Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/10/2007 - 08:08

Finalistas do Prêmio Santander de Ciência e Inovação

Os vencedores das melhores pesquisas científicas serão anunciados no dia 29 de novembro, em Brasília.

São Paulo – Está disponível a relação dos 15 finalistas regionais do Prêmio de Ciência e Inovação, no endereço www.universia.com.br/premiosantander. Os candidatos selecionados serão contemplados com troféu e certificado, durante cerimônia regional. Os vencedores da 3ª edição serão anunciados no dia 29 de novembro, em Brasília, e também serão divulgados no portal Universia (www.universia.com.br).

Os 15 finalistas pertencem as seguintes universidades: Álvaro Cantini Nunes e Mark Alan Junho Song, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Antonio Carlos Martins de Camargo e Eugênio Akihiro Nassu, da Universidade de São Paulo (USP); Artur de Souza Moret, Eduardo Galembeck, Eduardo José de Arruda e Erich Vinicius de Paula, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Carlos Alejandro Figueroa, da Universidade de Caxias do Sul (UCS); Demercil de Souza Oliveira Junior, da Universidade Federal do Ceará (UFC); Diógenes Santiago Santos, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Jacques Duílio Brancher, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Leda dos Reis Castilho, Patrícia Valente da Silva e Richard Magdalena Stephan, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Os trabalhos foram avaliados por uma comissão de pesquisadores, sob a coordenação do professor e pesquisador Adolpho Melfi, Vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Realizado pelo Santander, com o desenvolvimento e a gestão do Universia Brasil, o Prêmio Santander de Ciência e Inovação visa estimular a pesquisa científica no meio acadêmico.

Além da premiação final nacional, onde serão divulgados os vencedores, em Brasília, em novembro, haverá a entrega dos Prêmios regionais aos finalistas, em outubro, nos seguintes estados: Rio de Janeiro (abrangerá os candidatos do estado do Rio de Janeiro, do estado do Espírito Santo, do interior do estado de São Paulo e de todos os estados do Nordeste), em São Paulo (candidatos da capital e do litoral de São Paulo e do Grande ABC paulista e dos estados do Centro-Oeste e do Norte) e em Porto Alegre (candidatos residentes em todos os estados do Sul do Brasil e de Minas Gerais).

Todos os finalistas de cada uma das três regiões, receberão um troféu e um certificado de participação, em solenidades que ocorrerão em outubro em local e data a serem informadas posteriormente no endereço: www.universia.com.br/premiosantander. Na final, os vencedores serão contemplados com o prêmio no valor de R$ 50 mil, além do certificado e do troféu. | www.universia.com.br/premiosantander

Neste site também será possível acessar informações das duas edições anteriores dos Prêmios Santander — 2005 e 2006 —, com depoimentos dos vencedores, discursos das autoridades presentes nas cerimônias de premiação, matérias publicadas na imprensa, entre outras.

Os Prêmios Santander: Prêmio Santander de Ciência e Inovação - O Prêmio de Ciência e Inovação, dividido em três categorias - Indústria, Tecnologia da Informação e Comunicação, e Biotecnologia -, premia pesquisadores-doutores que produzirem as melhores pesquisas científicas de caráter tecnológico-inovador. O vencedor de cada categoria receberá R$ 50 mil.

Para a definição dos projetos finalistas do Prêmio Ciência e Inovação serão considerados os objetivos gerais e específicos na área de aplicação do projeto, infra-estrutura física e humana disponível para sua implantação, o valor agregado para a organização, o impacto social e ambiental, potencial para a geração de riqueza, viabilidade técnica e financeira, indicadores dos resultados esperados (quantitativos e qualitativos) e o caráter inovador.

A avaliação e o julgamento dos projetos serão realizados por uma comissão de pesquisadores vinculados a instituições científicas, sob a coordenação do professor e pesquisador Adolpho Melfi, Vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Os dois Prêmios tem o apoio institucional do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e da Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores).

Prêmio Santander de Empreendedorismo - O Prêmio Santander de Empreendedorismo é destinado a graduandos e pós-graduandos que desenvolverem o melhor plano de negócios, com prêmios de R$ 50 mil para o vencedor de cada uma das quatro categorias: Indústria, Tecnologia da Informação e Comunicação, Biotecnologia, e Cultura e Educação.

Todos os planos que concorrerem ao Prêmio Empreendedorismo serão avaliados pela inovação, coerência estratégica, viabilidade técnica e financeira, potencial para a geração de riqueza, análise de impactos social e ambiental e indicadores dos resultados esperados (quantitativos e qualitativos). A seleção e validação dos projetos estão sob a responsabilidade do professor e consultor Fernando Dolabela e do professor Afonso Cozzi, do Núcleo de Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral.

Perfil da Universia - A Universia é uma rede de cooperação universitária que reúne 1.056 instituições de ensino superior na América Latina e Península Ibérica, e tem como parceiro financeiro-estratégico o Grupo Santander. A Rede Universia atua em três eixos estratégicos: desenvolvimento da Sociedade do Conhecimento, apoio à Relação Universidade e Empresa e o fortalecimento da Mobilidade e Internacionalização.

O objetivo da Rede Universia é contribuir com serviços de valor agregado às universidades, apoiando o desenvolvimento de projetos comuns e a geração de novas oportunidades para a comunidade universitária, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento sustentável dos países onde a Universia está presente.

O principal elemento integrador desta rede é o portal Universia, que desenvolve conteúdo e serviços gratuitos para o meio acadêmico, em línguas portuguesa e espanhola. O Portal está presente em 11 países: Espanha, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Porto Rico, Portugal, Venezuela e Uruguai, congregando aproximadamente 78% do público universitário.

Lançado no Brasil em março de 2002, o portal Universia (www.universia.com.br) conquistou em cerca de 5 anos, a parceria com 246 universidades, alcançou a marca de 1,9 milhão de usuários cadastrados e uma média mensal de 900 mil navegadores únicos (Fonte: Nielsen//NetRatings).

As informações e os produtos atendem aos pré-universitários, universitários, pós-universitários, docentes, gestores e pesquisadores das instituições de ensino superior. Além de conteúdo, são oferecidos serviços relevantes para o público universitário, tais como: estágios e programas de trainee, cursos on-line, webmail, salas de aula virtuais, e informações sobre bolsas de estudo, intercâmbio, empreendedorismo, pesquisa científica, carreira, entre outros.

O Santander no Brasil - O Santander tem ativos totais de R$ 123,6 bilhões, R$ 130,5 bilhões de captações totais, que inclui recursos de terceiros administrados - R$ 34,3 bilhões em depósitos e R$ 52,1 bilhões em fundos de investimentos -, 7,8 milhões de clientes e conta com uma rede de mais dois mil pontos-de-venda, entre agências e postos de atendimento.

Grupo Santander no mundo - O Santander (SAN.MC, STD.N) é o primeiro da Europa do Euro por capitalização em bolsa e o sétimo do mundo em lucro. Fundado em 1857, tem € 885 bilhões em ativos, administra mais de € 1 trilhão em fundos, tem mais de 69 milhões de clientes, 11 mil agências e está presente em 40 países. É o principal grupo financeiro da Espanha e da América Latina e desenvolve uma importante atividade de negócios na Europa, região em que alcançou uma presença destacada no Reino Unido, por meio do Abbey National, assim como em Portugal. É líder em financiamento ao consumo na Europa, por meio do Santander Consumer, com presença na Alemanha, Itália, Espanha e em outros nove países europeus. No primeiro semestre de 2007, registrou lucro líquido de € 4,45 bilhões, 39% a mais do que o registrado no mesmo período do ano anterior.

Na América Latina, o Grupo Santander é a franquia bancária líder, administrando volumes de negócio de aproximadamente US$ 200 bilhões (créditos, depósitos e fundos de investimento e de pensão) por meio de 4,4 mil agências. Entre janeiro e junho deste ano, o Santander teve lucro líquido de US$ 1,8 bilhão na região, volume 28% superior ao apresentado no primeiro semestre de 2005.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira