Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/08/2012 - 07:59

Rio de Janeiro recebe a Expopostos 2012

Evento comemora 10ª edição consecutiva, 25 anos do mercado de conveniência e 100 anos de revenda de combustíveis, no Riocentro, nos dias 21, 22 e 23 de agosto.

O Rio de Janeiro recebe nos dias 21, 22 e 23 de agosto, no Riocentro, a ExpoPostos & Conveniência 2012 – feira e fórum internacional de postos de serviços, equipamentos, lojas de conveniência e food service. Neste ano, o evento comemora 10 anos, além de 25 anos do mercado de conveniência e 100 anos de revenda de combustíveis. A ExpoPostos recebeu mais de mil expositores e 140 mil visitantes nos últimas nove edições. Em 2012, a previsão é receber 170 expositores e 15 mil visitantes nos três dias de feira, que terá, ainda, uma área de 14.500 m² (4 mil a mais do que no ano passado) e uma área exclusiva para exposição de fornecedores de lojas de conveniência e food service. A feira é realizada pela ABIEPS, Fecombustíveis e Sindicom e conta com a organização da Fagga I GL Exhibitions.

Trata-se de um momento único para donos de postos, lojas de conveniência, franqueados e executivos de empresas do setor se atualizarem das novidades do mercado e incrementarem seus negócios.

No Brasil, existem cerca de sete mil lojas de conveniência em mais de 39 mil postos de serviço. São 155 milhões de operações de abastecimento ao mês no território nacional. Apenas o mercado de postos de serviços tem faturamento anual de R$ 150 bilhões por ano, arrecada R$ 50 bilhões em impostos e gera 340 mil empregos diretos e indiretos.

Para o presidente da Abieps, Volnei Pereira, é fundamental ressaltar a escolha da cidade nesta edição comemorativa. “O Rio de Janeiro é a capital brasileira quando o assunto é óleo e gás. Aqui estão os grandes players da distribuição, a Agência Nacional do Petróleo (ANP), as grandes engenharias e a Federação da revenda. A feira acontecerá na cidade que abriga os grandes pensadores estratégicos deste segmento no Brasil. Além disso, serão expostas as tecnologias mais avançadas no mundo para a proteção ao meio ambiente e para uma operação sustentável e segura de distribuição e revenda de combustíveis”.

Para o presidente da Fecombustíveis, Paulo Miranda Soares, o setor deve crescer. “A Expopostos já faz parte do calendário dos revendedores em todo o país e, neste ano, teremos ainda a possibilidade de analisar o que deu certo e errado nesses 25 anos de conveniência no país e 100 anos de revenda e distribuição. Apesar dos sinais de desaceleração da economia, o mercado de revenda deve seguir robusto em 2012, já que a grande frota nacional e as inúmeras obras de infraestrutura em andamento garantem demanda aquecida por combustíveis. Sem falar na aquecida atividade agroindustrial”.

O presidente do Sindicom, Alisio Vaz, enfatiza a importância da feira para o setor. “Neste décimo ano de ExpoPostos, trouxemos o evento de volta para o Rio de Janeiro, onde havia sido a primeira edição, em 2003. O mercado de gasolina cresceu 40% nos últimos dois anos, atrelado ao crescimento do mercado de automóveis. Nesse contexto, torna-se ainda mais importante o revendedor estar atualizado com as tendências do mercado para ser competitivo e a ExpoPostos é uma grande oportunidade para isso. A competição se intensifica por essa parcela de novos consumidores e é interessante que os revendedores aumentem a eficiência da gestão de seu negócio para oferecer produtos e serviços cada vez melhores e aproveitar as oportunidades que surgem com o crescimento do mercado”.

O presidente da GL events Brasil, Arthur Repsold, ressalta: “a ExpoPostos & Conveniência cresce e se reinventa a cada edição, atendendo às necessidades dos visitantes e clientes que expõem e investem no evento. Há 10 anos, a feira é o maior acontecimento do setor na América Latina. Nesta edição, voltamos ao Rio de Janeiro, berço deste projeto, realizado pela primeira vez em 2003. Este ano, o setor de conveniência, que comemora 25 anos, desponta como destaque na feira pelo crescimento que vem apresentando nos últimos anos e pelo espaço que tem para expandir no Brasil. Com a escassez e o encarecimento dos pontos tradicionais, como as lojas de shoppings, os postos de combustíveis tornam-se excelentes opções por sua localização para abrigar pontos de vendas e franquias das mais variadas naturezas”.

Conveniência -As razões para participar são muitas. Em 2010, o crescimento nominal da receita das lojas de conveniência no Brasil foi de 20%, enquanto do varejo tradicional foi de 14,5%. O potencial de crescimento no setor ainda é grande: o Brasil tem mais de 39 mil postos de gasolina, 7 mil (18%) dessas unidades possuem lojas de conveniência, segmento que faturou R$ 4 bilhões em 2011, um crescimento de 13,8% sobre 2010. Nos EUA, 89,4 % dos postos de gasolina contam com loja de conveniência (163.700 mil postos, sendo 146.400 mil com lojas).

Equipamentos -O setor de equipamentos também apresenta perspectiva de crescimento. Só no primeiro semestre de 2012, o avanço do setor de equipamentos foi de 3%. De janeiro a julho, o segmento fechou com faturamento de R$ 1.442 bilhão, recolheu R$ 243.080 milhões em impostos e registra 515 empresas. Em 2011, o faturamento foi de R$ 1,4 bilhão, o valor pago em impostos foi de R$ 236 milhões e 500 empresas cadastradas.

Novas tecnologias a favor da sustentabilidade -A ExpoPostos & Conveniência 2012 também será palco para debate sobre as novas tecnologias que estão entrando no mercado brasileiro de combustíveis para tornar as atividades do segmento mais sustentáveis, como o uso do diesel S-50 com o Agente Redutor Líquido Automotivo, o Arla 32, que, juntos, diminuem a emissão de gases que causam o efeito estufa. O fórum, que acontece paralelo à feira, discutirá "Os desafios do mercado de diesel, no Brasil, com a entrada do S-10", no dia 23, às 9h, na Sala 1. O novo combustível, que apresenta baixo teor de enxofre, chega aos postos em 2013 e vai demandar profundas mudanças na distribuição e armazenagem.

Fórum -Paralelo a ExpoPostos & Conveniências 2012, acontecerá também o Fórum Internacional de Postos de Serviços, Equipamentos, Lojas de Conveniência e Food Service, que debaterá as tendências do mercado e as oportunidades de negócios na visão dos stakeholders do setor.

Perfil da ABIEPS - Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos para Postos de Serviços - reúne e representa os fabricantes de equipamentos e prestadores de serviços de todo território nacional que atuam diretamente junto ao mercado de distribuição de derivados de petróleo e energias renováveis. Constituída em 21 de Agosto de 2001, tem por objetivo interagir de forma contínua e ser representante do associado junto às instituições, empresariado, órgãos fiscalizadores, reguladores e governamentais, atuando de forma ética e transparente, além de promover ações contínuas no sentido de agregar e transferir maior conhecimento por intermédio de conferências, debates, painéis, congressos, feiras, eventos e treinamentos.

Perfil - A Fecombustíveis - Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes - representa nacionalmente 34 Sindicatos de Revendedores de Combustíveis Automotivos e a Fergás, defendendo os interesses legítimos de quase 37 mil postos de serviços, 425 Transportadores Revendedores Retalhistas e aproximadamente de 36 mil revendedores de GLP, além da revenda de lubrificantes. Filiada à CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), a Federação é também a representante brasileira da Comissão Latino-Americana de Empresários de Combustíveis. Fundada em 1960, a Fecombustíveis comemora este ano seu Jubileu de Ouro.

Sindicom - Representante das principais empresas distribuidoras de combustíveis e de lubrificantes do Brasil - AirBP, Ale, Castrol, Chevron, Cosan, Ipiranga, Petrobras Distribuidora, Petronas Lubrificantes, Repsol, Total e Shell - o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom) tem como missão funcionar como interlocutor entre Governo, empresas públicas e privadas, além de promover a eficiência e a qualidade de produtos e serviços oferecidos ao consumidor final. A entidade está sempre à frente de discussões de assuntos das áreas jurídica, tributária, de meio ambiente, de regulamentação, de defesa da concorrência e de etanol que sejam comuns às suas associadas.

Fagga ? GL exhibitions: Solidez e experiência no mercado nacional -Com quase meio século de experiência no setor de promoção e organização de feiras, conferências internacionais e eventos corporativos, a Fagga ? GL exhibitions segue o modelo de negócios da francesa GL events, uma das maiores empresas do mundo no setor.

A Fagga - pioneira no mercado de feiras de negócios no Rio de Janeiro - se tornou subsidiária do Grupo GL events em 2006, mas sua experiência no mercado nacional vem desde 1964 e ultrapassa a marca de 3 mil eventos realizados no Brasil e 250 no exterior.

Com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Salvador, a Fagga ? GL exhibitions é responsável pela realização de mais de 20 feiras anuais no Brasil. O grupo tem consolidado posições de destaque em muitos destinos do Brasil, especialmente os de apelo regional, como Minas Gerais, Bahia, Distrito Federal, Manaus e Paraná.

Entre os segmentos e produtos de maior destaque estão: o setor de moda e beleza, com a realização das principais feiras do seguimento, entre elas a Première Brasil, realizada em São Paulo, edição latino-americana da francesa Première Vision, maior evento mundial do mercado têxtil; o setor de construção, saneamento e infraestrutura, com as três feiras Construir (Rio, Minas e Bahia), Fitabes e Rio Infraestrutura e Máquinas; o setor cultural, com amplo destaque para quatro Bienais do Livro: a da Bahia, Minas, Manaus e do Rio de Janeiro. A Bienal do Rio é o maior evento literário do País, que chegou à cidade em 1983, promovida e organizada pela Fagga.

Na área esportiva, promove a Footecon; além de outras feiras como a Interseg, de Segurança Pública; a Rio Franchising, de franquias; e a Brasil Brau, feira internacional de tecnologia em cerveja.

ExpoPostos & Conveniência 2012 , dias 21, 22 e 23 de agosto, no Riocentro (Pavilhão 4), Av. Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro [ www.expopostos.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira