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31/07/2012 - 10:20

AMPRO apresenta cases vencedores de Cannes

A AMPRO reuniu representantes de agências de Marketing Promocional em São Paulo para apresentar as ideias criativas que levaram Leões no Cannes Lions 2012, especialmente na categoria Promo & Activation. O encontro, que aconteceu no último dia 25 de julho (quarta-feira), do WTC, contou com a participação do VP de Relações Institucionais da Entidade, Alexis Pagliarini, da Diretora-Executiva, Monica Schiaschio, da Analista de Comunicação, Débora Martinez e de cerca de 20 inscritos.

A apresentação foi comandada por Pagliarini, que foi um dos representantes da AMPRO no Cannes Lions 2012. A 59ª edição da premiação consagrou agências de vários países em 15 categorias. Em uma semana, foram 53 seminários, 17 workshops e 30 fóruns.

“É muita atividade para somente uma semana de Cannes Lions. Ainda assim, acompanhar este que é um dos maiores festivais de criatividade do mundo nos faz sempre voltar com ainda mais bagagem para o Brasil. E o objetivo desse encontro foi mostrar para as agências brasileiras que temos muita capacidade de representar o setor Promocional no Festival do ano que vem.”, afirmou Alexis Pagliarini.

Um dos pontos destacados foi o fato de o Brasil ter ficado em segundo lugar em prêmios para a categoria Promo, embora todos os Leões tenham sido entregues a agências de Publicidade. “As empresas do nosso setor precisam se mobilizar para 2013. Sabemos que grande parte dos trabalhos vencedores, embora tenham ido para a Publicidade, foram criados por agências Promo. Então, é perfeitamente possível que as agências criadoras das campanhas inscrevam seus cases na categoria Promo de Cannes, mesmo que tenham sido criados sob demanda de uma agência de Publicidade. Em muitos casos, um mesmo trabalho conta com ação e filme e pode ser inscrito em categorias diferentes – uma via agência de Promo, outra via agência de Publicidade.”, ponderou o VP da AMPRO. Para 2013, a Entidade já anunciou que vai subsidiar as inscrições de agências associadas para fomentar a participação das especializadas no festival.

Entre os cases vencedores comentados no encontro, estiveram o da peça “Coke Hands”, para a Coca-Cola; a campanha “Carro Invisível”, para enfatizar a tecnologia F-CELL com emissão zero, desenvolvida pela Mercedes; “Back to the Start”, da mexicana Chipotle, que trouxe a importância do respeito aos animais na fabricação de alimentos cárneos; o novo incentivo da Nike para a prática de atividades físicas, a “Nike + Fuelband”; a “Repellent Radio”, campanha brasileira para a Revista Go Outside, com rádio que emite ondas de 15 kHz e repele mosquitos durante a programação; a campanha da Axe “Even Angels Will Fall”, e a ativação que motivou usuários de uma estação de trem em Londres; e o polêmico “Unhate”, da Benetton. A campanha “Sua dose diária de Drama”, da TNT, não levou prêmio, mas foi citada também pela criatividade.

Para o Brasil, foram dois ouros, duas pratas e quatro bronzes. Entre as campanhas comentadas, estavam a criação para a Hellman’s, com receita no cupom fiscal da compra, de acordo com os itens do carrinho; a ideia criativa “Sprite Shower”, para refrescar os banhistas em praia do Rio de Janeiro; a experiência do “Camp Nectar”, que transformou as frutas em formato de caixa de suco; e uma ação para despertar os curiosos sobre a reforma da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

“Toda história contada precisa condizer com a realidade, ter conteúdo, contexto, engajamento social, relevância, unir o virtual com o real, além de ser uma core Idea. Dessa forma, poderemos conquistar ainda mais Leões para o segmento Promocional em 2013.”, finalizou Alexis Pagliarini.

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