Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/10/2007 - 10:29

Entra em funcionamento o primeiro Redex de Itajaí

Já são 77 recintos em todo país, cinco em Santa Catarina.

Até o fim do mês entra em funcionamento o primeiro Recinto Especial de Despacho Aduaneiro de Exportação (Redex) de Itajaí, o quinto em Santa Catarina. Em todo Brasil os exportadores contam com 77 recintos do gênero. O Redex é uma área específica onde a mercadoria aguarda o despacho aduaneiro, condição que agiliza o trâmite burocrático da fiscalização.

O Redex Localfrio, em Itajaí, conta com uma área de 82 mil metros quadrados e espera triplicar a movimentação em seis meses. De acordo com o diretor comercial e operacional da Localfrio, Eduardo Guimarães de Assumpção, a expectativa é movimentar 5 mil contêineres até o final de janeiro. “O serviço já está sendo bastante procurado. Já temos mais de 300 empresas interessadas em utilizar os serviços do Redex Localfrio”, explica Assumpção.

As principais vantagens de utilização do Redex são o desembaraço da carga e a diminuição na burocracia do processo de comercialização internacional dos produtos. Ao passar pelo Redex, as cargas são desembaraçadas e ficam prontas para o embarque. Além da atuação da Receita Federal, o Redex também conta com a parceria do Ministério da Agricultura e Anvisa.

Pequenas e médias empresas contam ainda com a possibilidade de fracionamento da carga. Caso o exportador não consiga encher sozinho um contêiner, por exemplo, as mercadorias seguem para o Redex, onde serão adicionadas à carga de outras pequenas empresas para completar o contêiner.

Para o superintendente do Porto Municipal de Itajaí, Wilson Francisco Rebelo, o início das operações do Redex vem agregar valor à infra-estrutura de comércio exterior oferecida pela cidade. “Além do porto em si, Itajaí ainda oferece toda uma infra-estrutura de porto seco e vários terminais retro-portuários. A chegada de um Redex vem incrementar a excelência dos serviços oferecidos”, comenta.

Segundo Rebelo, quanto melhor a estrutura oferecida maior a movimentação de mercadorias. “A evolução da atividade portuária em Itajaí, setor com enorme poder de geração de oportunidades de trabalho e renda, é uma das principais conquistas do prefeito Volnei Morastoni, que conta com apoio de todos os órgãos envolvidos”, revela.

A autorização para funcionamento do Redex Localfrio foi publicada no Diário Oficial da União em portaria assinada pelo delegado da Receita Federal em Itajaí, Jackson Aloir Corbari.| www.portoitajai.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira