Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/08/2012 - 08:13

Culinária sustentável

No município de Crateús, no interior do Ceará, um evento especial mostra que é possível unir o sabor da comida com a sustentabilidade. Promovido pela Associação Caatinga, a Feira Gastronômica de Forno Solar, acontece nos dias 10 e 11 de agosto (sexta e sábado), no Centro Ecológico Samuel Johnson, em meio à Reserva Natural Serra das Almas, e é destinada a comunidades do entorno. As receitas prometem ser saborosas e agradáveis, afinal, o Forno Solar prepara refeições mais gostosas e nutritivas, pois tudo é feito no vapor dos próprios alimentos e liberta o usuário para outras tarefas, até mesmo sair de casa durante o preparo, já que não queima a comida.

O objetivo da Associação é provar a eficiência dos equipamentos que usam a luz solar como combustível, como alternativa ao uso do fogareiro. O forno solar é uma antiga tecnologia já utilizada no mundo inteiro. Trata-se de uma caixa térmica, com tampa de vidro e aba refletora que acumula energia solar permitindo que a luz entre sem deixar o calor sair, atingindo mais de 150°C, temperatura capaz de cozinhar, assar, grelhar e desidratar. No forno solar é possível preparar arroz, feijão, bolo, pão, frango, carne, peixe, frutas secas e tudo mais.

Além disso, o equipamento ajuda a reduzir elementos e riscos como: a lenha que provoca desmatamento, poluição, doenças respiratórias e do gás de cozinha com preços que não param de subir e também polui.

Confira a receita de tilápia com batata baroa que será preparada durante a feira: .Tilápia ao Forno Solar com batata baroa |Ingredientes:8 Postas pequenas de tilápia (ou qualquer peixe de pequeno porte) |500g de mandioquinha|alecrim fresco |suco de limão |pimenta do reino e sal a gosto.

Modo de preparo: Tempere o peixe a seu modo. Corte as batatas baroas em rodelas finas e coloque tudo dentro de panelas pequenas escuras e bem tampadas. Leve ao forno solar por no mínimo 2 horas e meia dependendo da insolação no dia. É preciso começar cedo para aproveitar as melhores horas de sol do dia.

O forno solar não queima a comida além de acentuar o sabor, o aroma e conservar melhor os nutrientes do alimento, resultando em um preparo mais gostoso e saudável sem consumir nenhum combustível.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira