Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Chega ao mercado solução capaz de ajudar a redução gradativa de queimadas

Desenvolvido pela Próxima, o módulo PEQ permite as usinas gerar projeto de colheitas e fornecer informações para a Secretaria do Meio Ambiente.

As usinas de açúcar e álcool do Estado de São Paulo ganharam uma importante ferramenta de apoio no processo de gestão do Plano de Eliminação de Queimas. Trata-se do módulo PEQ, que integra a plataforma PIMS C/S, desenvolvida pela Próxima, líder no fornecimento de soluções de gestão na agroindústria, concebido para automatizar e monitorar o relacionamento entre as usinas, a Secretaria do Meio Ambiente e os produtores agrícolas no que diz respeito à observância das normas e exigências para a redução da colheita de cana queimada.

Em vigor desde 1997, por força do Decreto Estadual 41.719, sobre uso, conservação e preservação do solo agrícola, o Plano de Eliminação de Queimas prevê a redução gradativa da queima dos canaviais ao longo dos próximos anos, e o conseqüente aumento da área de colheita crua no Estado. Nesse sentido, o módulo PEQ surge como um grande aliado no esforço de preservação e combate à poluição ambiental, já que a queima dos canaviais – prática bastante comum na cultura de cana-de-açúcar – produz emissões que alteram a qualidade do ar.

O módulo PEQ torna mais rápida e dinâmica a troca de informações para se atingir esse objetivo. O gerente geral de serviços da Próxima, Fernando Mejias, explica que, através do Módulo PEQ, as usinas podem gerar o projeto de colheita, indicando as áreas e talhões a serem determinados como colheita de cana crua e colheita de cana queimada. “Essas informações são enviadas para a Secretaria do Meio Ambiente em formato de arquivo de texto e, depois de cadastradas, são devolvidas com uma espécie de protocolo para controle e fiscalização”, conta.

Além de gerar e importar os arquivos e outras informações solicitadas pela Secretaria do Meio Ambiente, o módulo PEQ registra e controla as autorizações de queimas a vencer e vencidas, áreas não queimadas, queimadas canceladas, queimadas realizadas e queimadas não autorizadas. Uma outra funcionalidade importante diz respeito à geração de uma carta aos confrontantes (vizinhos das fazendas e usinas) comunicando as datas e horários da realização das queimadas programadas.

Essas informações são compartilhadas pelas usinas, Secretaria do Meio Ambiente e confrontantes através de arquivos e disponibilizadas na internet. De acordo com Mejias, um dos grandes benefícios do módulo PEQ consiste em reduzir os riscos de as usinas serem autuadas pela ocorrência de eventuais falhas no processo de controle. “A queima acidental de um talhão onde, inicialmente, seria feita colheita crua traz implicações para a usina”, exemplifica.

Perfil da Próxima - Fornecedora líder de soluções de gestão de negócios na agroindústria, a Próxima tem forte atuação no segmento canavieiro tanto no Brasil como em países da América Latina como Peru, México e Colômbia, atendendo mais de 101 clientes corporativos e somando 4500 usuários finais. A sua equipe de profissionais altamente qualificados, domínio tecnológico e conhecimento da agroindústria vêm possibilitando à empresa desenvolver soluções cada vez mais completas e aderentes às necessidades da produção e do processamento de cana-de-açúcar, cítricos e grãos, compatíveis com os principais sistemas ERP do mercado. Entre seus parceiros destacam-se Datasul, Oracle e IBM. Para mais informações sobre a Próxima, visite www.proxima.agr.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira