Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/10/2007 - 09:58

Biotechnica 2007 - Feira de Negócios Para Biotecnologia

Hannover, Alemanha - A principal feira de negócios da Europa para biotecnologia está posicionada para crescimento contínuo: "Ela está maior, mais variada e está mais internacional", disse Stephan Ph. Kuhne, membro do Conselho da Deutsche Messe em Hannover, Alemanha. "O novo formato com seus quatro elementos fundamentais é projetado para aprimorar o perfil da exposição e aumentar seu apelo." Um dos pontos altos deste ano é o mais extenso programa de conferência da história da exposição. "As principais questões da indústria de biotecnologia atualmente serão tratadas por especialistas de 14 nações em mais de 20 fóruns e 400 conferências. Os visitantes deste ano descobrirão a Biotechnica mais atrativa de seus 22 anos de história da exposição", disse Kuhne.

863 expositores de 32 países (2005: 849 expositores de 30 nações) reservaram seus stands para a próxima exposição que acontecerá de 9 a 11 de outubro de 2007 em Hannover. Suas apresentações ocuparão um total de mais de 13 mil metros quadrados de espaço de exposição, ou 4% a mais do que em 2005. "O aumento do número de expositores, do espaço ocupado e do apelo internacional destaca o fato de que a Biotechnica é a mais importante plataforma de negócios da Europa para a indústria de biotecnologia", enfatizou Kuhne. A exposição deste ano será aberta oficialmente em 8 de outubro por Gunter Verheugen, vice-presidente da Comissão Européia.

Temas Principais - As chamadas "terapias de combinação de medicamento-dispositivo" serão os principais tópicos deste ano, com um crescimento de mercado maciço previsto para esse segmento. Como o nome sugere, combinam uma substância farmacológica com um produto médico que atua como um sistema de administração. O mercado global para stents - implantes tubulares pequenos que são utilizados para suportar as paredes dos vasos sangüíneos - está crescendo atualmente a uma média de cerca de 11% ao ano, como mostra um estudo de analistas americanos da BCC Research. De acordo com os seus cálculos, esses produtos vão gerar vendas de 8 bilhões de dólares até o ano de 2010.

Outro tema importante é a área de pesquisa biomédica conhecida como medicina regenerativa, que abrange pesquisa de célula tronco e cultivo de tecidos e camadas celulares (= engenharia de tecido). As células tronco estão se tornando cada vez mais importantes na batalha contra doenças sérias e até agora incuráveis e podem cumprir a promessa da cura do câncer, de doenças cardíacas ou doenças auto-imunes.

Outra área de grande interesse atual é a denominada "biotecnologia branca", que pode melhorar substancialmente os processos industriais através da utilização de moléculas biológicas. As aplicações típicas podem ser encontradas nas indústrias químicas, têxteis ou de alimentos - por exemplo, na produção de fibras, produtos químicos ou combustíveis fabricados com amido, celulose ou óleos vegetais.

Enquanto isso, a nanobiotecnologia também se destina a desempenhar um papel cada vez mais importante no futuro da engenharia médica, terapia médica e diagnósticos, bem como na pesquisa farmacêutica. Através da utilização de sensores pequenos agora é possível detectar as menores mudanças nos processos biológicos como um aumento na concentração de proteínas no cérebro humano. Isso significa que doenças como a de Alzheimer, diabetes ou Parkinson podem ser diagnosticadas e tratadas em um estágio muito mais anterior.

Ao mesmo tempo, a tecnologia de microsistemas está se tornando cada vez mais de vanguarda no diagnóstico e tratamento de doenças bem como em microcirurgia e implantes inteligentes. Os biochips que podem ser utilizados virtualmente em qualquer lugar permitem aos médicos obterem resultados de diagnósticos rapidamente sem ter que elaborar testes de laboratório. O foco é também a biotecnologia de plantas, biotecnologia de alimentos e biotecnologia ambiental. De fato, a BIOTECHNICA 2007 apresenta todo o espectro da biotecnologia - desde a biotecnologia básica até bioinformática, produtos e serviços para as cinco principais áreas de aplicação - farmacêutica e medicina, indústria, nutrição, agricultura e ambiente.

Crescente participação internacional - Este ano 589 expositores da Alemanha estarão no show (2005: 581), incluindo nomes líderes como Sartorius, Merck e Boehringer Ingelheim. De fora da Alemanha, um total de 274 companhias estarão presentes com stands (2005: 268), incluindo líderes de mercado como Roche, Qiagen, Perkin Elmer e GE Healthcare. A maioria das companhias estrangeiras vêm da Suíça, Reino Unido e Estados Unidos, seguidas pela Rússia e França. Há um aumento notável neste ano no número de expositores dos vizinhos europeus França, Áustria e Suíça. Todas as principais nações de biotecnologia também terão seus pavilhões nacionais na exposição. Outras apresentações de grupos nacionais estão vindo da América e da região da Ásia-Pacífico. A presença de expositores na Biotechnica 2007 abrange quatro continentes ao todo.

Os cinco estados federais alemães principais - Baden-Wurttemberg lidera a tabela de estados alemães com 103 expositores, seguido do North Rhine-Westphalia com 93 companhias e organizações expositoras. Em terceiro lugar está o estado Lower Saxony, com 67 expositores. Bavaria e Hessen ocupam o quarto e quinto lugares, com 61 e 50 expositores, respectivamente.

Nova fórmula de apresentação em quatro partes - A 15ª. Biotechnica superou muito o formato de exposição comercial convencional. "Atualmente a Biotechnica é a plataforma central européia para alianças estratégicas, novos negócios e transferência de conhecimento. Ela é o espaço de encontro de escolha para especialistas internacionais de ciência, da indústria e de governos", disse Kuhne. Apoiando isso está a nova fórmula de apresentação em quatro partes: Exposição, programa de Conferências - que foi bastante estendido para a próxima exposição - o evento Biotechnica Partnering e o European Biotechnica Award, amplamente considerado como a competição mais prestigiosa destinada a motivar jovens companhias de biotecnologia na Europa. Além disso, a Biotechnica deste ano está acontecendo nos Salões 8 e 9 da parte sul do local da exposição - convenientemente perto do Convention Center, onde o programa de Conferência será realizado.

Maior programa de Conferência da história da Biotechnica - O programa de Conferência deste ano é o mais extenso da história da Biotechnica, com não menos de 20 congressos de alto nível com mais de 400 conferências apresentadas por especialistas de 14 nações. A combinação de conferências científicas, o "Innovation Forum" (apresentações corporativas e de produtos pelas companhias expositoras) e a nova Biotechnica Partnering, com o enfoque deste ano em terapias de combinação "medicamento-dispositivo", representa uma ocasião ideal para companhias que buscam parceiros adequados para joint ventures e modelos de negócios interessantes. Os tomadores de decisões da indústria, a comunidade de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) e companhias de capital de risco, cujos caminhos de outra maneira no curso normal dos eventos não se cruzariam, se reúnem aqui com negócios em mente. Entre os maiores nomes participantes no programa Biotechnica Partnering estão sanofi-aventis, Novartis, Boston Scientific, GE Heathcare e WestPharmaceuticals.

Em paralelo com a Biotechnica, a Deutsche Messe está pela primeira vez hospedando o "German Biotechnology Days", o evento contínuo para o BMBF Biotechnology Dais organizado pelo Ministério Federal da Educação e Pesquisa. Na "Tri-national Cluster Conference" - a primeira reunião da Europa Central para a indústria de biotecnologia branca - os principais líderes da Alemanha, Áustria e Suíça oferecerão uma visão geral sobre as principais tendências e desenvolvimentos nesse setor de rápido crescimento.

O primeiro "Fórum Alemão-Brasileiro" se destina a promover parcerias científicas e de negócios no interesse de negócios de biotecnologia bilaterais. Outros tópicos abordados na Conferência incluem medicina regenerativa, biotecnologia de instalações e alimentos, utilização de biomassa e nanobiotecnologia. Entrementes, a Biotechnica Jobvector serve como fonte valiosa de informações e contatos para estimular jovens cientistas em seu caminho para as carreiras de biotecnologia.

Prêmios para os melhores trabalhos novos em biotecnologia - Este ano a Deutsche Messe estará apresentando o European Biotechnica Award pela quinta vez. Agora com um valor de EUR 100 mil, esse prêmio vai para as três companhias européias consideradas como maiores inovadoras em biotecnologia e ciências biológicas. Os prêmios são concedidos aos maiores inovadores em tecnologia e ciências biológicas. Os prêmios são dados pelos melhores produtos novos, serviços conceitos e idéias de negócios.

O vencedor entre três finalistas - a companhia biofarmacêutica Bavarian Nordic A/S da Dinamarca, a companhia de biotecnologia Genmab A/S, Dinamarca, e o Renovo Group Plc da Grã-Bretanha, será anunciado na cerimônia de premiação que acontecerá como parte da abertura oficial da Biotechnica 2007 em 8 de outubro em Hannover. Os prêmios serão apresentados por Gunter Verheugen, vice-presidente da Comissão Européia, que também fará o discurso inaugural. Outros oradores incluem o primeiro-ministro da Lower Saxony, Christian Wulff e o Dr. Karl-Ludwig Kley, presidente da diretoria da Merck KGaA. A cerimônia de abertura terá a participação de mais de 500 convidados internacionais da indústria, ciência, P&D e governo.| Por: AE/Business Wire Latin America.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira