Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/08/2012 - 09:32

Paula Klien inaugura ‘EdIble na Galeria BNDES


A ideia de Edible nasceu acidentalmente numa incursão de Paula Klien pela Floresta da Tijuca. Ela pretendia apenas registrar um microcosmo da vastidão de espécimes botânicas do parque, quando inesperadamente desabou uma tempestade. Em meio ao caos na maior floresta urbana do planeta, coberta de lama e tendo como abrigo uma jaqueira, ela teve ali um insight do que seria seu próximo trabalho como fotógrafa. A opulenta e farta figura de uma jaca foi o fio condutor de um trabalho que parte do amplo conceito de alimento para abordá-lo sob diversas perspectivas, desde a mais utilitária até o plano metafísico:

- A exposição diz respeito a tudo que pode ser alimento para o corpo, para a alma e para o coração. Abordo os alimentos que são combustíveis para que o corpo funcione e seja saudável e os que são essenciais para a felicidade sentimental e espiritual do ser humano. E o tempo todo neste processo (me) proponho questionamentos. Afinal, de que você se alimenta? Você tem fome de quê? O que te faz mover? O que você precisa para ser feliz? – define Paula.

Embora a fotografia seja, em primeira instância, a expressão escolhida para se dar vida a ‘Edible’, há aqui um diálogo direto com várias outras manifestações artísticas. Uma fusão que reflete o próprio trabalho de Paula Klien, uma artista múltipla que sempre atuou em diferentes segmentos, seja na música, na dança, nas artes plásticas, ou de que maneira for: “Poesia e literatura. Teatro e cinema. Música e dança. Arte, arte, arte! Quem se alimenta de arte não pode ter alma pequena”, afirma ela. Isto é muito nítido tanto em ‘Edible ‘, quanto ao longo de sua carreira, uma vez que nunca se constrangeu em utilizar-se dos mais diversos meios e recursos – ou devorá-los, seguindo à risca a máxima oswaldiana - para tornar plena sua vivência artística em cada momento.

Edible é o terceiro trabalho solo de Paula Klien com fotografia. Anteriormente, fez a primeira exposição individual da carreira, ‘Gatos e Sapatos’ (2007), em que retratava o homem em situações de submissão (segundo ela, “uma sátira aos homens com inversão de papéis”); e também lançou seu primeiro livro, o comentado ‘It’s Raining Man’ (2010), que trazia personagens como Reynaldo Gianecchini, Marcello Antony, Alexandre Borges, Eduardo Moscovis, entre outros. Paula teve ainda suas obras expostas na Bienal de Firenze, em2011, e também na última edição da Bienal de Roma.

A exposição Edible conta com nomes de peso como o único arquiteto do movimento modernista inicial vivo, Oscar Niemeyer, que com exclusividade disse para a fotografa que aos 104 anos se alimenta de trabalho! Fernanda Machado, atriz, posou para Paula Klien representando a água, o alimento universal.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira