Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/08/2012 - 09:10

Pais e professores se reúnem em Feira Literária para discutir a formação de pequenos leitores


O número de leitores no Brasil está caindo. Pesquisa do Instituto Pró-Livro apontou que hoje os livros são a sétima escolha como passatempo nos momentos livres, depois de atividades como assistir à televisão ou escutar música. Com objetivo de ampliar os esforços de enfrentamento dessa realidade, o Centro Educacional Miraflores - unidades Barra e Laranjeiras, promoverá, durante a 24ª edição da Feira Literária (FLIM), palestra exclusiva para pais e responsáveis, além de educadores. “Nosso desejo é sensibilizar ainda mais as famílias para a importância de estimular nas crianças o hábito da leitura. Por essa razão, além das atividades para os alunos, teremos a palestra ‘Formando Leitores: em casa e na escola’”, informa a coordenadora pedagógica do Miraflores, Eliana Garcia. A FLIM ocorre entre os dias 8 e 11 de agosto e a palestra será realizada no dia 9 de agosto, em Laranjeiras.

Crianças e adolescentes estão lendo menos -A pesquisa “Retrato da leitura no Brasil”, do Instituto Pró-Livro em parceria com o Ibope Inteligência, que teve os resultados divulgados neste ano, mostra que os brasileiros estão lendo menos: em 2007, a parcela de leitores era de 55%; hoje é de 50% da população. Houve também redução de leitura no grupo formado por crianças e adolescentes. Diversos estudos já comprovaram a relação entre o hábito de leitura infanto-juvenil e os estímulos vindos da família. “Se queremos incentivar a boa prática de ler em nossos alunos, precisamos envolver toda a família nesse processo. Os pais têm enorme influência sobre a formação dos pequenos leitores”, acrescenta Eliana sobre a decisão do Miraflores de convidar os pais para uma palestra exclusiva sobre como estimular o gosto pelas obras literárias.

Estratégias -O avanço tecnológico e as múltiplas possibilidades de entretenimento que ele cria são um enorme desafio para o estímulo das crianças no campo da leitura. “Queremos incentivar a leitura não como obrigação para a obtenção de bons resultados escolares, mas principalmente como hobby. O objetivo é que os nossos alunos encontrem na leitura uma fonte inesgotável de prazer. Os benefícios para os estudos serão uma consequência natural dessa atividade”, acrescenta a coordenadora do Miraflores.

No final de junho, antes das férias, houve troca-troca de livros, no qual as crianças puderam escolher livros para levarem para casa durante o recesso escolar. Os pequenos ficaram completamente livres para selecionar os títulos, gêneros e a quantidade de obras. “A escola não impôs nada. Nossa meta era de que a leitura fosse por prazer”, explica Eliana.

O Centro Educacional Miraflores também utiliza tablets em sala de aula, como forma de aproximar o conteúdo das aulas do dia a dia dos alunos, deixando o processo de ensino-aprendizagem mais interessante. "Dessa forma, a criança percebe que essa ferramenta tecnológica também pode ser usada para aprender e para ler", informa Eliana.

A palestra para os adultos durante a FLIM será ministrada no dia 9, às 18h30, pela pedagoga Maria Beatriz Serra, que há mais de 20 anos trabalha para a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) em projetos de promoção da leitura.

A FLIM também vai apresentar textos produzidos pelos próprios alunos do Miraflores - em português e inglês. Outras atividades serão: contação de histórias com fantoches, roda de leitura, atividades de musicalidade infantil, além de conversas com os escritores Ronize Aline, autora do livro “O Dono da Lua” e Israel Felzenszwalb, que escreveu o livro “A terra”.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira