Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/10/2007 - 08:26

Fras-le utiliza papel reciclado nas embalagens

A cadeia produtiva está envolvida em práticas de sustentabilidade e responsabilidade social.

Dentro de sua política ambiental, a Fras-le, de Caxias do Sul (RS), avança em iniciativas que visam o desenvolvimento sustentável vinculadas aos seus produtos, como é o caso das embalagens dos produtos para os mercados nacional e internacional que, desde 2005, passaram a usar em parte da composição papel reciclado.

As caixas em papelão pardo, apresentam 89% de papel reciclado e 11% kraft (virgem) e as bandejas em papelão branco possuem 76% de reciclado e 24% kraft. As etiquetas de lonas utilizam papel-cartão duplex composto por aproximadamente 90% de fibras recicladas. As ações ambientais nesta área visam valorizar os recursos naturais e a preservação do meio ambiente, pois incorporando papel reciclado nas embalagens, a Fras-le contribui com o planeta e toda a cadeia produtiva.

Neste contexto, a Fras-le, uma das cinco maiores fabricantes mundiais de matérias de fricção conta com fornecedores de embalagens ecologicamente corretas e comprometidas com a sustentabilidade. A Trombini, instalada em Farroupilha (RS), fornecedora de embalagens de papelão ondulado, instalou sistemas de medição de vazão nos setores produtivos, o que acarretou uma redução de 70 m³/dia no consumo de água e através do reuso, a redução em 65% o consumo de água potável. Os investimentos em inovação tecnológica, contribuíram para a redução dos índices de refugo (geração de resíduos) em 15%. Na área de tratamento de efluentes ocorreu a redução de 30% na geração de lodo. Além disso, a troca do combustível por gás natural, utilizado na caldeira, reduziu em quatro vezes as emissões atmosféricas. Tais medidas levaram a empresa buscar a certificação ambiental. A Trombini, de Fraiburgo (SC), que produz a bobina de kraft e fornece matéria-prima para a unidade de Farroupilha, conquistou o Prêmio Expressão Ecologia e o Prêmio Fritz Muller. A unidade da empresa em Canela, que fornece a bobina reciclada, utiliza resíduo de serraria como combustível na geração de vapor, posteriormente, as cinzas resultantes da queima, são reutilizadas na agricultura. Além disso, a empresa realiza a reciclagem de embalagens tipo TetraPak.

A Cartonagem Dal Picoli, de Caxias do Sul (RS), também está atenta à redução dos impactos ambientais e já recicla 100% dos resíduos de papelão. Nos últimos dois anos com medidas de conscientização, reduziu em 20% o consumo de energia elétrica. Recentemente a empresa visando restaurar a mata original no terreno da empresa realizou o plantio de 300 mudas de árvores nativas. Outra empresa caxiense, a Brazicolor Indústria Gráfica Ltda, que fornece as etiquetas das embalagens Fras-le conquistou o Prêmio Gráfica Verde, que consiste em desenvolver o gerenciamento ambiental visando a preservação do meio ambiente e adequação das empresas à legislação. Em 2001, a Brazicolor implantou a Estação de Tratamento de Efluentes, com capacidade de 800 litros por dia, onde o efluente final (tratado) é lançado nas galerias que conduzem ao Rio Tega e os flocos (lodo) ficam armazenados num tanque de filtragem para eliminar o excesso de água. Quanto aos resíduos sólidos, a empresa procura reduzir a geração e busca aproveitar ao máximo a matéria-prima, reutilizando materiais como tintas e reciclando o lixo seletivo através da separação de resíduos. Para os produtos Fras-le, foi feito uma adaptação no formato das pontas das etiquetas, diminuindo a geração de resíduos em 7%.

A Fras-le reafirma a proposta de que empresa ambientalmente responsável deve gerenciar suas atividades de maneira a identificar os impactos sobre o meio ambiente, buscando minimizar aqueles que são negativos e amplificar os positivos. Dentro desta política, foi a primeira empresa fabricante de materiais de fricção do Brasil a obter a certificação pela norma ISO 14001, o que representa o compromisso com a sustentabilidade, responsabilidade social e melhoria ambiental, econômica e financeira, chamada de ecoeficiência. A Fras-le busca soluções ambientalmente adequadas e mantém parcerias nos negócios com empresas igualmente comprometidas com a redução do impacto ambiental.

Cerca de 40% do lixo urbano é papel. A reciclagem industrial de papel atualmente recupera 30% dos papéis descartados no Brasil. Cada tonelada de papel reciclado economiza, em média: - 60 eucaliptos adultos (conforme o processo industrial usado) | - 50% da água usada na fabricação normal (ou 30.000 litros) | - o volume de cerca de 3 metros cúbicos nos lixões e aterros | - 2,5 barris de petróleo.

A reciclagem do papel também gera menos poluição da água (65%) e do ar (26%) do que a fabricação a partir da celulose virgem.

A fabricação de 1 tonelada de papel reciclado usa apenas 66% da energia necessária à fabricação da mesma quantidade de papel virgem (5 mil kw).

.O papel reciclado pode ser aplicado em caixas de papelão, sacolas, embalagens para ovos, bandejas para frutas, papel higiênico, cadernos e livros, material de escritório, envelopes, papel para impressão, entre outros. A reciclagem do papel é tão importante quanto sua fabricação.

*O papel foi inventado no ano 105 a.C. pelo Chinês T'sai Lun a partir de fibras vegetais diversas. O vegetal era deixado submerso em água e depois batido para ter suas fibras soltas e dispersas na água, podendo assim, serem usadas na fabricação do papel. Apesar de muita tecnologia ter sido incorporada ao processo de obtenção das fibras celulósicas, o processo de fabricação do papel continua sendo o mesmo, bem como sua matéria-prima básica, a fibra celulósica. Atualmente a matéria-prima vegetal mais utilizada para a fabricação de papel é a madeira obtida em áreas de reflorestamento (na sua maioria, eucalipto e pinus). Estas matérias-primas são hoje processadas química ou mecanicamente, ou por uma combinação dos dois métodos, gerando o que denominamos "pasta celulósica". A pasta celolúsica também pode ser obtida através da reciclagem do papel.

O ciclo da reciclagem:1. O papel usado é separado do lixo e vendido a sucateiros que o separa de acordo com o seu tipo | 2. Remove-se os objetos como clips, grampos e plásticos e o papel é arrumado em grandes pacotes chamados "fardos" que são enviados para as indústrias papeleiras | 3. Os fardos são cortados em tiras e carregados por uma esteira até um enorme tanque de água quente chamado "hidropulper", que corta e agita o papel até ele se transformar numa pasta de celulose | 4. A água é retirada da polpa por drenagem, eliminando-se também por esse processo impurezas como fibras ou arames | 5. Produtos químicos e corantes podem ser adicionados à polpa antes dela ser processada na máquina da fazer papel. Esses aditivos servem para dar a cor final ao papel ou para torná-lo lustroso, mais forte ou mais branco | 6. A polpa preparada é jogada sobre uma tela de arame que funciona como peneira. A água passa através das malhas deixando somente as fibras agregadas que se transformarão no papel | 7. A água deixada nas fibras é prensada e o papel é secado por meio de muitos rolos e pesados cilindros aquecidos a vapor | 8. A superfície do papel é alisada através de rolos de ferro | 9. O papel é enrolado em bobinas e está pronto para ser utilizado novamente.

Benefícios da reciclagem: Economia de recursos naturais como matéria-prima (madeira), energia e água:1 tonelada de papel reciclado evita o corte de 20 árvores; - A fabricação de 1 tonelada de papel reciclado usa apenas 66% da energia necessária à fabricação da mesma quantidade de papel virgem (5 mil kw); - Com a utilização de aparas na fabricação de papel, reduz-se de 10 a 50 vezes a quantidade de água usada no processo com celulose virgem.

Papéis não-recicláveis: papel vegetal | papéis impregnados com resinas sintéticas, betume, etc. | papel carbono | papel sanitário usado (higiênicos, guardanapos, lenços) | papel e cartão revestidos com substâncias impermeáveis | papel sujo e engordurado. | www.institutorecicle.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira