Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/08/2012 - 09:10

Presença internacional dobra na Bienal do Livro

Com 67 expositores em 2010, passa a 134 nesta edição e participação de quase duas dezenas de autores estrangeiros.

São Paulo – Promovida pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), a 22ª Bienal do Livro de São Paulo começa no próximo dia 9 de agosto, no Anhembi, muito maior. Em relação ao evento de 2010, a edição atual cresceu 100% na representação internacional de expositores e 85% no total de convidados da programação oficial.

A 22ª edição conta com 134 expositores internacionais contra 67 presentes em 2010. Quase duas dezenas de autores estrangeiros já confirmaram presença nos espaços culturais (18 contra 12 autores em 2010). E para as 1.250 horas de atividades da programação oficial foram convidadas cerca de 370 personalidades, como profissionais, acadêmicos, artistas e representantes do mercado editorial, conta que alcançou cerca de 200 no encontro anterior do livro.

No Salão de Ideias -Um dos sete pilares temáticos da Bienal, o espaço tem como atrações, entre outros, Bruno Latour (França) e Mauro Maldonato (Itália), que fazem palestras no dia 10 de agosto.

O autor francês, filósofo e antropólogo, palestra sobre “Páginas de romance”. Ele tem publicados no Brasil “A Vida de Laboratório – Produção dos Fatos Científicos” (Ed. Relume Dumará) e “Jamais Fomos Modernos” (Ed. 34), livros em que aborda relações entre o discurso científico e a sociedade.

O italiano Maldonato, filósofo e psiquiatra, acompanha o educador brasileiro Mário Sérgio Cortella, também filósofo, em um discussão sobre a passagem do tempo, mediada pela historiadora Marta Colabone.

Papo jovem -No dia 17, 15h, o jornalista Angel Sastre, no dia 17, 15h, participa do espaço jovem # Você + Quem = ?, com tema relacionado à adolescência e à economia. Espanhol residente na Argentina, colaborador de diversas publicações jornalísticas, como o espanhol La Razón, Sastre conhece os sonhos que a pobreza rouba dos jovens pela experiência em coberturas jornalísticas em países latino-americanos. Por sua atuação profissional, ganhou em 2010 o Prêmio Larra.

No mesmo palco jovem, o americano Frank Calabrese Jr, ao lado do brasileiro Toni Ventura, participa no dia 17 de agosto da mesa “Família: uma relação tão delicada”. Tema perfeito para o autor de “Operação Segredos de Família” (ed. Zahar), em que ele relata uma história da qual foi personagem real com seu pai: uma operação do FBI contra a máfia de Chicago, um dos mais importantes grupos do crime organizado nos Estados Unidos, que teve entre seus líderes Al Capone.

Além desses destaques, o time de autores internacionais da 22ª Bienal do Livro tem os americanos Thomas Kohnstamm (conhecido pela obra “Autores de Guias de Viagem Vão para o Inferno?”, da Panda Books), Cecily Von Ziegezar (autora da série Gossip Girl) e Sarah Backley-Catwright (de “A garota da capa vermelha”, obra baseada em filme da Warner Brothers); a brasileira que cresceu na França Pauline Alphen, autora de livros infantis e de poesia; e o chileno Alejandro Zambra, romancista e poeta.

E ainda no cenário internacional, o espaço Livros&Cia., dedicado a temas da cadeia produtiva do livro, recebe editores e profissionais estrelados do setor, como o editor americano Jesse Potash, Andrew Lowdinger (Copia/Submarino), Russ Grandinetti (Amazon), Marrie Pellen (OpenEdition), Jean Guy Boin (BIEF), Jana Navratil (Editora Flamarion), Christophe Guias (Payot-Rivagas) e Sabline Dublin (Universidade Charles de Gaulle).

[22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo| Período: 9 a 19 de agosto de 2012| Horário de funcionamento: das 10 às 22h,no Pavilhão de Exposições do Anhembi, Av. Olavo Fontoura, 1.209 – São Paulo – SP|Site: www.bienaldolivrosp.com.br].

Campanha: “Deixe seu Carro em Casa”-Nos terminais de metrô Sé e Barra Funda haverá ônibus gratuito, de ida e volta à Bienal, para os visitantes da Bienal. Valor do ingresso: R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia).

Venda antecipada: pelos sites www.bienaldolivrosp.com.br e www.ingressorapido.com.br (ou nos pontos credenciados, como as livrarias Fnac de todo o Brasil. A unidade Fnac de Pinheiros é o único local para compra sem taxa de conveniência).

Entrada gratuita: professores, profissionais da cadeia produtiva do livro, bibliotecários, estudantes inscritos pelo sistema de visitação escolar programada, maiores de 60 anos e crianças com até 12 anos, mediante apresentação de documento comprobatório.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira