Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/08/2012 - 09:12

Homens com Mamas proeminentes podem apresentar Alterações Hormonais

Cirurgião Plástico Dr. Nelson Letízio explica que a Ginecomastia é a Cirurgia de Mama Masculina e pode ser feita até em crianças que apresentam complexos de ordem psicossocial e afetivo.

A presença do aumento das mamas no sexo masculino é denominada Ginecomastia e é uma deformidade muito desagradável, gerando diversas situações constrangedoras, como na troca de roupa diante de outras pessoas, na praia, piscina e atividades esportivas. Na adolescência, onde normalmente não existe respeito entre os colegas, os adolescentes podem desenvolver até mesmo quadros depressivos ou serem vítimas de Bullying, ou seja, sofrerem algum tipo de violência física ou psicológica por parte de um ou mais indivíduos. Por isso, a cirurgia de mama pode ser uma saída para esses tipos de problemas.

A Ginecomastia pode atingir os homens em várias faixas etárias, principalmente na adolescência e na terceira idade. No primeiro caso, ela é preferencialmente glandular e no segundo, é especialmente gordurosa. As causas mais frequentes são genética, alteração hormonal ou maior sensibilidade da glândula mamária ao hormônio feminino, sem haver alteração hormonal. Drogas usadas com o objetivo de ganhar peso muscular, como esteróides anabolizantes, dentre outras, também pesam na hora do diagnóstico.

Segundo o Dr. Nelson Letízio, cirurgião plástico, dirigente da Cirurgia Plástica "Nelson Letízio", Membro titular da SBCP - Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a Ginecomastia pode ter um aumento tanto da glândula, quanto da gordura em volta da glândula ou ambos simultaneamente. “Quando se opta pela cirurgia, é realizada uma lipoaspiração com a retirada da gordura ao redor da glândula e quando necessário se retira a glândula com uma incisão em volta da aréola. Com essa associação é obtido um resultado totalmente natural, com pouco vestígio de que uma cirurgia foi realizada naquele local”, afirma.

O médico explica que esse procedimento pode ser feito até em crianças, desde que sejam detectados grandes complexos, que prejudiquem o desempenho psicossocial e afetivo. “É importante esclarecer que pode afetar uma mama ou ambas e a idade recomendada é na adolescência.. É mais frequente a partir dos 13 anos, mas pode persistir na vida adulta, trazendo desconforto para a exibição do corpo. É preciso fazer uma avaliação de cada caso”, diz Letízio.

A cirurgia para correção de Ginecomastia é feita para diminuir o tamanho das mamas masculinas e melhorar a harmonia corporal e o aspecto das mamas. A cirurgia dura aproximadamente uma hora e meia. A anestesia é local com sedação assistida e a permanência na clínica é de aproximadamente 8 horas. As incisões são estrategicamente feitas com cicatrizes praticamente imperceptíveis.

Os cuidados pré-operatórios são exames de rotina recentes e arquivo radiográfico (mamografia). Para o pós-operatório é necessário que o paciente use colete no mínimo durante três semanas.

Tempo de recuperação: após dois dias, a pessoa pode retomar as atividades normais sem esforço, mas deve evitar tomar sol no local durante dois meses e esperar 45 dias a dois meses para retomar os exercícios físicos. A técnica cirúrgica depende do tipo de Ginecomastia. Existem três técnicas que podem ser utilizadas separadamente ou em combinação: lipoaspiração (a mais simples), ressecção cirúrgica das glândulas. Em casos extremos, é indicada a mastoplastia redutora (nos pacientes com excesso de pele). A avaliação pré-operatória segue protocolo próprio.

É importante uma investigação clínica detalhada para averiguação da causa da Ginecomastia, pois pode estar relacionada com uma série de patologias ou uso de medicamentos. [ www.clinicanelsonletizio.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira