Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/08/2012 - 12:36

Rodeio Itu inova com o uso obrigatório do capacete nas montarias

Evento será realizado nos dias 6, 7, 8, 14 e 15 de setembro, na Arena Maeda.

O Rodeio Itu, que será realizado nos dias 6, 7, 8, 14 e 15 de setembro, na Arena Maeda, já tem a tradição de inovar a cada ano com o projeto Rodeio do Bem. A novidade para 2012 será a obrigatoriedade do uso de capacete durante as montarias.

Esta será a primeira vez na história mundial dos rodeios que um evento terá o uso obrigatório deste equipamento de proteção individual pelos competidores, bem como o colete protetor.

Segundo o ortopedista e especialista em medicina esportiva, Luiz Fernando Teochi, o uso do capacete não diminui o número de lesões, mas a gravidade delas. “A medicina esportiva busca soluções para atenuar os traumas causados pelas lesões causadas pelo impacto das montarias e uma das alternativas encontradas é o uso de equipamentos de segurança como coletes e capacetes, como já ocorre no futebol americano, por exemplo”.

Com touros pesando 700 kg em média, a pancada de um coice ou uma cabeçada, é comparável ao ser atingido por um objeto com peso de 20 vezes superior ao do animal.

“O rodeio hoje é um grande negócio e os peões já estão percebendo que é importante zelar por sua vida e evitar lesões ou acidentes, pois neste mundo milionário que o rodeio se tornou, quem está parado tem prejuízo”, pondera Teochi.

A nova geração de competidores como João Paulo Sales, campeão de Barretos e Silvano Alves, campeão mundial do PBR, sempre fazem uso do capacete como equipamento de proteção durante as montarias.

Tratamento VIP -O Rodeio Itu tem um rígido controle que visa o bem-estar de touros e cavalos que participam das provas e montarias. Os animais são transportados em veículos especializados, ficam alojados em uma fazenda durante todos os dias do evento. Neste local, recebem alimentação balanceada e ficam protegidos de som ou qualquer outro agente gerador de estresse.

Quando são levados para a arena, permanecem no máximo quatro horas no local e posteriormente retornam para o pasto. Os touros participam das montarias em dias alternados. Ou seja, após 8 segundos de prova, têm sempre mais de 45 horas de descanso.

O Rodeio Itu não permite uso de equipamentos pontiagudos e de choque nas montarias. Durante todo o evento os animais são supervisionados por um veterinário e todas as ações estão previstas em um TAC (termo de ajustamento de conduta) assinado com a Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Itu.

O projeto Rodeio do Bem continua sendo uma marca do Rodeio Itu, que promove ações ambientais e de responsabilidade social como neutralização de carbono, regras rigorosíssimas de proteção aos animais e apoio a entidades sociais.

O Rodeio Itu proibiu a entrada de menores de 10 anos no evento. Crianças de 10 a 15 anos podem entrar se estiverem acompanhadas dos pais ou responsáveis. A entrada é livre para maiores de 16 anos.

Presente no evento desde a primeira edição em 2007, a Schincariol leva novamente a marca Nova Schin como cerveja oficial e promoverá diversas ações de relacionamento com o público presente. [www.rodeioitu.com.br |www.facebook.com/rodeioitu| www.twitter.com/rodeioitu |www.ingressorapido.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira