Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/08/2012 - 08:40

NYT destaca atração de indústrias de produtos eletrônicos pelo Brasil

Em extensa matéria de sua edição do dia 05 de agosto (domingo), o New York Times cita o êxito da estratégia do governo brasileiro para trazer ao país fábricas de produtos eletrônicos, como é o caso da Foxconn, que está produzindo iPads na planta no interior de São Paulo. A reportagem ocupa quase oito páginas na edição digital do jornal norte-americano. Trata-se de uma ampla análise sobre as alternativas de que os Estados Unidos podem lançar mão para recuperar empregos industriais em tecnologia, que deixaram escapar para os países asiáticos.

O NYT lembra que na década de 1980 o governo americano conseguiu estimular os fabricantes japoneses de veículos a construir fábricas nos Estados Unidos. Foram adotadas medidas de natureza comercial e fiscal, apoiadas pelo governo e pelo Congresso. O resultado é que hoje os japoneses e outros estrangeiros produzem mais de 40% do total dos carros fabricados nos Estados Unidos, sendo responsáveis por 95 mil empregos diretos, além de centenas de milhares de outros no setor de peças

O jornal ouviu especialistas, empresários, consultores, funcionários do governo Obama e de governos passados que discutiram a viabilidade de o mesmo ocorrer na área da tecnologia. Como se sabe, as grandes marcas como Apple, Dell e HP não montam seus produtos no país e contratam indústrias de países asiáticos para montagem de seus aparelhos.

Brasil dá o exemplo -É nesta discussão que entra o exemplo da política do governo brasileiro de estimular a indústria tecnológica e forçar a realocação dos empregos no país. O jornal diz que o Brasil, como os Estados Unidos, é um grande mercado, o terceiro maior depois da China e dos Estados Unidos.

O jornal ouviu o secretário de Política de Informática do MCTI, Virgílio Almeida, que disse que um dos objetivos dessa política é fazer com que componentes de alta tecnologia, como displays e semicondutores, passem a ser fabricados no Brasil, reduzindo o déficit comercial e desenvolvendo-se a criação de uma robusta indústria brasileira na área.

O secretário disse ainda que o segmento tem alta prioridade na política industrial brasileira e faz parte do Plano Brasil Maior. “O Brasil desenvolveu políticas específicas para fomentar a pesquisa, desenvolvimento e produção industrial”, disse Virgílio Almeida ao jornal americano.

O NYT historia todos as etapas da negociação com a chinesa Foxconn desde a visita da Presidenta Dilma Rousseff à Ásia, em abril de 2011, e a rapidez com que o governo brasileiro agiu tão logo recebeu o sim da Foxconn para produzir aparelhos da Apple no Brasil, onde já produziu para a Dell, Sony e HP.

A nova fábrica da Foxconn, localizada em Jundiaí, São Paulo, tem hoje mil empregados, e pode empregar mais, de acordo com o jornal. Ainda segundo o NYT, nem a Apple nem a Foxconn quiseram se pronunciar sobre as especificidades da fábrica brasileira.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira