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10/08/2012 - 08:53

Algar Telecom anuncia Ebitda de R$ 108,6 milhões

O Ebitda apurado pela companhia no 2º tri é 8,5% maior ao do mesmo período do ano anterior.

Uberlândia - A Algar Telecom, empresa de telecomunicações do Grupo Algar, registrou Ebitda de R$ 108,6 milhões no 2º trimestre de 2012. O resultado é 8,5% maior que o apontando no mesmo período do ano passado. A receita bruta registrada, entre os meses de abril e junho, foi de R$ 577,8 milhões e receita líquida de R$ 449,2 milhões, com ganhos de 7,8% e 6,6% respectivamente.

"Os resultados do trimestre refletem a política de diversificação das fontes de receita da Algar Telecom. A companhia tem trabalhado nos últimos anos para oferecer aos seus clientes pacotes que integram telefonia fixa e móvel, banda larga e TV por assinatura e, ao mesmo tempo, manter uma política sólida de investimentos que permitem a sustentação desta estratégia", afirma a diretora financeira e de relações com investidores, Tatiane Panato.

A Algar Telecom registrou a adição de 318 mil unidades geradoras de receita nas atividades de telecomunicações, totalizando cerca de 2,2 milhões, com crescimento de 17,2% na comparação com o 2º trimestre de 2011. Destaque para a variação positiva de 27,8% nos clientes de banda larga, que passaram a totalizar 379 mil.

No trimestre, a Algar Telecom realizou investimentos da ordem de R$ 81,1 milhões para sustentar o desenvolvimento das suas linhas de negócios. Destacam-se como destinos dos recursos os produtos de voz e dados (28%), os negócios em BPO/TI (14%), produtos de banda larga (12%), TV por assinatura (7%) e a expansão para novas cidades de Minas Gerais (5%).

Banda larga - No serviço de internet fixa, a base de clientes avançou 25% e passou a contar com 316 usuários. A receita gerada foi de R$ 58,3 milhões, o que indica ganho de R$ 12,6 milhões ou 27,7%. O desempenho foi impulsionado pela venda de pacotes. A tendência de crescimento da demanda pelo acesso à internet nas residências e a estratégia da companhia para capturar os benefícios desse mercado permitiram esses resultados.

Em banda larga móvel (3G), o aumento de 44% na base de clientes, somado à evolução positiva de 3,4% no tíquete médio, proporcionou receita de R$ 7,4 milhões, um avanço de 48,9%. Ao final do período, o serviço respondia por 9,7% do total das receitas geradas com telefonia móvel.

TV por assinatura - A venda de pacotes no 2º trimestre proporcionou aumento de 12,7% no número de clientes. Com isso, o número de clientes atingiu 105 mil. A venda de canais em alta definição, iniciada ao final de 2011, continuou a se intensificar. A maior base atraída pelos pacotes de serviços da Algar Telecom foi responsável por receita de R$ 20,4 milhões.

Telefonia fixa - Ao final de junho de 2012, o número de linhas fixas era de 1 milhão, 19,1% maior que do 2º trimestre de 2011. Na área de autorização, na qual o foco da Algar Telecom é a oferta de soluções de voz e dados ao mercado empresarial, o aumento do número de terminais foi de 40,4%. Na área de concessão - formada por 87 municípios de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás - as linhas fixas somavam 733 mil, 12,8% superiores.

Telefonia móvel - A base de clientes do serviço móvel alcançou 673 mil, número 10,2% superior. A evolução se deu em igual proporção entre os clientes pós-pagos, que passaram de 190 mil para 209 mil, e os clientes pré-pagos, que aumentaram de 421 mil para 464 mil. A receita bruta somou R$ 76,5 milhões.

Dados na área de autorização - Juntamente com os serviços de voz, a companhia oferece soluções de dados ao mercado empresarial da área de autorização. Priorizando diferencial na qualidade e no padrão de relacionamento com o cliente, a receita bruta desses serviços avançou 22,9%, atingindo R$ 90,5 milhões.

Somadas à oferta de voz para este mercado, a receita deste mercado alcançou R$ 113,8 milhões, crescimento de 26,1%. Diferentes fatores positivos contribuíram para o desempenho, como sucesso da estratégia de vendas em condomínios, crescimento da base de Rede Privada VPN em 30%e ampliação da base de clientes Linha Privada Ponto Multi-Ponto em 7%.

BPO/TI - A entrada de novas operações, o aumento do escopo de contratos e reajustes contratuais nas operações contribuíram para o avanço de 17% da receita do segmento. Assim, estas somaram R$ 113,5 milhões. Os serviços de TI, que representam 23% do total, foram os que apresentaram maior evolução, 52,4%. Os serviços de BPO (terceirização de processos de negócios) cresceram 12,9%.

Negócios complementares - A receita bruta consolidada gerada pelo segmento somou R$ 32,8 milhões, 12,9% maior, positivamente impactada pelos negócios de engenharia de telecomunicações. Esta evolução reflete o aumento de escopo de contratos em vigor além de novos contratos firmados ao longo do trimestre. Nesta frente, a Algar Telecom possui diversas unidades de negócios espalhadas pelo Brasil, com mais de 20 mil km de rotas ópticas implantadas e mais de 23 mil km sob sua manutenção.

Algar Telecom -Diferenciada pelo atendimento eficaz e uso de tecnologias inovadoras, a Algar Telecom, detentora da marca CTBC, oferece telefonia fixa, celular, internet banda larga (3G e ADSL), comunicação de dados, TV por assinatura (DTH e cabo) e código 12 de longa distância nacional e internacional. Para ao mercado corporativo a empresa ainda oferece serviços de TI e serviços diferenciados de gerenciamento.

Com mais de 800 mil de clientes, a Algar Telecom atua há mais de 58 anos no mercado e hoje está presente nas principais regiões do Brasil, como Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná.

Grupo Algar -A Algar é um grupo empresarial brasileiro empreendedor fundado há 82 anos. Hoje, a atuação da Algar se estende para todo o Brasil nas áreas de TI/Telecom, Agro, Serviços e Turismo. O nome Algar vem das iniciais do seu fundador, Alexandrino Garcia. Com receita de R$ 2,6 bilhões em 2010, o Grupo possui mais de 20 mil associados e dois milhões de clientes.

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