Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/08/2012 - 06:24

Roberto Macedo recebe o prêmio “Economista do Ano” de 2012


Distinção é concedida pela Ordem dos Economistas do Brasil a profissionais da área que se destacam por sua contribuição ao desenvolvimento do país e à reflexão crítica sobre a complexidade da sociedade na sua dimensão econômica.

São Paulo – O professor Roberto Macedo, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEAUSP), ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, receberá no próximo dia 13 em São Paulo o prêmio “Economista do Ano”, concedido pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB) a profissionais da área que se destacam por sua contribuição ao desenvolvimento do país e por estimular a reflexão crítica sobre a complexidade da sociedade na sua dimensão econômica.

Macedo foi indicado por economistas de todo o Brasil para fazer parte de uma lista com quatro nomes e eleito pelos associados da OEB. Além de professor, Macedo foi chefe do Departamento de Economia e diretor da FEAUSP.

“Realizado pela OEB em parceria com o Conselho Regional de Economia de São Paulo, o prêmio ‘Economista do Ano’ é um tradicional reconhecimento aos profissionais da área econômica”, diz o presidente da OEB e do Corecon-SP, professor Manuel Enriquez Garcia, da FEAUSP.

Roberto Macedo, "Economista do Ano"-A lista de economistas que receberam o prêmio inclui nomes como Milton Improta, Raul Prebisch, Celso Furtado, Roberto de Oliveira Campos, Antonio Delfim Netto, Mário Henrique Simonsen, Gustavo Franco, José Roberto Mendonça de Barros, Armínio Fraga, Aloísio Mercandante Oliva, Persio Arida, Eduardo Giannetti da Fonseca, José Alexandre Scheinkman, André Lara Resende, Luciano Coutinho e o atual ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Roberto Macedo-Titulação acadêmica: Economista pela FEAUSP, onde concluiu o curso em primeiro lugar recebendo os prêmios Gastão Vidigal e Shell Brasil. Mestre e doutor em Economia pela Universidade Harvard (EUA), na qual foi assistente de professor titular.

Atividades profissionais: É consultor econômico e de ensino superior. Foi professor titular, chefe do departamento de Economia e diretor da FEAUSP. Lecionou na Universidade Mackenzie, foi professor visitante nas universidades de Kobe (Japão), Internacional da Florida (EUA) e fez pós-doutorado na universidade de Cambridge, Inglaterra. É assessor da Faculdade de Economia da FAAP, na qual é editor da Revista de Economia & Relações Internacionais. No governo federal, entre outros cargos foi secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, presidente do IPEA e membro da equipe que negociou a dívida externa com o FMI e governos de outros países. No governo estadual é conselheiro administrativo da Nossa Caixa Desenvolvimento, Agência de Fomento do Estado. Foi diretor de pesquisas da FIPE, funcionário do Banco do Brasil, economista do Banco Central, presidente da Eletros (associação do setor de eletroeletrônicos de consumo), e do Sindigás (de distribuidores de gás liquefeito de petróleo), consultor do IBGE, BID, Banco Mundial e da OIT. Atuou como editorialista e membro do conselho editorial da Folha de S. Paulo, comentarista econômico do Jornal da Record News, apresentador do programa Caminhos da Economia, da Rede Vida de Televisão, e é articulista do jornal O Estado de S. Paulo. Coordena o Conselho de Economia da Associação Comercial de S. Paulo (ACSP).

Participação em entidades profissionais: É registrado no Corecon-SP, do qual recebeu a Comenda Ministro Mário Henrique Simonsen. Foi presidente da Ordem dos Economistas do Brasil em duas gestões e membro do Comitê Latino Americano da Econometric Society. É CFP® (Certified Financial Planner), certificação internacional do Financial Planning Standards Board, outorgada no Brasil pelo IBCPF (Inst. Bras.de Certificação de Planejadores Financeiros), ligado à Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais).

Publicações, entre outras: Os Salários na Teoria Econômica. Rio de Janeiro: IPEA/INPES, 1982; “Indexation of Wages and Inflation: The Recent Brazilian Experience”, em Rudiger Dornbusch and Mario Simonsen, organizadores, Inflation, Debt and Indexation. Cambridge: MIT Press, 1983; Seu Diploma, sua Prancha – Como Escolher a Profissão e Surfar no Mercado de Trabalho. São Paulo: Saraiva, 1998; “Macroeconomic volatility and social vulnerability in Brazil: the Cardoso government (1995-2002) and perspectives.”Financiamento del Desarollo Series, 132 (Junho). Santiago: Nações Unidas – CEPAL, 2004; “Os Efeitos da Privatização sobre o Desempenho Econômico e Financeiro das Empresas Privatizadas”, em co-autoria, Revista Brasileira de Economia, Vol. 59, nº 2 (Abril-Junho, 2005); “Fundamentos para a Reformulação da Política Macroeconômica”, Digesto Econômico, Ano LXV, nº 461 (Agosto, 2010), texto integrante da coletânea Para o próximo Presidente, de 35 artigos de diversos autores, cujo preparo coordenou entre 2009 e 2010 para a ACSP.

FEAUSP -A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEAUSP) é uma instituição pública de ensino e pesquisa conhecida no país e no exterior pela excelência de seus cursos, pela qualidade de sua produção acadêmica e pelos inúmeros serviços prestados à comunidade. Na linha de frente das instituições que formam economistas, administradores e especialistas em contabilidade e atuária no Brasil, a FEAUSP pauta suas atividades pelos elevados padrões da Universidade de São Paulo e alia o conhecimento sobre a realidade brasileira ao referencial teórico e metodológico dos mais avançados centros de conhecimento internacionais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira