Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/08/2012 - 10:06

Em Londres: diretor brasileiro da Hungry Man em exposição nas Olímpiadas Culturais


Durante os Jogos Olímpicos, em todo Reino Unido, mais de 12 mil eventos e apresentações serão realizadas para celebrar os jogos. Como parte do intercâmbio cultural oficial entre Reino Unido e Brasil, que sedia as Olimpíadas 2016 no Rio de janeiro, os cariocas Gualter Pupo, diretor da Hungry Man e Marcos Saboya foram convidados pela diretora cultural do evento, Ruth Mackenzie, a apresentar a instalação aMAZEme no Southbank Centre Clore Ballroom entre os dias 31 de julho e 22 de agosto. Produzido pela Hungry Man *PROJECTS, novo braço da produtora de projetos multi formatos, "aMAZEme une literatura, performance, instalação, live cinema, imagem e Web numa proposta diferenciada e interativa. Utilizando linguagens distintas, conseguimos traçar um panorama que mescla plataformas digitais e obras literárias em um único cenário". Explica Gualter Pupo, diretor da Hungry Man Projects.

Realizado em parceria com a Oxfam, aMAZEme é inspirada no escritor, tradutor e promotor de literatura JL Borges, e une performance, literatura e imagens ao vivo. Formado por mais de 300 mil livros, empilhados em muros de até quatro metros de altura que formam um labirinto de mais de 500 metros quadrados, o projeto foi concebido pelos dois brasileiros com ajuda de voluntários. Neste evento, os visitantes poderão navegar por este "labirinto de livros" hipnótico. No processo, o participante pode descobrir novas texturas, imagens e emoções enquanto está imerso em histórias, palavras e pensamentos. Outra opção nesta mostra é acompanhar as diversas apresentações de figuras literárias que acontecem diariamente. A construção do labirinto e a participação do público será filmada por câmeras e enviada para o site e redes sociais da aMAZEme. Touchscreens serão instalados para obter informações e interpretar o conteúdo, que também será exibido em monitores espalhados pelo espaço.

O aMAZEme terá também performances diárias realizadas por alguns dos atletas, nomes da televisão, literatura e teatro. "Eles irão ler textos de vários autores em língua original, com legendas no interior do labirinto, adicionando vida ao projeto através de tradição oral", comemora Gualter. Diante da genialidade do projeto, a curadoria do Southbank propôs que o projeto de leitura Parnassus, realizado por 205 autores dos países participantes dos jogos, aconteça dentro do aMAZEme, o que irá gerar conteúdo e visibilidade ainda maior ao projeto dos brasileiros. O aMAZEme será montado com participação de alunos da Escola Real de Artes e de jovens de diversas áreas de Londres e fará doação de 100 mil livros para diversas escolas e bibliotecas. Junto com o livro, seguirá um filme com a mostra da ação.

Anteriormente, esta ideia foi apresentada no Shopping Leblon no Rio de Janeiro. [www.hungryman.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira