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14/08/2012 - 11:51

Raia Drogasil: ganho de margem bruta é destaque, aponta BB Investimentos

Vendas desaceleram -Apesar do crescimento de 18,8% da ROB, observamos uma desaceleração no 2T12 quando comparada à evolução das vendas nos últimos trimestres. Ainda assim, a Raia Drogasil conseguiu ampliar sua participação de mercado no âmbito nacional até junho/12, demonstrando um importante ganho em São Paulo, seu principal mercado de atuação e o mercado mais competitivo no país.

A expansão da rede é mais agressiva -De acordo com os analistas do BB Investimentos no segundo trimestre de 2012, a companhia abriu 26 lojas (15 Raia e 11 Drogasil), e fechou 4, dando início ao encerramento seletivo de lojas redundantes, garantindo assim a captura de sinergias da associação ao transferir as vendas de uma loja com baixo desempenho para outra em sua proximidade.

Margem bruta continua crescendo-Em 2012 o ganho de margem no segundo trimestre não veio, habitualmente, por conta do reajuste de preços, já que neste ano ele ficou, em média, abaixo da inflação. O que alavancou a margem bruta foram ganhos de sinergia com a renegociação de condições comerciais junto a fornecedores e à apropriação de verbas comerciais relativas ao 1T12 que haviam sido represadas exatamente por conta do processo de renegociação. Além disso, por mais um trimestre consecutivo, o aumento da participação dos genéricos – que passou de 10,6% no 2T11 para 11,5% no 2T12 – também favoreceu.

SG&A cresce como participação da receita -As despesas com vendas, mais uma vez, cresceram como percentual da receita quando comparadas ao mesmo período de 2011. O impacto veio do reforço no quadro de funcionários da Droga Raia, por pressões inflacionárias – principalmente relacionadas ao reajuste de salários –, pela abertura de dois CD´s (o de Goiás no 3T11 e outro no Rio de Janeiro no 1T12) e pela aceleração na abertura de novas lojas.

Ganho de margem bruta garante evolução do Ebtda – O Ebtda e sua margem cresceram apesar da pressão das despesas devido à robusta evolução na margem bruta. Inclusive, é importante destacar que a abertura mais agressiva de lojas observada neste trimestre teve um impacto negativo no Ebtda, visto que as lojas novas já incorrem de 100% das despesas operacionais, mas ainda não atingiram seu potencial de vendas e rentabilidade. O bottom line foi impactado por maiores despesas financeiras devido à aplicação de recursos na expansão da rede e no financiamento de capital de giro.

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