Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/07/2012 - 10:57

Empresários de mercados emergentes dizem que os mega eventos esportivos são chave para atrair investimentos

Os empresários nos mercado emergentes acreditam na forte capacidade dos grandes eventos esportivos, como Copa do Mundo e Olimpíadas, para atrair investimentos importantes em suas economias, segundo o International Business Report (IBR) 2012 da Grant Thornton International. A pesquisa é feita com 11.500 empresas em 40 economias.

No Brasil, que sediará a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016, 83% dos executivos do País consultados acreditam que sediar grandes eventos ajuda a atrair investimentos. A expectativa dos brasileiros é positiva. O estudo mostrou ainda que 32% das empresas brasileiras colocarão televisões nos escritórios para assistir os jogos e 33% permitirão assistir a cobertura online.

Na Índia 63% e na Rússia 62%. Entre os BRICs, apenas a China, que já sediou os jogos olímpicos em 2008, destoa. Apenas 38% dos chineses acham que esses eventos impulsionam investimentos no País.

O IBR mostra também que os líderes empresariais das economias onde grandes eventos foram realizados recentemente, ou estão prestes a se realizar, são mais otimistas com relação ao investimento angariado – exceto a China, onde o legado dos jogos Olímpicos de Pequim ainda não ficou claro. “Isso pode explicado talvez pelo momento no qual a China sediou o evento, onde o País ainda era muito fechado para investimentos”, afirma Madeleine.

No Reino Unido, País cuja capital vai sediar as Olimpíadas de 2012 e a abertura acontece hoje, os empresários estão entusiasmados com a perspectiva do evento trazer mais investimentos para sua economia (61%).

“É sabido que o investimento anterior em atletas reflete no número de medalhas, assim como os investimentos na economia, principalmente quando falamos de uma economia emergente. Uma competição desse porte torna o País uma vitrine global, permitindo mostrar ao mundo o que tem a oferecer. Nas economias mais desenvolvidas, os eventos continuam sendo boas oportunidades, mas é apenas um elemento de uma ofensiva muito maior para atrair investimentos.” diz Madeleine Blankenstein, sócia da Grant Thornton Brasil.

De fato, o governo do Reino Unido antecipou que as Olimpíadas em Londres trarão £ 13 bilhões em benefícios econômicos nos próximos quatro anos – £ 6 bilhões em forma de investimento direto estrangeiro.

“O grande desafio para ser beneficiado ao sediar grandes eventos esportivos internacionais é convencer o público e as empresas que os benefícios superam os custos. Nossa pesquisa sugere que as economias desenvolvidas têm de trabalhar muito mais do que as economias emergentes para tornar isso convincente”, acrescenta Madeleine.

Regionalmente na União Europeia, apenas 42% de empresários afirmando que o evento atrairá investimentos para economia local, seguida pela América do Norte (44%) e pelo GT (36%). Na América Latina, o sentimento é oposto, com 74% dizendo que os grandes eventos devem elevar os investimentos.

Perfil - O International Business Report da Grant Thornton (IBR) é uma pesquisa realizada há 19 anos que tem como objetivo fornecer informações sobre as opiniões e expectativas de mais de 11.500 empresas em 40 economias anualmente. São entrevistados CEOs, diretores, presidentes e outros executivos seniores, levando em conta os cargos mais relevantes para cada país.

Coleta de dados -A pesquisa é realizada principalmente por meio de entrevistas telefônicas com duração de aproximadamente 15 minutos, com exceção do Japão (por correio), das Filipinas e da Armênia (pessoalmente), China continental e Índia (combinação de entrevistas pessoalmente e por telefone), onde as diferenças culturais requerem uma abordagem própria. As entrevistas telefônicas permitem à Grant Thornton International realizar a quantidade exata recomendada de pesquisas e garantir que as pessoas mais apropriadas sejam entrevistadas dentro das organizações que cumprem com os critérios de perfil exigidos. A coleta de dados é administrada pelo sócio principal de pesquisa da Grant Thornton International - Experian Business Strategies. Os questionários são traduzidos para os idiomas locais, e cada país participante tem a opção de realizar perguntas específicas e adicioná-las ao questionário principal.

Grant Thornton International Ltd -Todas e quaisquer referências à Grant Thornton International são à Grant Thornton International Ltd ou às suas firmas membro. A Grant Thornton International Ltd é uma das principais organizações mundiais de contabilidade e consultoria com propriedade e administração independentes. Suas firmas prestam serviços de auditoria, tributos e assessoria especializada a empresas privadas e entidades de interesse público. Os serviços são prestados de maneira independente pelas firmas membro e correspondentes da Grant Thornton International, uma entidade de cúpula internacional organizada como uma sociedade de responsabilidade limitada por garantia e constituída na Inglaterra e País de Gales. A Grant Thornton International não presta serviços em seu próprio nome ou de qualquer outra forma. A Grant Thornton International e as firma s membro não formam uma sociedade internacional.

Perfil - A Grant Thornton Brasil é a firma-membro da Grant Thornton International no País e oferece serviços de auditoria, tributos, consultoria e outsourcing. Além de uma equipe de profissionais preparada com uma vasta expertise, a Grant Thornton Brasil trabalha com as mais modernas metodologias de trabalho, utilizando ferramentas desenvolvidas pela organização globalmente.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira