Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/08/2012 - 09:21

BRIX completa um ano de operações e faz planos para o futuro

Empresa se prepara para lançar contratos financeiros e foca nas transações de longo prazo.

Rio de Janeiro – A BRIX, plataforma eletrônica de negociação de energia elétrica, completa um ano de operações visando lançar contratos com liquidação financeira e ampliar o volume de negócios de longo prazo, que hoje representa 25% do total transacionado. Desde julho de 2011, foram negociados por meio da plataforma 5 milhões MWh (megawatts-hora), em mais de 4.500 transações, totalizando R$ 500 milhões. A BRIX já movimenta mensalmente energia suficiente para abastecer a cidade do Rio de Janeiro por um mês.

“Esses resultados são excelentes, confirmam a consolidação da plataforma e nos deixam confiantes para avançar rumo à próxima fase da BRIX”, destaca Marcelo Mello, CEO da empresa. Para o executivo, o sucesso é resultado da forte adesão dos agentes do Ambiente de Contratação Livre (ACL) e da confiança no modelo inovador de negociação introduzido no mercado pela BRIX.

“Quando começamos a operar o nosso primeiro desafio foi a mudança de cultura. Antes da BRIX, as negociações eram feitas essencialmente por telefone, contudo, os agentes claramente demandavam transparência e ferramentas mais sofisticadas para gerenciar com maior eficiência o portfólio de energia”, lembra Mello.

Atualmente, a BRIX conta com 120 Participantes, que equivalem a cerca de 250 agentes do ACL, entre consumidores, geradores e comercializadores.

Durante este primeiro ano de operações, os índices de preços e a Curva de Preços Futuros, publicados diariamente pela BRIX, se tornaram importantes referências de negociação, gerenciamento de riscos, marcação a mercado e avaliação de investimentos para as empresas do segmento.

Agora, para aumentar sua participação no mercado de longo prazo, a BRIX aposta nas ferramentas já disponíveis e no lançamento de novos produtos. “Temos uma base sólida e isso nos permite prosseguir com os desenvolvimentos de mercado, como a incorporação de instrumentos financeiros de gerenciamento de riscos, que já são comumente utilizados pelo segmento de energia elétrica no exterior”, ressalta o CEO da BRIX. Entre os novos produtos estão os primeiros contratos financeiros de compra e venda de energia a serem lançados no mercado brasileiro.

A BRIX é a primeira plataforma eletrônica de negociação de energia elétrica, disponível a todos os agentes do Ambiente de Contratação Livre (ACL), que integra os participantes em um leilão permanente e multilateral. A BRIX conta com a tecnologia de ponta desenvolvida pela ICE – Intercontinental Exchange, líder mundial em bolsas de energia e outras commodities. [www.brix.com.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira