Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/08/2012 - 12:14

Secretaria de Desenvolvimento Econômico promove seminário sobre etanol

Evento, que acontece no dia 29 de agosto, integra o Programa Rio Capital da Energia.

Rio - O atual cenário do etanol no Brasil e no mundo será o tema de seminário promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, dentro do Programa Rio Capital da Energia, com apoio das empresas Raízen e Usina Canabrava. O evento acontecerá no próximo dia 29 de agosto no auditório da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro, e contará com a presença dos principais nomes do setor sucroalcooleiro do país.

O evento tem o objetivo de debater as principais questões que envolvem o setor de etanol abrangendo desde sua competitividade junto aos demais combustíveis, sua posição como commodity internacional, e a inovação tecnológica necessária para aumentar a sua produtividade, além da necessidade de logística e financiamento.

O seminário integra a série de debates proposta pelo Programa Rio Capital da Energia, lançado em 2011, pelo governador Sérgio Cabral. O Programa pretende fazer do Rio de Janeiro uma referência internacional na área de energia, sob os aspectos de inovação tecnológica, eficiência energética e economia verde.

Na última reunião do Comitê Estratégico do Programa Rio Capital da Energia, que reuniu em junho o governador Sérgio Cabral, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e os principais executivos ligados ao setor de energia com sede no Rio de Janeiro, foram apresentados os 35 primeiros projetos incluídos.

A energia eólica e a energia solar já foram temas de seminários promovidos pela Secretaria e resultaram em medidas práticas de incentivos a cada um dos setores, como a Carta dos Ventos e a Carta do Sol, documentos que foram encaminhados ao Governo Federal com contribuições feitas a partir do debate promovido em torno do tema.

“Mesmo não tendo expressividade hoje na produção nacional de etanol, com apenas 0,5% da produção nacional e cerca de 6% do consumo total, o Estado do Rio de Janeiro quer trazer à tona as discussões sobre o futuro do etanol no país e no mundo. Debater a energia do século XXI é um dos focos do Programa Rio Capital da Energia”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno.

.Programa completo do evento, dia 29 de agosto (quarta-feira), das 9h às 16h15, no auditório da Procuradoria Geral do Estado, Rua do Carmo 27 – 14º andar – Centro do Rio.

Das 9h - 9h30 – Abertura | 9h30 - 10h40 – Competitividade: O Etanol frente aos outros Combustíveis -Marco Antônio Martins Almeida – secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis (MME) |. Alísio Vaz – presidente do Sindicom (Sindicato Nacional das Distribuidoras de Combustíveis) |. Luis Roberto Pogetti – presidente do conselho da Copersucar |. Alberto Mofati – secretário de Agricultura do Rio de Janeiro.

10h40 - 11h – Intervalo para café |. 11h - 12h – Etanol como Commodity Internacional -Vasco Dias – presidente da Raízen |.Adriano Dalbem – diretor da BP Biofuels Brasil |.Plinio Nastari – consultor presidente do Instituto Datagro |.Ricardo Castelo Branco – diretor da Petrobras Biocombustíveis |. 12h - 14h – Intervalo para almoço |.14h - 15h – Necessidade de Inovação Tecnológica na produção da cana e do etanol-José Geraldo da Cruz Pradella – engenheiro da Unicamp |.Marcos Landell – diretor do Centro de Pesquisa de Cana do Estado de SP-Ludovico Giannattasio – presidente da Usina Canabrava

15h - 15h15 – Intervalo para o Café |.15h15 - 16h15 – Logística e Finaciamento do etanol |.Alan Kardec – diretor da ANP -Alberto Guimarães – CEO da Logun Logística |.Carlos Eduardo Cavalcanti – chefe do Departamento de Biocombustíveis do BNDES. 16h15 – Encerramento.

.[Inscrição: pelo site www.riocapitaldaenergia.rj.gov.br ou enviar e-mail com nome e telefone para [email protected]].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira