Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/08/2012 - 10:15

Ford participa do projeto travessia interoceânica para testar biodiesel

A Ford apoiou o projeto Travessia Oceânica B100, promovido pela Universidade Federal da Bahia para testar a eficiência do biodiesel 100%, produzido a partir de óleos vegetais. Chamado B100, o combustível foi usado durante cerca de 13.000 quilômetros em uma picape Ford Ranger.

A viagem pioneira foi concluída esta semana, com a chegada do grupo no Farol da Barra, em Salvador. A Travessia Interoceânica B100 durou duas semanas e passou por cinco estados brasileiros (Bahia, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre), além do Distrito Federal, até a cidade de Ilo, na costa do Pacífico do Peru.

A Ford doou duas picapes para o projeto que se iniciou há três anos. No teste, um veículo foi abastecido com diesel convencional – o B5, que tem 5% de biodiesel. O outro veículo usou 100% biodiesel, produzido a partir de azeite de dendê e óleo de cozinha no Laboratório de Energia e Gás da universidade.

Pioneiro -O desempenho dos veículos foi positivo, segundo Ednildo Andrade Torres, professor da Universidade Federal da Bahia e Escola Politécnica, que coordena o projeto com Fabrizzio Cedra Gaspar, do Projeto Surear, e Jorge Martins, professor da Universidade do Minho, Portugal.

"Nunca antes, no Brasil e no mundo, foi feito um teste como este, inicialmente no laboratório e depois no campo, a 4.500 metros de altitude e depois no nível do mar", diz o pesquisador. "A avaliação foi extremamente positiva, sem nenhum problema no percurso, o que mostra a qualidade e o desempenho não só das picapes como do planejamento executado pela equipe."

Rendimento -Os pesquisadores esperavam uma diferença de 10% no rendimento dos combustíveis, mas a variação foi bem menor. A picape com B100 rodou aproximadamente 10,3 km/l, enquanto a com B5 fez cerca de 10,7 km/l. Durante a viagem foram recolhidas amostras de óleo do motor da Ranger.

"Após a chegada os veículos estarão disponíveis para análises, nas quais poderemos avaliar fatores como o desempenho e desgaste de peças durante o percurso”, explica Leandro Benvenutti, especialista técnico em combustíveis e lubrificantes da Ford. “Nosso propósito ao apoiar a travessia foi puramente a pesquisa. A ideia é observar o comportamento do veículo com este tipo de combustível e colher dados que possam ser úteis em projetos futuros.”

Um dos objetivos do experimento é chamar a atenção para o potencial de ampliação dos biocombustíveis na matriz energética brasileira, em especial para os benefícios da utilização do biodiesel misturado ao diesel em diferentes proporções no setor de transportes.

Nova geração -As picapes da Ford vêm sendo usadas em pesquisas com biodiesel pelas suas características de confiabilidade e robustez para enfrentar diversos tipos de terreno.

Se o modelo testado já chama a atenção pela eficiência, com a chegada da nova geração global, recém-lançada no Brasil, a picape introduziu novos motores diesel e flex e ampliou ainda mais as suas características de potência, economia, dirigibilidade e desempenho.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira