Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/08/2012 - 10:16

PUC-Rio conquista três ouros e um bronze e é a melhor do brasil em competição internacional de matemática

Dos quatro ouros brasileiros, três são da PUC-Rio na International Mathematics Competition for University Students.

Nomes para ficarem na história do Departamento de Matemática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio): Renan Henrique Finder, Matheus Secco, Hugo Fonseca e Ricardo Turolla Bortolotti. Depois de três participações consecutivas na International Mathematics Competition for University Students (IMC), que acontece anualmente na Europa, a PUC-Rio conquistou este ano três ouros e um bronze, chegando ao oitavo lugar entre as cerca de 70 universidades participantes da competição. Renan conseguiu seu segundo ouro (2011 e 2012), Matheus e Hugo também foram ouro (tinham sido prata em 2011) e Ricardo foi bronze (depois ter conquistado Menção Honrosa em 2010).

No geral, entre os 15 estudantes brasileiros medalhistas na IMC 2012, dos quatro ouros, três são da PUC-Rio e, dos nove bronzes, um também foi da universidade. Com esse resultado, o Departamento de Matemática da PUC-Rio conquistou o 1º lugar entre as universidades do país participantes da competição. O quarto ouro brasileiro ficou para Davi Lopes Alves Medeiros, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Com idades entre 19 e 22 anos, os quatro alunos da PUC-Rio atenderam plenamente às expectativas do Departamento de Matemática. “Estamos todos muito felizes com as vitórias. Sempre acreditamos nos rapazes e os incentivamos, pois tínhamos certeza de que os resultados seriam positivos tanto para eles quanto para a PUC-Rio”, declara Nicolau Saldanha, professor do Departamento de Matemática da universidade.

A IMC recebe cerca de 300 alunos de ponta de mais de 70 universidades. Os destaques são divididos pelas categoriasGrand First Prize, First Prize/Medalha de Ouro, Second Prize/Medalha de Prata, Third Prize/Medalha de Bronze e Honorable Mention/Menção Honrosa. Ela reúne boa parte da nata internacional dos estudantes universitários de matemática e é extremamente exigente. Os participantes devem resolver duas provas com questões de álgebra, geometria e análise, cujas pontuações somadas determinam os vencedores.

Alunos têm desempenho acima da média -Ao selecionar os alunos para a IMC, o Departamento de Matemática do CTC/PUC-Rio valorizou o desempenho de cada um em sala de aula e nas provas, além dos resultados nas últimas competições que participaram.

Renan Finder participou de olimpíadas de Informática e Física e viajou para países da América Latina e Europa para competir. No seu currículo constam medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e prata na International Mathematical Olympiad (IMO), ambas em 2009. Paralelamente à PUC, Renan já terminou seu mestrado no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Hugo já participou de 25 competições e conquistou cerca de 21 medalhas ao todo, incluindo ouro na OBM em 2009. Além disso, esteve presente na Olimpíada Brasileira de Astrofísica por dois anos consecutivos (2006 e 2007).

Matheus, que participa de diversas competições desde 2007, quando tinha 14 anos, já conquistou dois ouros, cinco pratas e um bronze nas nove olimpíadas internacionais em que esteve presente. Entre as medalhas que ganhou, estão uma de ouro na OBM de 2010, premiação que lhe rendeu bolsa integral para estudar na PUC-Rio, e uma de prata na IMO em 2009. Matheus também prepara estudantes para competições e um de seus alunos, Rodrigo Sanches Angelo, ganhou ouro na IMO 2012.

Ricardo possuiu um total de dez medalhas, sendo três de ouro, duas de prata e cinco de bronze. Os ouros foram conquistados nas Olimpíadas regionais da Unicamp, nos anos de 2005 e 2006, e também na da USP de São Carlos, em 2007. Na Olimpíada Paulista de Matemática (OPM), ganhou prata em 2006 e bronze em 2005. Já na OBM, conquistou prata em 2008 e quatro medalhas de bronze nos anos de 2004, 2006, 2009, 2011, respectivamente. Além disso, Ricardo já concluiu o mestrado em matemática e atualmente cursa Doutorado na Área de Sistemas Dinâmicos, ambos no IMPA.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira