Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/08/2012 - 11:30

Huge participa do Search Masters Brasil

Anna Raquel Serra, designer de interação da agência, palestrou no evento

Anna Raquel Serra, designer de interação da Huge Brasil, uma das maiores agências digitais do mundo, foi uma das palestrantes do Search Masters Brasil, o maior evento de search engine marketing do país, que aconteceu nos dias 09 e 10 de agosto, (quinta e sexta-feira), no Rio de Janeiro.

Anna falou sobre a importância de se fazer a pesquisa com usuários e sobre como isso pode enriquecer um projeto, com base na expertise da Huge, conhecida por ter como ponto forte os listening labs. “O mais importante das pesquisas é entendermos que nós não estamos projetando para nós mesmos, mas sim para um usuário que pode pensar de uma maneira bem diferente”, afirma a designer de interação, que também vai fornecer informações práticas aos participantes do evento para que possam aplicar algumas das técnicas usadas pela agência, que tem sede em Nova York e escritórios em Los Angeles, São Francisco, Portland, Londres e Rio de Janeiro. Na cartela de clientes Huge estão empresas como HBO, Pepsi, Royal Caribbean, Pizza Hut, Abril Midia e Oi.

A força das pesquisas -O evento foi uma boa oportunidade para os participantes conhecerem a rotina de uma das dez maiores agências do mundo e entender a influência do público final em todas as etapas de um trabalho. Anna vai explicar o quanto a Huge interage com usuários. São, geralmente, em dois momentos do projeto: durante os listening labs e durante os testes de usabilidade, sendo que ambos envolvem métodos diferentes de pesquisa. Os listening labs acontecem no início, para descobrir os hábitos e opiniões das pessoas e como elas se relacionam com o produto do cliente. A Huge usa uma combinação de entrevista aberta com dinâmicas desenhadas para entender o que o usuário pensa sobre o assunto. Essas informações são usadas para direcionar a estratégia, priorizar objetivos e orientar o design.

“Os participantes são recrutados dentro do público-alvo do projeto. Nós vamos até as casas das pessoas, temos a oportunidade de conhecer seus ambientes. Isso nos ajuda a montar uma imagem mais completa dos entrevistados. É uma fase bem intensa do projeto”, diz Anna.

Já os testes de usabilidade são realizados com participantes recrutados, em um ambiente controlado. O principal objetivo é validar as soluções de interface propostas na fase de design e os resultados dessa etapa são usados para refinar as entregas. Com os testes é possível corrigir uma série de problemas não previstos durante o design, mas que são facilmente percebidos quando um usuário interage com a interface. “O mais importante das pesquisas é entendermos que nós não estamos projetando para nós mesmos, mas sim para um usuário que pode pensar de uma maneira bem diferente”, finaliza a profissional.

Perfil - A Huge é responsável pela estratégia digital e implementação de projetos para algumas das maiores companhias e marcas do mundo. Fundada em 1999, em Nova York, a metodologia da agência combina os mais poderosos aspectos de pesquisa, design centrado no usuário, tecnologia e marketing para alcançar os objetivos de negócio dos seus clientes. Pensando em estratégias digitais com foco em user experience, a Huge transforma insights de pesquisa em estratégia de marketing e negócios.

É uma das agências interativas que mais cresce atualmente e chegou em solo nacional em 2011. São mais 500 funcionários em seus escritórios de Nova York, Los Angeles, São Francisco, Portland, Londres e Rio de Janeiro, que atendem a clientes como HBO, Target, Pepsi, Comcast, Ikea, Royal Caribbean, Pizza Hut e Under Armour. No Brasil, a equipe de diretores é formada por Felipe Memória, sócio; Eduardo Torres, diretor geral; Liang Zhang, diretor de design; e Laura Lessa, diretora de User Experience. São 40 funcionários que atendem a clientes como Abril Midia e Oi.

Para Felipe Memória, carioca sediado no escritório de NY, ter um escritório da Huge no Brasil era primordial. A Huge sempre teve funcionários brasileiros, reconhecidos pela criatividade acima da média. É muito animador podermos trazer o talento e a experiência da nossa agência para o Brasil e trabalhar com empresas locais e da América Latina”, diz, ressaltando que um dos principais diferenciais da empresa é a possibilidade de contar com um time de experts de vários lugares do mundo envolvidos num mesmo projeto. “Passamos a contar com uma base no Rio de Janeiro, mas somos um coletivo. Um projeto de Nova York pode envolver profissionais do Rio e de Londres, por exemplo. Queremos sempre ter as melhores pessoas, independente de onde elas estiverem. A Huge é uma só”.

A agência atende a clientes de diversas áreas, entre elas mídia e entretenimento, e-commerce, educação e terceiro setor. As soluções são desenvolvidas para todas as plataformas móveis e tablets (iPad, iPhone, Android e Blackberry), além de trabalhos em IPTV/Video On Demand, plataformas de games, aplicativos para desktop, quiosques e instalações digitais e plataformas de mídia social.

Os negócios online projetados e desenvolvidos pela Huge geram cerca de US$12.5 bilhões de receita ao ano e são visitados por mais de 375 milhões de pessoas ao mês.

Equipe Huge Rio.:Felipe Memória – sócio: além de sócio é responsável pela área de design de produto da Huge, Memória está na empresa desde 2007 e é responsável pela estratégia de User Experience de projetos digitais de alguns dos maiores clientes da agência, incluindo Pepsi, CNN e HBO. Antes de ingressar na Huge, o executivo trabalhou na Globo.com onde liderou a equipe de criação para todos os produtos esportivos, principalmente, do Globoesporte.com. Foi também professor do curso de pós-graduação em design na PUC-Rio e escreveu o livro "Design para a Internet: Projetando a Experiência Perfeita", publicado em 2005. Memória é mestre em Design e Usabilidade pela PUC-Rio.

Eduardo Torres – diretor geral: Eduardo Torres é Diretor Geral do escritório brasileiro da Huge. O executivo irá ajudar no planejamento e gerenciamento da expansão da agência no Brasil e em outros mercados da América Latina. Na Huge desde novembro de 2010, Torres é o responsável pela estratégia e desenvolvimento de negócios no Brasil. Antes da Huge, foi Diretor de Desenvolvimento de Negócios do Yahoo! e ainda responsável pelo start up e gestão de algumas agências digitais no Brasil. Também atuou como Gerente de Desenvolvimento de Software na Globo.com.

Liang Zhang - diretor de Design: Liang Zhang é o Diretor de Design da Huge no Brasil, responsável pela estratégia de execução do design nos projetos. Formado pela York University de Toronto, no Canadá, Liang trabalhou no escritório da HUGE no Brooklyn, New York, por seis anos e passou a integrar a equipe da HUGE Rio desde o início de 2012. Liang traz para o Brasil muita experiência do trabalho com clientes internacionais como: CNN, Pepsi, Target, Nintendo, JetBlue, AOL, UnderArmour, e Vodafone.

Laura Lessa – diretora de User Experience: Laura Lessa é diretora de User Experience da Huge no Brasil e responde pela pesquisa e estratégia de UX. Formada em 1999 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pela Middlesex University, no Reino Unido, Laura tem mais de 10 anos de experiência em design da arquitetura da informação para criação de websites e aplicações móveis. Já trabalhou no Reino Unido e Índia e participou de projetos para AOL, Coca-Cola e Petrobras.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira