Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/08/2012 - 09:02

A importância do idioma para o desenvolvimento profissional foi tema de palestra promovida pelo CVG-RJ


O especialista Carlos Alberto Paula Motta encantou os 40 participantes presentes ao evento.

O presidente do CVG-RJ, Danilo Sobreira, acompanhado de seus diretores Carlos Ivo Gonçalves e Gilberto Villela e do conselheiro, Hugo Pires, apresentou o palestrante e agradeceu a adesão dos profissionais do mercado aos cursos, palestras e eventos que estão sendo realizados por sua gestão. “Temos tido uma presença maciça em nossa programação, o que muito nos honra e confirmar a nossa crença de que o CVG tem uma missão valiosa na formação de mão de obra para os Seguros de Pessoas”.

“Uma das maiores dificuldades da gestão é a comunicação”. Assim, o professor de português, Carlos Alberto Paula Motta, deu início a uma das mais úteis e importantes palestras promovidas pelo CVG-RJ neste primeiro semestre de 2012.

O tema “Como escrever corretamente no ambiente empresarial” revelou aspectos fundamentais para uma carreira bem sucedida em qualquer profissão. Na avaliação do professor Motta “o empresário ou gestor brasileiro tem mais dificuldade na tomada de decisões por deficiências de comunicação”. Como exemplo, ele cita que este déficit pode provocar retrabalho, falta de compreensão entre as partes, mensagens incompletas, que necessitam de explicações complementares, que não constam do texto.

Ele explicou que escrever corretamente é uma das qualidades mais apreciadas na seleção de candidatos a postos de trabalho. E também estabeleceu a diferença entre escrever bem e escrever corretamente: “no primeiro caso”, (escrever bem) “seria passar a informação com competência e clareza”. E escrever corretamente, na avaliação do especialista, “significa escrever sem erros gramaticais ou ortográficos e concordâncias corretas. São processos distintos”, argumentou.

Ele identifica nas empresas dois tipos de documentos: os informais, que são as mensagens de e-mails ou MSM, onde o erro é “aceitável” em prol da agilidade e os documentos formais, são os relatórios técnicos ou administrativos onde é necessário esmero, acabamento e respeito às normas gramaticais. “Vale o que está escrito”, brincou, lembrando a máxima do jogo do bicho.

Por último, o professor forneceu dicas para um bom texto empresarial, revelados por uma pesquisa a que teve acesso: Relevância; Compreensão rápida; Informações completas; Respeito e cordialidade e Gramaticalidade.

A organização do texto também é importante e o assunto principal deve estar no primeiro parágrafo de forma simples, clara e objetiva. E de preferência responder às seguintes perguntas: O que? Quem? Quando? Onde? Por quê? Quanto? “Cerca de 85% do interesse da informação estão na resposta a estas perguntas. | VTN.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira