Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/10/2007 - 10:23

XVII Bienal de Música Brasileira Contemporânea

XVII Bienal de Música Brasileira Contemporânea

Começa dia 21 de outubro e homenageia dois dos maiores compositores brasileiros: Mozart Camargo Guarnieri (1907-1993) e José Siqueira(1907-1985).

Com o objetivo de incentivar a criação musical brasileira e divulgar sua produção junto ao público de nosso país, o Ministério da Cultura, através da Secretaria da Música e da Fundação Nacional de Arte — Funarte, realizará de 21 a 30 de outubro, no Rio de Janeiro, a XVII Bienal de Música Brasileira Contemporânea. O evento homenageia dois dos maiores compositores brasileiros: Mozart Camargo Guarnieri (1907-1993) e José Siqueira(1907-1985), pelos seus centenários de nascimento.

A primeira edição da Bienal aconteceu em 1975 e desde então é realizada em anos ímpares, ansiosamente aguardada pelos compositores e intérpretes que militam nessa importante área da cultura brasileira. A partir de 1979 a Bienal foi assumida pela Funarte e tornou-se uma das mais importantes atividades regulares da instituição, constituindo a mais experimentada e provada intervenção governamental na área da música clássica.

Embora realizada no Rio de Janeiro, a Bienal tem alcance nacional por ser direcionada a compositores de todo o país. Nos concertos das Bienais, são ouvidas obras recentes de compositores vivos de todo o Brasil, do iniciante ao renomado, das idades mais variadas e ligados às mais diversas tendências e estéticas musicais. Embora realizadas no Rio de Janeiro, as Bienais constituem uma mostra nacional do estado mais atual da criação musical brasileira. Em muitos casos, as obras nelas apresentadas são dadas em primeira audição, seja no Rio de Janeiro, seja no Brasil, seja no mundo.

As Bienais são, também, momentos de confraternização e de diálogo entre os compositores. De sua tradição, faz parte o convite a todos os que nelas têm obras apresentadas para assistirem a essas realizações, com passagem e estadia assegurados pela Funarte.

A escolha das obras apresentadas é feita por Comissão de Seleção formada por músicos de diversos estados. Nesta edição foram os compositores Wellington Gomes, Ronaldo Miranda, Flavio Oliveira, José Augusto Mannis e Rodolfo Caesar, e pelos regentes Lutero Rodrigues e Norton Morozowicz.

XVII Bienal de Música Brasileira Contemporânea, de 21 a 30 de outubro; domingo a terça-feira; de segunda a sexta às 19 horas. Sábados e domingos às 17h, na Sala Cecília Meireles – Largo da Lapa, 47| Centro | Rio de Janeiro (RJ). Telefone: Ingressos : R$2,00. Lotação : 835 lugares; Censura Livre; Não tem acesso a deficientes. Realização: MinC /Funarte – Fundação Nacional de Arte

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira