Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/08/2012 - 09:39

Setor naval e offshore anuncia investimentos

Novas linhas de financiamento, projetos de expansão e modernização de plantas locais e parcerias internacionais movimentam o primeiro dia da Navalshore 2012.

A expansão do mercado naval e de offshore brasileiros tem motivado grandes incentivos e investimentos no setor. Prova disto foram os anúncios realizados durante o primeiro dia da Navalshore 2012 - Feira e Conferência da Indústria Naval e Offshore, que acontece no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro, até o dia 03 [sexta-feira].

Focada em toda a cadeia produtiva e empresas do setor, a Caixa Econômica Federal anunciou uma linha de crédito específica para a indústria naval, que prevê a liberação de R$ 15 bilhões até o final de 2012. Distribuídos entre uma carteira de 50 projetos, os recursos podem viabilizar a construção e modernização de cerca de 320 embarcações e outros sete estaleiros no País. "A Superintendência de Petróleo, Gás e Indústria Naval já liberou mais de R$ 7 bilhões, permeando entre projetos de pequeno, médio e grande porte. A maioria deles abrange barcos de apoio e transporte de produtos focados em oil & gás, frutos da exploração do pré-sal, que já é um caminho real. O mais importante é que os riscos são avaliados por especialistas e as taxas de juros e condições variam de acordo com o porte da empresa", destacou o superintendente da Caixa, Antonio Gil.

Cummins investe. O crédito pode ser ainda mais atrativo se vinculado a programas de incentivo, como o programa Progredir, que concede linhas de crédito em média 40% mais baratas do que as convencionais. As facilidades impulsionam o mercado e atraem a atenção de empresas, como a Cummins Marine, divisão de Negócios Marítimos da Cummins. O Brasil representa o 4º melhor mercado para a indústria global de motores, que faturou em 2011, mais de US$ 18 bilhões, 10% deles no território brasileiro, cujo carro-chefe é a produção de geradores industriais.

A empresa apresentou o projeto de expansão no País, que inclui a construção e modernização de unidades em Itatiba (SP) e Macaé (RJ), onde atua no suporte mecânico e eletrônico, e o novo motor QSK95-M, o maior motor diesel de alta rotação já produzido. Com capacidade para atingir até 4000 cavalos de potência, o motor deve começar a ser produzido em 2015. Segundo o diretor de estratégia global offshore, Waldemar Marchetti, o QSK95-M chega para atender às demandas de maior potência do mercado, como rebocadores portuários e embarcações de suporte a produção e extração de petróleo, favorecendo a redução de custos e energia. O investimento foi de US$ 110 milhões em estudos e desenvolvimento.

Para o futuro próximo, a intenção da Cummins é intensificar a expansão e a produção de componentes e produtos nacionais, que possam favorecer empresas e estaleiros locais a conseguirem cotas maiores de financiamento junto ao Fundo da Marinha Mercante (FMM) e BNDES.

Noruega e Brasil. A representatividade brasileira e o avanço do setor atraem empresas estrangeiras e parceiros estratégicos. A Innovation Norway (Agência de Promoção do Governo da Noruega) junto a Norwegian Maritime Exporters (NME), entidade empresarial que organiza o estande norueguês na Navalshore 2012, acredita na expansão do setor e auxilia cerca de 120 empresas. Para a diretora da Innovation Norway, Helle Moen, o mercado brasileiro naval e offshore está cada vez mais atrativo. "Nossos esforços são para que as empresas estabeleçam raízes e saibam lidar com o perfil do setor no País, que mantém uma relação estratégica com a Noruega. Os desafios incluem a falta de mão-de-obra especializada e os custos tributários, de instalação e manutenção, ainda altos". Participam do estande norueguês as empresas Tamrotor Marine Compressors AS, Sperre AS, STX OSV Electro AS, Eltorque AS, Clayton Scandinavia e Innovation Norway.

Navalshore 2012 - Feira e Conferência da Indústria Naval e Offshore - Organizada pela UBM Brazil, a Navalshore reunirá 350 expositores nacionais e internacionais -- sendo que 50 estão participando pela primeira vez --, de 17 delegações estrangeiras oferecendo oportunidades de negócios e networking para profissionais vindos de mais de 40 países. A expectativa é que, ao longo dos três dias, mais de 15 mil pessoas passem pelos pavilhões. Na edição de 2011, de acordo com o levantamento realizado pela organização, 80% dos estaleiros do Brasil, oriundos de 10 estados diferentes, participaram da feira.

O evento conta com os Patrocínios Diamante da Transpetro e da Caixa Econômica Federal, e com o Patrocínio Ouro da Aveva. Também tem o apoio da Abeam (Associação Brasileira das Empresas de Apoio Marítimo), Sinaval (Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore), Abenav (Associação Brasileira das Empresas de Construção Naval e Offshore), Syndarma (Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima), e da ABS (Associação Brasileira de Soldagem).

De 1 a 3 de agosto de 2012, das 13h às 20h, Centro de Convenções SulAmérica – Rio de Janeiro.Eventos paralelos: Conferências Navalshore - Inscrições gratuitas: http://www.ubmnavalshore.com.br/conferencias |Conferência WorkBoat South America - Inscrições gratuitas: http://www.ubmnavalshore.com.br/670|Série de Workshops Técnicos - Inscrições: http://www.ubmnavalshore.com.br/workshops-tecnicos.

UBM e UBM Brazil -No Brasil desde 1994, sendo a primeira multinacional a entrar no mercado brasileiro de feiras, a UBM Brazil é uma das 50 subsidiárias da UBM Internacional, empresa líder global em mídia de negócios. Com escritório na cidade de Barueri, em São Paulo, a UBM Brazil conta com a colaboração de mais de 60 funcionários e realiza atualmente mais de 15 feiras no Brasil, promovendo diversos segmentos da indústria, tais como Construção civil, Transporte de Carga, Logística e Comércio Internacional, Produção Agrícola, Design e Fabricação de Equipamentos Médicos, Sistemas Embarcados, Indústria Naval e Offshore, Ingredientes Farmacêuticos, Ingredientes Alimentícios, Produtos e ingredientes nutracêuticos e Responsabilidade Social.

Baseada em um modelo de negócios abrangente e global, a UBM busca a compreensão dos mercados onde atua e faz da diversidade geográfica e das diferenças culturais o segredo de seu sucesso. Nos mais de 30 países onde realiza seus eventos, a UBM constrói relacionamentos duradouros com especialistas e players do mercado e gera oportunidades que alavancam e fomentam o desenvolvimento da indústria local em âmbito global. Sediada em Londres, a UBM atualmente conta com 6,5 mil funcionários e está presente em mais de 60 mercados distintos, aproximando compradores e fornecedores em todo o mundo por meio de eventos especializados e de mídias impressas e eletrônicas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira