Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/08/2012 - 10:16

Economia de Caxias do Sul sofre queda de 0,8% em junho


Indicadores divulgados nesta terça-feira pela CIC e CDL apontam que o segmento de Indústria foi responsável pelo desempenho negativo.

A economia de Caxias do Sul, no mês de junho, registrou uma queda de 0,8% em comparação a maio e 1% se comparada a junho de 2011. A Indústria foi o segmento responsável pelo desempenho negativo, com decréscimo de 5,8%. Já, Comércio e Serviços apresentaram índices positivos em relação a maio, 7,2% e 3,8%, respectivamente. Porém, os segmentos não conseguiram segurar a retração da economia. Os números do desempenho da economia local foram divulgados no dia 31 de julho (terça-feira), pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

Conforme o diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC Alexander Messias, a economia de Caxias do Sul vem desacelerando em um processo contínuo. Até o momento, em 2012, observa-se um crescimento de 0,8% e a evolução anual mostra um desempenho de 1,3% em junho. “A perspectiva é de que o crescimento econômico em 2012 deva ser menor que o de 2011”, opinou.

O diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC Carlos Zignani acredita na reversão da atividade industrial para o segundo semestre. Ele sinalizou que empresas como Marcopolo e Agrale estão otimistas e terão forte incremento nas vendas em função de medidas do governo federal.

O Índice de Desempenho Industrial mostrou que a indústria vem sinalizando há algum tempo a perda da capacidade produtiva e da competitividade frente ao alto custo Brasil, que inclui carga tributária e pesada legislação trabalhista. As compras (-11,7%) e vendas (-5,3%) industriais foram os indicadores que mais decresceram, seguidas de horas trabalhadas (-7,1%) e massa salarial (-5,8). A utilização da capacidade instalada também reduziu em 0,8%, o que representa uma ociosidade hoje de 25%.

Em junho, foram fechados 173 postos de trabalho no Município, houve queda de 0,10% no número de vagas na comparação entre maio e junho. O setor mais atingido foi a Indústria que demitiu 508 pessoas, seguido pelo setor Agropecuário com 115 postos eliminados. Os demais setores apresentaram evolução. A construção Civil contratou 223 pessoas, o Comércio 196 e o segmento de Serviços adquiriu 31 novos postos de trabalho. O mercado de trabalho de Caxias do Sul contabiliza, atualmente, 181.572 postos de trabalho com carteira assinada e apresenta o saldo positivo de 1,61% em relação a 2012.

No comércio internacional, o saldo da balança comercial apresentou nova queda em junho e ficou abaixo de 30%, considerando o índice acumulado de 12 meses. Em relação a maio, as importações apresentaram diminuição de 23,3% e as exportações de 4,4%.

O Chile ainda lidera o destino das exportações caxienses, seguido dos Estados Unidos e Argentina, que juntos somam mais de 40% do total. Já o ranking dos países de origem das importações locais mostra que a China lidera com 25,3%. Em seguida vêm Itália e Estados Unidos, que no conjunto representam mais da metade das compras no exterior. Os bens de capital continuam no topo da pauta tanto das exportações como das importações caxienses.

Também participaram da coletiva o diretor-executivo da CIC, Victor Hugo Gauer, o diretor financeiro da CDL/SPC, Valtuir Rizzo, a assessora de Economia e Estatística da CDL/SPC, Maria Carolina Gullo, e a assessora de Economia, Finanças e Estatística da CIC, Nara Panazzolo. [ www.cic-caxias.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira