Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/10/2007 - 10:17

Olimpíadas Escolares 2007 marcam integração entre esporte, cultura e lazer

A maior edição das Olimpíadas Escolares, de 12 a 14 anos, terminou no dia 7 de outubro,depois de dez dias de evento. Poços de Caldas (MG) foi pela segunda vez, a cidade sede da maior competição esportiva escolar do Brasil. A cidade do Sul de Minas Gerais recebeu 3.300 participantes de 775 escolas públicas e particulares. Atletas de nove modalidades (atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez) de 24 estados brasileiros puderam interagir de forma esportiva e cultural. Eventos paralelos à disputa dos pódios mesclaram atividades culturais, concursos, festas, passeios turísticos e ecológicos, difundindo ainda mais a proposta dos organizadores das Olimpíadas Escolares: o esporte como ferramenta de integração e inclusão social.

A presença de ídolos do esporte nacional, que levaram toda a sua experiência a ginásios e escolas da cidade de Poços de Caldas, foi outra ação que marcou as Olimpíadas Escolares 2007. Hugo Hoyama, maior medalhista brasileiro em edições pan-americanas (9 medalhas); Tiago Camilo, campeão mundial de judô em 2007, medalhista de ouro no Rio 2007 e medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000; Vicente Lenílson, bicampeão pan-americano no revezamento 4x100m e medalha de prata em Sydney 2000; Fabiana Gripa, medalha de ouro no handebol no Rio 2007; e, Leonardo Guedes, campeão mundial Junior de natação em 2006, fizeram a alegria de crianças e adolescentes que os têm como exemplos. Estar próximo dos ídolos durante as Olimpíadas Escolares teve um significado especial para quem os acompanha pela imprensa.

“A cada edição pretendemos incrementar o programa de atividades das Olimpíadas Escolares. Inserimos no projeto algumas atividades extra-esportivas para difundir idéias de bem estar, unindo o corpo e a mente. O esporte pode e deve relacionar-se com outras atividades edificantes, que devem caminhar juntas para o bem do cidadão”, reiterou Edgar Hubner, Diretor das Olimpíadas Escolares e gerente de Eventos do Comitê Olímpico Brasileiro.

O evento, que também chamou a atenção fora do Brasil. Isso motivou a presença de observadores estrangeiros, membros de Comitês Olímpicos de sete países de língua portuguesa e hispânica, em Poços de Caldas. Representantes de Angola, Cuba, Guatemala, Paraguai, Portugal, Uruguai e Venezuela presenciaram a competição, adquiriram e transmitiram conhecimentos sobre esporte educacional.

Para os competidores, outro atrativo das Olimpíadas Escolares foi a classificação dos medalhistas de ouro para os Jogos Escolares Sul-americanos, em dezembro, em La Serena, no Chile. Além disso, os bons resultados obtidos pelos atletas os credenciam para integrar o Programa Bolsa Atleta, do governo federal, que apóia financeiramente os jovens talentos do esporte.

Atletismo - Vicente Lenílson prestigiou as provas de atletismo, realizadas em São João da Boa Vista (SP) a 40km da cidade sede e motivou os atletas em boas disputas. O grande destaque da competição foi o catarinense Felipe Lorenzon, que lançou o disco a 52,30m, ficando na quarta posição do ranking nacional adulto. As provas foram disputadas do dia 28 ao dia 30 de setembro. Na categoria feminina, Pernambuco, Mato Grosso e Santa Catarina obtiveram boas marcas. Nas provas para do masculino, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Paraná tiveram um desempenho destacado.

Futsal - Os torneios de futsal feminino e masculino foram decididos na terça feira, dia 2. No feminino, o Colégio Sul Americano (RJ), sagrou-se campeão da Divisão Especial com o Colégio São Luiz / Razão (PR). Pela Primeira Divisão, as campeãs da Escola Ativa (PE) e o Colégio Princesa Isabel (RO) garantiram vaga na Divisão Especial em 2008 – Bahia e Espírito Santo também subiram de divisão. No futsal masculino, o título de campeão da Divisão Especial também foi para o Rio de Janeiro, com o Colégio Percepção. O Colégio Magnum (MG) ficou em segundo. Na Primeira Divisão masculina, o Colégio São Luiz / Razão (PR) venceu o I.E.L.B. (AM), campeão e vice, respectivamente, subiram para a Divisão Especial, assim como as equipes do Distrito Federal e do Piauí.

Natação – Com a presença do ídolo Leonardo Guedes, as nadadoras de Pernambuco (principalmente as promissoras Thatiane Silva, que subiu quatro vezes no alto do pódio, e Mariana Arnaud) Espírito Santo e Paraná tiveram destaque nas piscinas de Poços de Caldas. Os meninos do Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rondônia revelaram talentos precoces da natação. As provas aconteceram entre os dias 28 e 30 de setembro.

Judô – Com o campeão mundial e medalhista olímpico Tiago Camilo em Poços de Caldas e visitando o local de competição, as disputas na modalidade que já se tornou febre nacional foi encerrada com a incrível marca de 14 estados conquistando a primeira colocação em 16 categorias – oito no masculino e oito no feminino. As competições de judô foram disputadas de 28 a 30 de novembro.

Vôlei – O técnico das divisões de base da seleção feminina, Antonio Rizola Neto, acompanhou as competições do esporte buscando novos talentos para vestir a camisa amarela. A escola que se destacou na competição foi o Centro Educacional da Lagoa (RJ), que conquistou o vice-campeonato da Divisão Especial tanto no masculino quanto no feminino. Entre as meninas, as catarinenses levaram a melhor, ao passo que, entre os meninos, quem venceu a decisão foi o representante do Maranhão. Em ambas as disputas, a medalha de bronze foi para o Paraná. Subiram de divisão, no masculino, Amazonas, Minas Gerais, Acre (sagrou-se campeão) e Sergipe e, no feminino, Ceará, Tocantins, Roraima e Distrito Federal. As competições da modalidade foram disputadas entre 3 a 7 de outubro.

Basquete – O coordenador-técnico das seleções femininas de base, Antonio Carlos Barbosa, também prestigiou o evento. O torneio masculino da Divisão Especial acabou com a vitória de Minas Gerais. Os paraenses ficaram em segundo lugar, enquanto que os pernambucanos terminaram a competição em terceiro. Já entre as meninas, melhor para o Paraná, que venceu a Paraíba na grande decisão. O Rio de Janeiro levou a medalha de bronze. Subiram de divisão, no masculino, Ceará, Paraíba, Santa Catarina e Amazonas. Já no feminino, subiram Roraima, Pará, Maranhão e Mato Grosso do Sul, que ficou com o título. As competições da modalidade foram disputadas entre 3 a 7 de outubro.

Handebol – A estrela da seleção feminina, Fabiana Gripa, a Fabi, cativou os atletas que participaram das Olimpíadas Escolares 2007 ao visitar todas as instalações esportivas e, inclusive, participar de bate-bola com meninos e meninas em quadra. Pernambuco ficou em terceiro lugar na Divisão Especial entre as meninas e com o vice-campeonato entre os homens, ao perder a decisão para Santa Catarina. O Rio de Janeiro completou o pódio. A final feminina foi disputada entre Espírito Santo e Paraná, com as capixabas levando a melhor. Subiram de divisão, no masculino, Minas Gerais, Amazonas, Bahia e Ceará, enquanto que, no feminino, subiram Alagoas, Rondônia, Mato Grosso e Piauí. As competições da modalidade foram disputadas entre 3 a 7 de outubro.

Xadrez – A paranaense Jéssica Catchart conquistou o título do torneio feminino ao vencer quatro partidas e empatar uma, superando a representante do Rio Grande do Norte, Nuara Barreto, que ficou em segundo lugar e a catarinense Mayla Blodorn, em terceiro. Entre os homens o campeão foi o cearense Brendo Gomes, que surpreendeu o grande favorito, Eduardo Narvaez (MS). Lucas Garcia, de Santa Catarina, ficou em terceiro lugar. As competições da modalidade foram disputadas entre 3 a 5 de outubro.

“O projeto mostra-se mais bem estruturado a cada edição. A competição cresce a cada ano, assim como a quantidade de alunos e escolas participantes. Nós continuamos trabalhando para aperfeiçoá-lo”, analisa Edgar Hubner. “O projeto das Olimpíadas Escolares é ambicioso, pois com ele pretendemos conseguir uma transformação social do Brasil através do esporte. Isso é gratificante e encorajador”, completa.

A próxima etapa das Olimpíadas Escolares, de 15 a 17, acontece entre os dias 8 e 18 de novembro, em João Pessoa, na Paraíba. É a primeira incursão da competição escolar no Nordeste brasileiro.

As Olimpíadas Escolares 2007 são realizadas em uma parceria do Comitê Olímpico Brasileiro, Ministério do Esporte e das Organizações Globo com apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e do Governo do Estado de Minas Gerais. ||| www.cob.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira