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04/08/2012 - 09:21

Dori Alimentos apresenta novos produtos na ABAD 2012 e projeta crescimento de 18% em 2012

Agora com nova fábrica e investimentos em logística, a empresa também fortalece presença no Nordeste, investe no varejo e contraria a tendência de desindustrialização do país.

A Dori Alimentos chega à 32ª Convenção Anual do Atacadista Distribuidor e 15ª Sweet Brasil International Expo, a ABAD, com um portifólio de produtos competitivo e que confirma seu crescimento e tendência de inovação. “Muito mais do que produtos, nossa estratégia é vender emoções como; prazer, alegria e satisfação, proporcionando aos nossos consumidores sempre bons momentos que permitam sonhar de modo a criar e fortalecer as ligações afetivas com todas as nossas marcas”, fala o gerente nacional de Marketing da empresa, Jean Carlos Paiva.

Considerado um dos eventos mais importantes do ramo da indústria alimentícia, varejo, distribuição e prestação de serviços, a ABAD é um espaço importante de geração de negócios para a Dori. Assim, a empresa também aproveita o evento para apresentar todo o seu portfólio de produtos, incluindo opções que associam qualidade nutricional ao sabor, como no caso o Disqueti Semente de Girassol. “Desenvolvemos um produto leve e gostoso, que combina o sabor do chocolate às propriedades da semente de girassol”, explica Jean.

Com um faturamento superior a R$ 500 milhões, a empresa quer ainda crescer em 18% a sua presença no varejo. Para tanto, a companhia baseada em Marília, interior de São Paulo, deu início a um conjunto de ações que visa aumentar de 36% para 47% a sua participação nesse tipo de mercado, que hoje responde por aproximadamente 25% de suas vendas. Com um portfólio de aproximadamente 350 itens (SKUS), a busca pelo aumento do market share no varejo foi iniciada ainda em 2011, com a inauguração de um centro de distribuição na cidade de Maceió, com o objetivo de elevar o nível de serviço da companhia nos estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Além disso, do total faturado em 2011, R$ 46 milhões foram provenientes de exportações. A Dori exporta para todos os países do Mercosul, e também alcança 60 países, incluindo Austrália, África do Sul, parte da Europa e Estados Unidos.

Nova fábrica: Filial 40 – Unidade Amendoim -Outro passo importante da Dori esse ano foi a inauguração de uma nova fábrica de produtos à base de amendoim. A Filial 40 – Unidade Amendoim tem capacidade para produzir de 3 mil toneladas/mês de confeitos doces e salgados de amendoim. Foram investidos R$ 15 milhões em uma instalação de 12 mil m², que abriga 200 funcionários, 150 alocados especificamente na produção. Boa parte desse valor foi usado para a aquisição de equipamentos de ponta, tais como seletoras eletrônicas, torrador e secador contínuo, empacotadeiras e um moderno laboratório de análises, para atender a controles com amostragens bem maiores que o especificado por lei. A nova fábrica também utiliza o conceito sustentável de produção limpa, de fluxo contínuo, com o mínimo de geração de resíduos, alta eficiência e total acessibilidade. Todo esse investimento se justifica, considerando-se que os produtos feitos à base do grão respondem hoje por 24% das vendas líquidas da empresa. Além disso, a Dori é líder de mercado na categoria amendoins, com 22,5% de participação, segundo dados Nielsen de 2009. Soma-se a isso o fato de que a auditoria pesquisa apenas o varejo e a Dori tem 61% das suas vendas no atacado.

A Dori tem 45 anos de tradição, e é uma das poucas marcas brasileiras certificadas com o selo Pró – Amendoim da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), que garante a qualidade dos grãos, suas propriedades nutricionais e condições adequadas para o consumidor. A Dori também integra a lista das 11 empresas parceiras do IAC – Instituto Agronômico de Campinas, que por meio do Fundag desenvolve novas variedades de sementes de amendoins, melhorando a produtividade do Brasil. Fazem parte do portfólio de produtos de amendoins da marca, as linhas Dori e Pettiz. Os amendoins Dori estão disponíveis nos sabores Japonês, Torrado sem pele, Chocolate e Colorido. Já a linha Pettiz traz os tradicionais Pettiz Special tipo Japonês, Torrado e Salgado sem pele, Coberto com Mel, Crocante Natural, Crocante Cebola e Salsa, Crocante Pimenta Vermelha e Crocante Queijo. Também merece destaque a forte presença do amendoim Dori tipo japonês, com embalagem de 200g, no segmento do autosserviço.

Produção sustentável-A longa experiência da Dori na fabricação de produtos à base de amendoim acabou rendendo outra história. Resultado de muito trabalho e investimento em processos sustentáveis de altíssima qualidade, a fábrica-matriz da empresa, em Marília, é dotada de um processo totalmente inovador, que permite a queima da casca de amendoim. Em média, 90% das cascas de amendoim utilizadas na produção da Dori são fornecidas por terceiros e o restante é gerado pela matriz. Todos os fornecedores são rigorosamente escolhidos e precisam ser certificados para trabalhar na Dori.

A empresa também instalou um sistema de lavagem de gases para caldeiras, que reduz as emissões CO2 e possibilita o tratamento de resíduos sólidos lançados na rede de esgoto. Já em Rolândia, no Paraná, a geração de energia renovável é realizada por outros processos de biomassa. A fábrica, que produz cerca de 350 toneladas de doces por dia, está utilizando, desde 2003, o efluente tratado para o projeto de fertirrigação de uma área agrícola de 150 mil metros quadrados, destinada ao plantio de feno e eucaliptos. A extração de matéria-prima (cavacos de madeira) serve para abastecer as caldeiras da fábrica, enquanto o feno é utilizado por criadores de cavalos da região.

Mercado voluntário de crédito de carbono -Com estas iniciativas, um novo horizonte surgiu nos planos de negócios da Dori, que está se capacitando para vender créditos de carbono no mercado voluntário. O projeto de certificação e aquisição dos créditos de carbono está sendo acompanhado pela consultoria CantorCO2 e a estimativa é que a empresa já tenha acumulado 80 mil créditos com a redução de emissões de gases do efeito estufa.

Para alcançar esse desempenho, a empresa investiu R$ 179.947,41 até o momento, do orçamento total aprovado de R$ 2,5 milhões, para a reformulação de muitos processos nas unidades de Marília e Rolândia. A iniciativa permitiu a troca de combustível fóssil pela queima de biomassa.

Inovação-A preocupação em inovar sempre fez parte do dia a dia da Dori. A empresa tem investido fortemente em pesquisa e desenvolvimento como parte dos planos de crescimento para a próxima década e, nesse sentido, acaba de firmar parceria com o Instituto de Tecnologia de Alimentos – ITAL, uma das instituições mais reconhecidas deste segmento. A iniciativa está diretamente relacionada ao foco no desenvolvimento de processos produtivos, linhas de produto e projetos inovadores com o objetivo de reforçar o seu DNA de inovação.

A partir desta parceria, a Dori passa a ter o apoio do ITAL com relatórios técnicos de avaliações de tendências de inovações através da metodologia do “Radar Tecnológico”, que tem como base o mapeamento de tendências do mercado no que se refere a produtos e processos. A parceria envolve patrocínio, exposições e seminários do setor de alimentos, reuniões de apoio com o setor de PD&I da instituição e a realização de workshops exclusivos para apresentação dos resultados de Tendências e Inovações da empresa.

.[ABAD 2012, de 06 a 09 de agosto, no Riocentro - Exhibition & Convention Center ,Av. Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ |http://www.abad2012rio.com.br].

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