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31/07/2012 - 10:33

Simple inaugura Simple Think Tank com palestra sobre a nova classe média

Evento trimestral pretende discutir questões de interesse do mercado publicitário.

O pesquisador André Torretta diverte-se com o espanto que toma conta das pessoas ao descobrirem que a bebida mais consumida no Recife é o uísque. "Mas não é quente demais lá para se beber uísque?", indagam alguns. "É, mas não para quem nasceu lá." Assim, desmontando falsas certezas, que Torretta, ao longo de pouco mais de uma hora, explicou a uma atenta plateia no Centro Brasileiro Britânico na manhã de quinta-feira (26/7), as mudanças sócio-econômicas que fomentaram no Brasil o surgimento da "nova classe média" ou "classe C".

Torretta, diretor da Ponte Estratégia, foi o palestrante convidado do Simple Think Tank, evento trimestral da Simple Comunicação que se propõe a pôr em foco questões de interesse de publicitários e profissionais de marketing. Para a primeira edição, nada mais adequado do que discutir anseios e características de um estrato social representado por cerca de 40 milhões de pessoas que nos últimos 10 anos migraram de classe social. Há 18 anos, quando foi implantado o Plano Real (momento-chave da formatação da "nova classe média"), eram pessoas que lutavam para ter o que comer. Hoje são brasileiros que têm celular, geladeira comprada a prestação, carro financiado e filhos estudando em universidade particular. Viraram consumidores enquanto o Brasil deixou de ser Terceiro Mundo para virar uma nação emergente no cenário global.

O problema é que do lado de cá do balcão ainda está se aprendendo a conversar com esse público. As campanhas são mal elaboradas e perdem-se oportunidades de afinar o diálogo com a classe social que até 2015 deverá representar 60% da população do país. Exemplo? Torretta lembra a clássica viagem para Nova York, que não interessa para quem não fala inglês nem tem visto e passaporte - e a nova classe média prefere as praias de Floripa ao burburinho de Manhattan na hora de ser premiado em um concurso.

Perfil - A Simple nasceu há três anos com uma filosofia que virou parte integrante de seu logo - keep it Simple. Instalou-se na Vila Madalena em frente a uma grande praça. Apostou em profissionais de primeiro time, criatividade, massagens semanais, horários flexíveis, catraca livre para sucos e snacks saudáveis e muito trabalho. Os resultados mostram que pessoas mais felizes produzem melhor. Atualmente com 40 colaboradores, a agência atende clientes como Whirlpool, Brastemp, Consul, Cielo, Colgate-Palmolive, Kraft Foods, Gol, Flora, entre outros. Protagonizou cases desafiadores, implantou ações em todo o Brasil e continua seguindo o percurso de uma agência de sucesso, sem abrir mão de ser Simple.

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