã a motor, de 24 pés, chega à São Paulo com versatilidade: espaçosa – o cockpit é enorme e confortável - e boa de navegação, vai bem na pesaca, no mergulho ou nos passeios com a família. Os cascos esguios cortam as ondas com facilidade e amortecem muito bem os impactos.

- Light 1.8 – Lançamento da Nautika Barcos Infláveis, é o menor barco inflável do mercado, o mais leve porém o mais resistente.

- Brazilian Boat - Projeto náutico de características existentes no mercado internacional de lanchas e barcos, apresenta retrovisores elétricos, desembaçador e bancos giratórios. Na parte da popa, possui um aerofólio com deck com compartimento. No cockpit, uma mesa reversível em solário. O projeto do casco da lancha vem com um cone de indução que corta suavemente as marolas sem transmitir o choque para os passageiros.

- Bateria Optima® Blue Top® - Nova linha das baterias Optima® que chega ao Brasil com a promessa de manter as embarcações brasileiras por mais tempo na água. Resiste 15 vezes mais as vibrações, suporta melhor as condições de umidades e pode ser rotacionada a 180 graus, que não vaza, diferentemente das baterias convencionais com limite máximo de 45 graus. Com a exclusiva tecnologia Spiralcell, tem capacidade de recarga três vezes mais rápida e vida útil duas vezes maior do que as baterias convencionais.

Setor de barcos de esporte e recreio no Brasil, segundo a Acobar.: 1- Produção de barcos de esporte e recreio em fibra de vidro: Número de estaleiros em atividade no país*: cerca de 151

Produção: - Em 2005: 3.3 mil | - Em 2006: 3.5 mil.

A expectativa de crescimento da produção em 2007 é de 10%.: Produção por região - Sudeste: 71% | - Sul: 17% | - Nordeste: 12%.

Produção por tamanho: - cerca de 70% das embarcações produzidas no país têm até 23 pés de tamanho.

2- Mercado de novos e usados: - 2005: US$ 385 milhões | - 2006: US$ 423.5 milhões.

3- Exportações.: Em 2005:- Número de barcos exportados: 770 unidades | - Valor das exportações: US$ 11.216.588 milhões.

Em 2006 (*):- Número de barcos exportados: 430 | - Valor das exportações: US$ 16.151 milhões (*) Em relação a 2005, foram exportados menos barcos, porém de maior tamanho.

Expectativa para 2007: - Manter o volume de exportações e tornar a qualidade do produto brasileiro reconhecida no exterior.

4- Frota nacional de esporte e recreio: Total da frota nacional*: 53 mil (barcos de esporte e recreio, acima de 14 pés, em fibra de vidro).

Segundo a Capitania dos Portos a frota nacional é de 168 mil barcos. Nesse caso, diferentes tipos e tamanhos de embarcações foram considerados.

Tipos de Barcos: - a Motor: 84% | - a Vela: 16%

Localização / distribuição: - 90% destas embarcações estão no litoral e 10% no interior.

- Estima-se que cerca de 60% das embarcações do país estão na Região Sudeste, onde as maiores concentrações de barcos são registradas no litoral norte paulista (Santos, São Sebastião, Ilhabela); e em Angra dos Reis/Paraty, no sul do estado do Rio de Janeiro.

5- Geração de empregos: Na fabricação: - Cada barco construído gera 5 empregos diretos e cerca de dois indiretos (2,4). - Cada mil unidades construídas geram 7.4 mil empregos diretos e indiretos.

- Em 2006, quando a produção foi de 3.5 mil barcos, a indústria náutica nacional gerou cerca de 17.5 mil empregos diretos e 8.4 mil indiretos, num total de 25.9 mil empregos.

Na utilização: - A frota brasileira hoje é responsável pela geração de 117 mil empregos em marinas, clubes náuticos, cursos, lojas, oficinas, etc.

6- Outros números do setor : - Lojas náuticas: 1.518 | - Casas de veraneio: 1 milhão e 400 mil (praias, rios, lagoas, etc.) \ - Marinas, iates clubes e garagens náuticas: 654 | - Operadoras de mergulho: 1.247 | - Pousadas/hotéis litorâneos e à beira de rios, represas, etc: 856 | - Oficinas, acessórios e implementos: 1.242.

7- Impostos: - ICMS: 25% | - IPI: 10%

São Paulo Boat Show 2007, 04 a 09 de outubro - 5ª e 6ª feira / 2ª e 3ª feira das 14h às 22h, sábado e domingo das 12h às 22h, Transamérica Expo Center, Avenida Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro/SP. Estacionamento: R$ 18 ( capacidade para 2,5 mil veículos).Ar condicionado e acesso para deficientes físicos. Ingressos: adultos pagam R$ 20,00, idosos acima de 60 anos pagam R$10,00 (meia entrada), pessoas portadores de necessidades especiais pagam R$ 1,00 e para crianças até um metro a entrada é grátis. Informações do evento: (11) 2186-1001 e www.boatshow.com.br

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