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03/08/2012 - 10:23

Toyota é eleita a empresa de maior satisfação entre os proprietários de veículos

Já pelo segundo ano consecutivo; três modelos da Fiat, um da Honda e um da Toyota também recebem prêmios. Os custos de propriedade dos automóveis são cada vez mais relevantes para os proprietários de veículos no Brasil.

São Paulo – A Toyota é eleita como a empresa de maior satisfação entre os proprietários de veículos novos no Brasil pelo segundo ano consecutivo, enquanto modelos da Fiat, Honda e Toyota recebem prêmios do segmento, de acordo com o estudo “2012 Brazil Vehicle Ownership Satisfaction StudySM (VOSS)”, realizado pela J.D. Power do Brasil e divulgado no dia 02 de agosto (quinta-feira).

O estudo, agora em seu segundo ano, baseia-se na avaliação dos proprietários em relação a seus veículos e concessionárias por meio de quatro métricas de satisfação. Em ordem de importância, são: custo de propriedade (46%), incluindo o consumo de combustível, o valor do seguro e o custo de manutenção/conserto; design e desempenho do veículo (22%), como conforto e recursos; experiência pós venda (20%); e qualidade do veículo (12%).

Dentre todos os países nos quais a J.D. Power publica este estudo, os proprietários no Brasil avaliam o custo de propriedade como o quesito de satisfação mais importante. Isto se deve, em parte, ao fato de que estes proprietários gastam uma maior porcentagem de seus ganhos no custo de seus veículos, tais como manutenção, consertos, combustível, impostos, seguro, entre outros, do que os proprietários de veículos em outros países. Isto se traduz em um baixo nível de satisfação no Brasil, especialmente nos segmentos sub-compactos, compactos de entrada e dos compactos superior.

“Com a entrada de novas marcas no mercado e com o lançamento de muitos modelos novos, nunca antes os proprietários de veículos novos no Brasil tiveram oportunidade de escolha tão grande”, diz Jon Sederstrom, diretor geral da J.D. Power do Brasil. “As conclusões do VOSS em todos os mercados globais mostram consistentemente que as marcas de maior sucesso são aquelas que ultrapassam as expectativas de seus clientes ao longo de todo o tempo de propriedade do veículo. No Brasil, isto obriga os fabricantes de automóveis a equilibrar projetos empolgantes de novos veículos e modelos de alta qualidade com a baixa necessidade de manutenção, assim como de outros custos de propriedade”, completa.

A satisfação geral em 2012 alcançou o valor médio de 751 pontos, em uma escala de 1000 pontos - uma melhora de oito pontos em relação a 2011.

O VOSS Brasil 2012 classifica a satisfação de propriedade um veículo individualmente por modelo por segmento, assim como por marca de automóvel em geral. A Toyota foi eleita como a marca com a classificação mais alta em relação à satisfação entre os proprietários pelo segundo ano consecutivo, com uma média geral de 829 pontos, um aumento expressivo em relação aos 821 pontos, em 2011. Na sequência da Toyota, na classificação geral de marcas, estão as montadoras coreanas Hyundai (815) e Kia (812), ambas classificadas no estudo pela primeira vez, este ano. A Mitsubishi e a Nissan também fazem uma estreia notável no VOSS deste ano, ambas classificadas acima da média da indústria.

“O compromisso da Hyundai, da Kia, da Nissan e da Mitsubishi com seus clientes resultou em ganhos na participação de mercado ao longo do ano passado”, explica Sederstrom. “No entanto, as expectativas dos clientes estão constantemente mudando, e nenhuma montadora de automóveis pode se dar ao luxo de descansar sobre os louros. Isto é uma verdade tanto para as recém-chegadas no mercado quanto para as quatro grandes tradicionais - Fiat, Volkswagen, Chevrolet e Ford”, reforça o executivo.

A Fiat é a marca que mais se aprimorou no estudo de 2012, ganhando 26 pontos de um ano a outro (754 pontos, em 2012, e 728, em 2011) e classificando-se ligeiramente acima da média da indústria. Esta melhora deve-se, em parte, ao Fiat Siena Fire, que obteve a maior pontuação por modelo (856) e apresentou o mais baixo número de problemas relacionados no estudo por 100 veículos (101 PP100). Uma pontuação PP100 mais baixa significa uma qualidade mais alta.

Além de ter o Siena Fire classificado no mais alto posto no segmento de carros compactos de entrada, a Fiat também ganha prêmios no segmento de veículo para o Mille (sub-compacto) e para o Punto (compacto superior). Os prêmios para outros segmentos do estudo compreendem o Honda Fit (monocabine) e o Toyota Corolla (médio).

O estudo verificou que a relação confiabilidade/durabilidade é de grande consideração na escolha de um modelo entre os proprietários de veículos novos no Brasil. Pouco mais de 50 por cento (51%) dos proprietários de veículos indicaram que esta relação é da maior importância para a compra, seguida de perto pelo consumo de combustível (50%).

“A qualidade do veículo não é uma métrica fundamental, no Brasil, apenas para os fabricantes, mas também para o consumidor”, ressalta Sedestrom. “As marcas asiáticas, em média, reportaram 3.06 problemas, comparado com 3.40 problemas reportados pelos proprietários de veículos de todas as outras marcas, independentemente de onde eles foram produzidos”, finaliza o diretor.

O estudo “2012 Brazil Vehicle Ownership Satisfaction StudySM (VOSS)” baseia-se na avaliação de mais de 7.500 entrevistas online, realizadas com proprietários de veículos no Brasil, após uma média de dois anos com o veículo. A satisfação geral de propriedade se reflete em um índice de pontuação baseado em uma escala de 1.000 pontos, na qual a pontuação mais alta indica o maior índice de satisfação. O estudo foi realizado entre abril e junho de 2012.

J.D. Power do Brasil -Estabelecida em São Paulo em 2010, a J.D. Power do Brasil conduz pesquisas de satisfação de clientes e provê serviços de pesquisa de mercado e de consultoria para a indústria automotiva – fabricantes e revendedores. Informações referentes à J.D. Power do Brasil e seus produtos podem ser obtidas pela internet em [www.jdpowerdobrasil.com].

J.D. Power and Associates-Com sede em Westlake Village, Califórnia, Estados Unidos, a J.D. Power and Associates é uma empresa global de serviços de informações de marketing que provê aperfeiçoamento de desempenho, mídia social e percepções, bem como soluções de satisfação de clientes. As avaliações de qualidade e de satisfação feitas pela empresa baseiam-se nas respostas de milhões de consumidores por ano. Para mais informações sobre revisões de carros e avaliações, seguro de carros, seguros de saúde, classificações de celulares, e mais, visite, por favor, JDPower.com. A J.D. Power and Associates é uma unidade de negócios da The McGraw Companies.

The McGraw-Hill Companies-Em 12 de setembro de 2011, a McGraw-Hill anunciou sua intenção de se dividir em duas empresas abertas: McGraw-Hill Financial, uma provedora líder de conteúdo e de análises para o mercado financeiro global, e McGraw-Hill Education, uma empresa líder em Educação, com foco no aprendizado digital e nos serviços mundiais de educação. Marcas líderes da McGraw-Hill Financial compreendem a Standard & Poor’s Ratings Services, a S&P Capital IQ, a S&P Indices, a Platts Energy Information Services e a J.D. Power and Associates. Com vendas de US $6,2 bilhões em 2011, a corporação tem aproximadamente 23 mil funcionários em mais de 280 escritórios em 40 países. [www.mcgraw-hill.com].

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