Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/07/2012 - 10:33

A dupla Borghi e Erh

O diretor de arte Erh Ray, 46, e o redator José Henrique Borghi, 46, se conhecem desde 1994. Em dupla na DM9DDB, passaram a criar algumas das mais bem-sucedidas e premiadas campanhas de publicidade brasileira e mundial, como "Mamíferos", para Parmalat e "Carlinhos", contra os preconceitos que sofrem os portadores de Síndrome de Down, além de trabalhos para Honda carros e motos, Michelin, Itaú, Electrolux, Valisére, Antarctica, Volvo, Microsoft, Philips, entre outros.

A dupla se desfez quando Erh Ray foi trabalhar na DDB de Nova York, sendo um dos primeiros profissionais a serem convidados para trabalhar em agências fora do país. Borghi foi para a Newcomm Bates e, em seguida, para a Leo Burnett, onde assumiu a presidência criativa da agência. Erh voltaria para o Brasil para assumir a vice-presidência de Criação da DM9DDB pela qual respondeu até o primeiro trimestre de 2002.

Mesmo separados, cada profissional teve grande sucesso nas agências que comandaram. De um lado, Erh com campanhas como as do Super 15 da Telefônica, o “i” digital do Itaú, Lucky Strike, o lançamento do IG e o reposicionamento da cerveja Bohemia. Do outro, Borghi com BankBoston, Frescarini e Fiat, com a campanha 'Rever Conceitos', que contribuiu para que a marca alcançasse o primeiro lugar em vendas no Brasil pela primeira vez em sua história.

Em relação aos festivais criativos, tanto Borghi como Erh conquistaram todos os grandes prêmios do Brasil e do mundo: mais de 15 leões em Cannes, Clio, Festivais de Londres e N.York, Profissionais do Ano, prêmio Abril, Caboré, entre outros.

Mas, todas essas conquistas estavam distantes do objetivo profissional de ambos. Então, no segundo semestre de 2002, durante o Festival de Cannes daquele ano, a dupla se reencontrou e decidiu que aquele era o momento ideal para realizar mais um sonho: abrir a própria agência. Então, em dezembro de 2002, nasce a BorghiErh Inteligência Criativa, uma agência 100% brasileira, multidisciplinar, que já estreou com oito contas, cinco campanhas em veiculação e R$ 28 milhões de faturamento em seu primeiro ano.

Durante seus primeiros cinco anos de vida, a BorghiErh tornou-se uma hot spot criativa independente de grande sucesso, com mais de 40 funcionários em sua sede na Avenida Brigadeiro Faria Lima, acumulando importantes clientes em seu portfólio, ABLV (Associação Brasileira de Leites Longa Vida), BAYARD (artigos esportivos), Canais Fox (Fox, FX, National Geographic, Fox Life e Speed), Grendene (calçados), DA Barra (alimentos), Delta Air Lines, Drogasil (Fone Farmácia), Shopping Iguatemi E Iguatemi Empresas, Iveco (caminhões), Isto É Dinheiro E Isto É Gente (revista), Stella Artois (AMBEV), STAN (incorporadora), Universidade São Judas Tadeu (educação), Vida Alimentos, Vogue (revista) e ZAP (internet).

Seu sucesso foi tal, que, em 7 de Dezembro de 2006, a Lowe Worldwide e a Borghierh anunciaram a fusão das duas agências no Brasil, com José Henrique Borghi e Erh Ray como gestores e co-presidentes à frente das operações da nova BorghiErh/Lowe, que passa a ser um dos nove centros de negócios e criatividade regionais da Lowe no mundo.

Apenas seis meses após a fusão, a agência já tinha conquista sete novas contas, entre elas Etna e Vivara do Grupo Telerina e Doriana da Perdigão. E em 2008, a agência cria seu braço de ativação, a OPEN & Partners, de olho nas constantes demandas de BTL de seus clientes.

Depois das primeiras conquistas, novas contas passaram a fazer parte do portfólio da agência, como UOL, Knorr, Kibon, BIC e Caixa Econômica Federal, e em 2009 a agência conquistou uma marca inédita crescendo do 18º para o 3º lugar no ranking do IBOPE/Monitor. Nesse mesmo ano, a BorghiErh/Lowe foi indicada a Agência do Ano no Prêmio Caboré e José Henrique Borghi e Erh Ray conquistaram o GP de Publicitários do Ano no Prêmio Colunistas.

Nesses 5 anos de BorghiErh/Lowe, a agência cresceu de 105 funcionários para mais de 200, abriu um novo escritório em Brasília para atender Caixa, Ministério da Saúde e Apex, ampliou seu portfólio de clientes com conquistas importantes em vários segmentos do mercado, tornou-se uma das operações mais rentáveis da Lowe Worldwide no mundo e uma das 5 maiores agências do mercado brasileiro.

Atualmente o portfolio de clientes da agência conta com as marcas APEX, ASICS, Anador, Antistax e Pharmaton da Boehringer Ingelheim; Axe, Clear, Close-Up, Fruttare, Kibon, Knorr, Magnum, Lifebuoy, Pureit, Rexona, Skip, Tresemmé e VIVERE da Unilever; BIC, Caixa Econômica Federal, Carefree, KY E OB da Johnson & Johnson; DROGASIL, FEI, Iguatemi São Paulo, Market Place, Iguatemi Alphaville, Iguatemi Campinas e Iguatemi Brasília; Ministério da Saúde, Stella Artois e UOL.

Perfil de José Henrique Borghi - Com mais de 20 anos de experiência em Propaganda, Borghi trabalhou como redator na Ogilvy, Talent, FCB, DM9/DDB e Leo Burnett, nesta última foi diretor de criação e presidente. Foi o responsável pela criação de campanhas de destaque para Itaú, “Mamíferos” da Parmalat, “É o amor” para Sazón, “Carlinhos” para a Associação de Síndrome de Down e a campanha “Rever Conceitos” da Fiat, considerada uma das mais bem sucedidas campanhas de reposicionamento da marca no mercado brasileiro. Em todos esses anos atendeu clientes dos mais diferentes segmentos, destacando-se empresas como Inpar. Etna, Vivara, Iguatemi, FIAT, Mitsubishi, CAIXA, Unilever, Johnson & Johnson, Procter & Gamble, Iveco, Itaú, Antarctica, Honda motos e autos, Asia Motors, Grupo Folha, Volvo, Alpargatas, American Express, Parmalat, Kellogs, DirecTV, Electrolux, Shopping Iguatemi, DaBarra e LG, entre outros.

Durante toda sua carreira conquistou diversos prêmios: redator mais premiado pela revista Archive (1999), 13 Leões em Cannes, 10 prêmios no The One Show, 11 no New York Festival, 7 Estatuetas no London Festival, 10 Clios Awards e 15 Prêmios Abril de Publicidade. Em 2009 foi eleito “Profissional de Agência/Criação” no Prêmio de Contribuição Profissional da APP e foi eleito também “Publicitário do Ano” na 26ª Edição do Prêmio Colunistas São Paulo.

Perfil de Erh Ray - Com mais de 20 anos de experiência em Propaganda, Erh trabalhou na Standard Ogilvy & Mather, Vangard, Centro de Propaganda, Bureau, Paim Lautert & Macedo e Upper, todas agências gaúchas. Em São Paulo, trabalhou na DM9/DDB, onde criou campanhas de sucesso como a dos “Mamíferos” para a Parmalat, “Vento” para Honda, “Carlinhos” para a Associação de Síndrome de Down, "Super 15" para Telefônica e de reposicionamento da cerveja Bohemia. Ele é o responsável pelo criação do guideline do IG e "i" digital do Itaú.

O trabalho desenvolvido na DM9DDB chamou a atenção da matriz do grupo DDB, que o convidou para ingressar na DDB de Nova York onde criou campanhas para os automóveis Bentley, McDonald´s, Compaq e Philips. De volta ao Brasil, Erh assumiu a Vice-Presidência da DM9DDB. Em todos esses anos conquistou importantes prêmios nacionais e internacionais, incluindo 16 Leões em Cannes e premiações no Clio, FIAP e Festival de Nova York. Além disso, ganhou por três vezes consecutivas o Prêmio Abril de Publicidade e teve 42 dos seus trabalhos publicados na revista Archive. Em 2009, foi eleito “Publicitário do Ano” no Colunistas São Paulo e em 2011 foi convidado pela segunda vez para representar o Brasil na categoria Films do Festival de Cannes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira