Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/08/2012 - 12:32

A atuação do profissional contábil enquanto agente disseminador de ações sustentáveis


Os temas sustentabilidade e responsabilidade social têm adquirido cada vez mais importância no mundo globalizado. As boas ações sociais agregam valor às instituições que se preocupam com alternativas que minimizem o impacto ambiental de suas atividades na natureza, e ao mesmo tempo, que promovam a cidadania e garantam qualidade de vida a esta e às gerações futuras. A classe contábil brasileira, que abrange quase 500 mil profissionais e mais de 79 mil organizações contábeis atuantes no território nacional, tem dado sua contribuição ao desenvolvimento do País, disseminando conhecimentos e incentivando práticas corretas de sustentabilidade, por meio de suas atividades profissionais junto às empresas e instituições públicas e privadas.

Consciente do quanto é valiosa a interferência e os conhecimentos do profissional da Contabilidade para a formação de uma sociedade sustentável, o Conselho Federal de Contabilidade - CFC está capacitando e orientando os profissionais da área para incentivarem as empresas a praticarem ações voltadas à preservação do meio ambiente, ao mensurar e registrar os resultados positivos advindos de ações sociais.

Dentre as muitas iniciativas adotadas pelo CFC com essa finalidade, mencionamos o Programa de Voluntariado da Classe Contábil - PVCC, que tem como propósito envolver e capacitar os profissionais do segmento em ações de voluntariado, como Gestão Eficiente da Merenda Escolar, Assistência a Organizações da Sociedade Civil -OSCs, Mobilização Social para doações ao Funcriança, Rede Nacional de Cidadania Fiscal e outras. Atualmente, centenas de profissionais atuam como voluntários em todo o País, em áreas estratégicas como administração pública, alimentação, educação, terceiro setor, dentre outras, demonstrando sua importância para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Outra importante ação do CFC com esse foco é o Programa Direção do Orçamento na Aplicação de Recursos -DOAR, que objetiva fornecer informações relativas à correta prestação de contas das entidades do terceiro setor, visto que estas instituições somente podem obter recursos oficiais se tiverem a sua Contabilidade devidamente organizada. Paralelamente à assistência contábil às ONGs, o Programa DOAR tem uma importante vertente dirigida à sociedade, principalmente neste momento socioeconômico do País, em que as populações mais carentes estão ascendendo a uma posição social mais elevada, com mais de 105 milhões de brasileiros na classe média. Para esse público, o programa presta informações sobre a maneira mais adequada de se fazer um planejamento financeiro.

O Conselho Federal de Contabilidade defende ainda a inclusão de disciplinas ligadas à responsabilidade social e ambiental nas matrizes curriculares dos cursos de Ciências Contábeis, para despertar o interesse do profissional sobre o tema, durante sua formação acadêmica. Além de promover e apoiar a realização de cursos, seminários e sobre o tema em todo País.

Como forma de registrar as ações voltadas à sustentabilidade, o CFC apresentou em 2010 o seu Balanço Socioambiental, também disponível nas versões em inglês e espanhol, a fim de que profissionais da Contabilidade de todo o Pais e do exterior conheçam a metodologia adotada pelo Sistema CFC/CRCs. Atualmente, 15 Conselhos Regionais de Contabilidade apresentam o Relatório socioambiental. A meta do Conselho Federal de Contabilidade é fornecer orientações para capacitar todo o sistema CFC/CRCs.

O compromisso da classe contábil com a disseminação de conhecimentos sobre ações sustentáveis inclui ainda a discussão do tema no 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade(CBC) , cujo lema é “Contabilidade para o Desenvolvimento Sustentável” . O maior encontro de profissionais e estudantes do segmento, que acontecerá nos dias 26 a 29 de agosto de 2012, em Belém – PA, reunirá mais de 6 mil profissionais para discutir esse e outros importantes temas de interesse das empresas e da sociedade.

As iniciativas citadas demonstram o interesse do CFC em buscar a incorporação definitiva da sustentabilidade, tanto nos órgãos que compõem o sistema CFC/CRC, quanto nos profissionais da Contabilidade, em sua atuação diária nos seus escritórios, organizações e entre seus clientes. O balanço socioambiental é um demonstrativo único para a classe contábil no Brasil, servindo como um valioso instrumento para a tomada de decisões pelos gestores. E o profissional da Contabilidade, que tão bem desempenha o seu papel na geração de informações contábeis precisas, é um agente que certamente tem muito a contribuir para incentivar a prática e registrar as ações de melhoria para o nosso planeta.

.Por: Juarez Domingues Carneiro, presidente do Conselho Federal de Contabilidade – CFC.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira