Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/08/2012 - 10:23

As tendências da Cirurgia Plástica no mundo

O mercado de cirurgia plástica continua a mostrar um crescimento significativo no mundo inteiro. De acordo com estatísticas divulgadas pela Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS), 13,8 milhões de procedimentos cosméticos (tanto cirúrgico e minimamente invasivo) foram realizados nos Estados Unidos em 2011. As cirurgias mais realizadas foram aumento de mamas, rinoplastia, lipoaspiração, blefaroplastia (cirurgia das pálpebras) e facelifts (cirurgias de face), respectivamente.

Antes considerada elitizada, hoje a cirurgia plástica é acessível às mais diversas possibilidades financeiras. Qualquer um que tenha vontade de mudar algo tem facilidades para a realização do sonho de transformar seu corpo, com as mais variadas formas de financiamento.

No ranking da ISAPS – Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética, o Brasil fechou 2010 como o segundo país com maior número de procedimentos realizados no ano. Na lista de cirurgias como lipoaspiração e rinoplastia, o país chega a ficar em primeiro lugar. Nosso país se tornou referência na área de cirurgia plástica.

Fatores importantes que levaram o Brasil ao posto são o intenso treinamento e constante atualização dos profissionais da área bem como algo peculiar, a criatividade brasileira. O cirurgião plástico brasileiro se permite uma maior autonomia para a realização de sua arte. Utilizamos as mesmas técnicas, porém, com a criatividade de um artista. Hoje, pessoas do mundo inteiro vêm se operar aqui.

Tendência interessante no Brasil e no mundo é o aumento no número de homens procurando a cirurgia plástica, fato provocado pela alta competitividade no mercado de trabalho e pela vaidade masculina. Atualmente homens e mulheres estão à procura da melhora da sua imagem imposta pela mídia. Apesar delas ainda constituírem a maior parte do público, os homens já representam 30% do total de operações que realizo. Normalmente, ele vem junto com a mulher na consulta e, depois da cirurgia, acaba operando também.

Na era da ditadura da beleza, algo que incomoda em nosso meio é a busca pela perfeição a qualquer custo. Nessa hora, é dever do cirurgião explicar o que cabe a uma pessoa ou não. É necessário sensibilidade ao profissional, pois a beleza é subjetiva e o senso de estética de cada um é diferente do outro.

Assim o que é bonito para uma pessoa, às vezes não é para outra. O importante em uma cirurgia é que não tenha cara de “plástica”, mas sim, que fique o mais natural possível. E o principal, jamais priorizar a estética em detrimento a saúde.

.Por: Marcelo Norio Inada, cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e Titular em Oncologia Cutânea. Realiza cirurgia plástica estética e reparadora da face, mamas, contorno corporal e procedimentos estéticos em sua clínica.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira