Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/08/2012 - 09:21

AES Tietê investe em robô subaquático para inspecionar usinas hidrelétricas

Tecnologia é pioneira na fiscalização de equipamentos por meio de imagens.

A AES Tietê, braço de geração do Grupo AES Brasil, aposta em alta tecnologia na gestão e manutenção de suas hidrelétricas. A empresa está desenvolvendo um projeto pioneiro, em parceria com o Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Estadual Paulista (Unesp), para a inspeção subaquática dos equipamentos das usinas utilizando o robô ROV, equipamento desenvolvido para expedições subaquáticas. A iniciativa conta com investimento de R$ 1 milhão.

O ROV é uma tecnologia avançada utilizada principalmente pela indústria petrolífera. O robô, que é equipado com câmeras de vídeo e possui sensores operados por controle remoto, tem alto poder de navegação e observação à distância, com capacidade de deslocamento de aproximadamente 300m.

O equipamento irá investigar, analisar e acompanhar o funcionamento das estruturas metálicas das turbinas das usinas da AES Tietê, a fim de evitar problemas. O robô também será usado nas paradas preventivas das unidades geradoras e em inspeções nas barragens e eclusas da empresa.

Para Juliano Nicolielo, engenheiro responsável pelo projeto, com a visualização mais precisa proporcionada pelo ROV será possível verificar, em estágio prematuro, qualquer tipo de problema nas estruturas e equipamentos, evitando consequências que comprometam a operação e a segurança da usina. O robô também permitirá reduzir o tempo de paradas para manutenção e recuperação dos equipamentos.

“A metodologia empregada pela AES Tietê no projeto é pioneira na inspeção, análise e acompanhamento de turbinas por meio de imagens”, afirma Nicolielo.

No Brasil o ROV vem sendo utilizado para a exploração de petróleo em águas profundas, a camada pré-sal. Esta mesma tecnologia foi empregada na exploração do navio naufragado “Titanic”, a quase 4 mil metros abaixo da superfície do mar. Outro marco histórico para os ROVs foi o trabalho de recuperação realizado no Golfo do México, em virtude do vazamento de óleo a 1,5 mil metros de profundidade, em 2010.

Perfil- A AES Tietê é uma das mais eficientes geradoras de energia elétrica do país. Com capacidade instalada de 2.660 MW, a empresa possui nove usinas hidrelétricas e 8 Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) nos Estados deSão Paulo e Minas Gerais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira