Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/08/2012 - 08:10

Pepe Vargas fala da importância da agricultura familiar na CIC


Ministro do Desenvolvimento Agrário foi o palestrante da reunião-almoço .

Dos cinco milhões e 100 mil estabelecimentos rurais no Brasil 84% são agriculturas familiares. A atividade envolve 12 milhões de brasileiros e é responsável por 19% das exportações. Os dados foram apresentados pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, convidado da reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), desta segunda-feira (30/07).

Pepe esclareceu que o ministério é responsável por apoiar e fomentar a agricultura familiar e responsável pela reforma agrária, já o ministério da Agricultura atua na atividade agrícola não-familiar. De acordo com ele, a pasta auxilia as famílias nas questões que envolvem financiamentos e quanto à assistência técnica, a fim de que os proprietários entrem em rota de inclusão produtiva de forma sustentável.

O ministro detalhou alguns dos programas existentes do governo federal comandados pela pasta. Ele falou do Programa Mais Alimentos, que busca elevar a produção e produtividade da agricultura familiar a partir da aquisição de máquinas e implementos agrícolas. Comentou que o programa já financiou R$ 8,2 bilhões, atendendo a mais de 180 mil agricultores em função das vantagens que apresenta: taxa de juros de 2% ao ano, carência de dois anos e prazo de pagamento de dez anos.

Pepe também ressaltou a importância do Plano Safra que promove e valoriza a transição dos sistemas produtivos por meio de boas práticas ambientais e estimula novas cadeias produtivas com base em produtos sustentáveis e saudáveis, com foco nas oportunidades geradas pelos mercados interno e externo.

O convidado mencionou ainda a importância do PAC Equipamentos do governo federal, sob a coordenação do ministério da Fazenda, que se trata de um estímulo ao mercado interno em meio à crise internacional. Conforme Pepe, o governo vai adquirir veículos para as prefeituras que somam R$ 8,43 bilhões. “A medida deve favorecer especialmente as empresas de Caxias do Sul que são grandes produtoras de ônibus, caminhões e máquinas agrícolas”, comemorou o caxiense. [www.cic-caxias.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira